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Pessoa avaliando gráficos em um computador

NÚCLEO DE AVALIAÇÃO CONTINUADA
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

O Núcleo de Avaliação Continuada (NAC) é um departamento que realiza pesquisas internas e externas da Instituição e a Comissão Própria de Avaliação (CPA) tem, em sua composição, a representação de todos os segmentos da comunidade acadêmica, e também, da sociedade civil organizada. 

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INSTITUCIONAL CPA/NAC

 

HISTÓRICO DA CULTURA AVALIATIVA DA UNICEP

O processo de avaliação institucional na UNICEP vem sendo desenvolvido de forma sistematizada desde 1995. Em 22 de maio de 1998, os membros da Congregação do Centro de Ensino Superior de São Carlos (CESUSC) aprovaram, por unanimidade, a criação do Programa de Avaliação Continuada (PAC-ASSER), elaborado nos moldes do Documento Básico do Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB).


O PAC-ASSER se constituiu em um processo contínuo de aperfeiçoamento do desempenho acadêmico, gerando ferramentas para a gestão acadêmica e administrativa, além de compartilhar informações para toda a comunidade acadêmica, sendo estratégia permanente para expressão de opiniões, anseios, críticas e sugestões.


Para tanto, o Programa previu o acompanhamento sistemático e minucioso das ações, a fim de verificar se as funções e prioridades determinadas coletivamente estariam sendo implementadas, atendidas e mantidas, no sentido de agregar melhorias, consolidando-se o contraponto, que caracteriza a cultura avaliativa, entre o pretendido, planejado e o realizado.


A partir de março de 2004, o processo de autoavaliação da UNICEP passou a seguir as recomendações da Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004 que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) com o objetivo de assegurar o processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes, definindo no Art. 11, em que “cada instituição de ensino superior deve constituir Comissão Própria de Avaliação”.


Vale destacar que até outubro de 2004, a autoavaliação centrou-se na avaliação dos aspectos acadêmicos de cada um dos cursos e nos aspectos infra estruturais da Instituição. Em ambos os casos, a avaliação foi realizada pelos segmentos docente e discente. A partir da Lei nº 10.861/2004, a UNICEP ampliou sua autoavaliação, constituindo a Comissão Própria de Autoavaliação (CPA).


A CPA passou a integrar o processo de avaliação interna e externa da UNICEP, validando Relatórios de auto avaliação institucional, de cursos e áreas, a fim de subsidiar os processos avaliativos, seguindo as orientações do SINAES, bem como os instrumentos de avaliação institucional e de cursos estabelecidos pelo MEC, incluindo o Relato Institucional, nos termos da Portaria 92 de 31 de janeiro de 2014 como uma inovação nos processos de credenciamento e recredenciamento institucional.


A UNICEP, orientando-se pela legislação em questão, instituiu sua CPA, a partir da Portaria N° 001/2004 com o objetivo de promover a avaliação institucional atendendo às dez dimensões estabelecidas pela Lei n° 10.861/2004, que determinaram, simultaneamente, a unidade do processo avaliativo. Posteriormente, estas dimensões foram incorporadas aos cinco eixos avaliativos definidos pelo SINAES:


·      Planejamento e Avaliação institucional.

·      Desenvolvimento Institucional.

·      Políticas Acadêmicas

·      Políticas de Gestão,

·      Infraestrutura Física.


O SINAES avalia os seguintes aspectos: ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, desempenho dos alunos, gestão da instituição, corpo docente e instalações. A avaliação institucional tornou-se um instrumento para fundamentar ações efetivas da gestão, pautada em princípios como: participação coletiva, democracia e comprometimento institucional.


Ao longo do tempo, estabeleceu-se uma proximidade entre os coordenadores e gestores institucionais com a CPA, no intuito de que, as coordenações e gerências administrativas promovessem a interlocução entre as necessidades/demandas de avaliação Institucional, bem como de acompanhamento das ações decorrentes dos processos avaliativos internos e externos, sobretudo, na condução de planos de melhorias.


Neste sentido, a CPA observa a legislação pertinente, como a Nota Técnica INEP/DAES/CONAES nº 65 de 09 de outubro de 2014 que destaca a relevância do processo de autoavaliação. (2014, p.1). A nota técnica 65 destaca também que


[...] a autoavaliação, em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Instituição de Ensino Superior (IES), deve ser vista como um processo de autoconhecimento conduzido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), mas que envolve todos os atores que atuam na instituição, a fim de analisar as atividades acadêmicas desenvolvidas. É um processo de indução de qualidade da instituição, que deve aproveitar os resultados das avaliações externas e as informações coletadas e organizadas a partir do PDI, transformando-os em conhecimento e possibilitando sua apropriação pelos atores envolvidos. Afinal, as ações de melhoria a serem implementadas pela instituição dependem de sua própria compreensão, de seu autoconhecimento (2014, p. 2).

