Mais uma estudante da UNICEP é aprovada no Mestrado

Agora foi a vez de Milena Cristina Ouro, estudante do curso de Ciências Biológicas da UNICEP, que concluiu a graduação agora em junho e já foi aprovada no Mestrado na UNESP Bauru.

A egressa contou que em agosto de 2022 ingressou em uma empresa ambiental para atuar na área de ecotoxicologia: “Eu me apaixonei muito pela área e decidi fazer o mestrado justamente para me especializar nessa área e ampliar meus conhecimentos”.

A pesquisa consiste em avaliar os efeitos tóxicos do metal zinco com o aumento da temperatura, e também, do lodo de Estação de Tratamento de Água (lodo de ETA) em invertebrados terrestres: “Sendo que esses efeitos serão avaliados com ensaios crônicos de ecotoxicidade”.

Milena acredita que o projeto é de extrema relevância, “pois a população vem crescendo mais a cada dia e a poluição aumenta na mesma proporção e entre os poluentes mais liberados no ecossistema temos os metais, que são altamente tóxicos e não biodegradáveis. Devido a isso, testar a toxicidade do metal zinco pode auxiliar na solução de descarte e tratamento de resíduos que contém metais. Outra justificativa importante são os ensaios ecotoxicológicos com o lodo tratado de estação de tratamento de água. Esse resíduo é produzido no processo de tratamento da água e visto que ele pode ser disposto no solo para ser utilizado em compostagem se faz necessário testar a toxicidade desse composto e verificar se ele não afeta os organismos presentes no solo, bem como averiguar se o tratamento do material está sendo eficaz.”.

A ideia de Milena é ingressar no doutorado, após o mestrado, para se especializar ainda mais na área, e assim, seguir na área de pesquisa acadêmica.

“A UNICEP me abriu várias portas, fez com que ampliasse minha visão sobre a biologia, além disso, me preparou com todas as competências e habilidades para ingressar no mercado de trabalho e também no mestrado”, finalizou a bióloga.

Texto: Ana Lívia Schiavone