Desta forma, os Relatórios Anuais de Autoavaliação da UNICEP contemplam os dados da instituição, a composição da CPA e o planejamento estratégico de autoavaliação. A metodologia descreve os instrumentos utilizados para coletar os dados, os segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil consultados e as técnicas utilizadas para análise dos dados. No desenvolvimento são apresentados os dados e as informações pertinentes a cada eixo/dimensão, de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e a identidade das instituições.


O Relato Institucional ampliou e fortaleceu a relação entre os processos avaliativos e os processos de gestão, bem como o autoconhecimento da UNICEP e o consequente aprimoramento das atividades de ensino, iniciação científica/pesquisa, extensão e gestão. A Figura a seguir ilustra a organização dos cinco Eixos e as respectivas Dimensões que integram a Autoavaliação Institucional da UNICEP.




COMPOSIÇÃO DA CPA – 2025-2026

 

A Comissão Própria de Avaliação - CPA da UNICEP está configurada da seguinte forma:



O QUE É CPA

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) tem, em sua composição, a representação de todos os segmentos da comunidade acadêmica, e também, da sociedade civil organizada. A CPA é composta por um coordenador, escolhido pela Direção UNICEP, um representante docente, um representante discente, um representante do setor administrativo, e um representante da sociedade civil organizada. Seu objetivo é o de promover a avaliação institucional atendendo às dimensões estabelecidas pela Lei Nº 10.861/2004, que determinam, simultaneamente, a unidade do processo avaliativo em âmbito nacional e as especificidades de cada instituição.


RESULTADOS DE PESQUISAS


Relato Institucional (2025)



Relato Institucional (2024)


Relato Institucional (2023)

Relatórios Anuais de Autoavaliação Institucional:

2021


2022


2023


Relatórios de Autoavaliação de Cursos:

Administração (2023)


Administração - Porto Ferreira (2023)


Agronomia (2023)


Arquitetura e Urbanismo (2023)


Arquitetura e Urbanismo - Rio Claro (2023)


Biomedicina (2023)


Ciências Biológicas (2023)


Ciências Contábeis (2023)


Comunicação Social (2023)


Engenharia Civil (2022)


Farmácia (2022)


Gestão de Produção Industrial - Rio Claro (2022)


Manutenção de Aeronaves (2023)


Odontologia (2022)


Pedagogia (2024)


Relatório de Acompanhamento de Egressos


Relatório de Acompanhamento dos Docentes


Relatório de Acompanhamento dos Discentes




VISITAS EM SALA

A equipe do NAC, em conjunto com a CPA, realiza uma série de visitas presenciais às salas de aula, laboratórios e clínicas da instituição durante o período letivo. Essas visitas têm como enfoque: Conscientizar os alunos sobre a existência do NAC/CPA e suas funções; Enfatizar a importância de responder os questionários de avaliação interna com sinceridade e atenção, pois isso é um fator importante para a melhoria da IES; E informar sobre eventos que o NAC/CPA organiza, como o Café com a CPA, por exemplo.

Durante as visitas é realizado o registro do ocorrido, através de uma série de fotos, para criação de um portfólio público e prestação de contas.

Acesse o nosso portfólio de visitas.


CAFÉ COM A CPA

Café com a CPA é um evento realizado pelo NAC e a CPA, onde ocorre uma série de reuniões e palestras com os docentes, discentes e membros do corpo técnico-administrativo tendo como foco os métodos e ferramentas de avaliação interna e externa da instituição. Este evento, tem como objetivo: Gerar um debate informal com os envolvidos, para que eles apresentem suas dúvidas, críticas e demandas com maior liberdade; Apontar os pontos para a melhora da instituição que normalmente são difíceis de perceber na coleta de dados tradicionais; E estreitar a comunicação entre a gestão e os membros envolvidos.

O evento é divulgado via e-mail e Whatsapp, mas devido a alta quantidade de discentes, somente os representantes de cada turma são notificados e orientados a participarem. Este evento parou de ser realizado durante o período pandêmico, devido às medidas de segurança, e foi retomado em 2023.


FEEDBACK UNICEP

Todos os dados coletados e análises realizadas pelo NAC em conjunto com a CPA, tem como objetivo apresentar o estado atual da instituição apontando seus pontos fortes e fracos, como também facilitar a tomada de ação por parte da gestão para ampliação e sua melhoria. Essas melhorias e aplicações realizadas a partir de apontamentos identificados pela CPA são notificadas visualmente através de um selo no ambiente que foi alterado.







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