top of page

Construindo um Ambiente de Trabalho Saudável: Estratégias para uma Gestão de RH Eficaz


Construindo um Ambiente de Trabalho Saudável: Estratégias para uma Gestão de RH Eficaz
Construindo um Ambiente de Trabalho Saudável: Estratégias para uma Gestão de RH Eficaz

Introdução

O momento corporativo atual exige uma gestão de RH eficaz. Durante muito tempo, existe o estigma de que esta área da empresa se resumia a problemas burocráticos, tediosos e complexos.


No entanto, com o advento do conhecimento e das novas tecnologias, a gestão de RH assumiu novos papéis. Hoje, para que uma empresa tenha sucesso em sua área, necessariamente precisa ter uma gestão de RH eficaz.


Existem diferentes objetivos intrínsecos ao setor de RH de uma organização. Desenvolver e reter talentos, alinhar os objetivos de novos colaboradores à cultura organizacional, assim como valorizar a diversidade.


Mas, como este processo é metrificado? As novas tecnologias orientam todos os passos de uma gestão de RH eficaz, por meio de dados oferecidos por ferramentas de analytics, como o sistema People Analytics.


É crucial que as empresas utilizem-de métricas e dados reais para analisar a curva de produtividade e aprendizado dos colaboradores. Além disso, favorece o desenvolvimento de índices de desempenho e um acompanhamento mais individual.


Outro ponto que chama a atenção para a gestão de RH eficiente é o sistema de feedbacks. A comunicação é vital para que uma organização opere de forma saudável, e a conversa construtiva entre colaboradores e gestores favorece este processo.


O feedback, não necessariamente, precisa ser positivo. Mas, quando os colaboradores possuem melhores orientações e caminhos a seguir, tornam-se mais confiantes em seus processos, aumentando a confiança em seus trabalhos.


Estas tendências apontam para a importância do capital intelectual. Enquanto, antigamente, as pessoas eram consideradas como peças menos importantes, hoje representam o presente e o futuro das organizações.


Este artigo se debruça, portanto, sobre as diferentes frentes que a gestão de RH se mostra presente dentro das corporações. Revelamos a importância da gestão de RH para a construção de um ambiente rico e saudável.


Também apresentamos as principais responsabilidades que os gestores de RH devem arcar, considerando as novas perspectivas e tendências, alinhadas às novas tecnologias, e seu impacto sobre o dia a dia corporativo.


Por fim, realçamos e revelamos como a gestão de RH poderá atuar para elevar os níveis de produtividade dos colaboradores, a fim de manter os colaboradores motivados e engajados com o propósito das empresas.


Importância da gestão de RH

A gestão do RH representa uma das principais etapas para a contratação de pessoal eficiente e validado dentro do cenário corporativo. Sua importância se dá principalmente pela necessidade de se reduzir custos de demissão e capacidade de incorporação na cultura organizacional.


Uma das maiores preocupações das empresas, na atualidade, é a redução de gastos desnecessários. Durante muito tempo, a área de RH (antigo departamento pessoal) não era valorizada, o que trazia muitos problemas às empresas.


Com a vinda do RH 4.0 (termo usado por especialistas hoje), em função das novas tecnologias, observou-se uma maior preocupação com este processo. Como consequência, os processos de admissão e recrutamento tornaram-se muito mais criteriosos.


Outro ponto importante que reflete a importância da gestão de RH é a coerência com a cultura organizacional. Cada empresa possui seus valores, identidades, modos de pensar e de trabalhar. É importante que o novo funcionário pense de forma alinhada, a fim de evitar futuros problemas no dia a dia.


Nota-se, portanto, a existência de alguns benefícios que podem ser observados por meio de uma gestão de RH assertiva. Vamos elencar alguns dos principais abaixo:

  • Seleção mais Eficiente: a seleção de funcionários é uma das etapas-chave para uma gestão de RH eficaz. É claro que existe a parte burocrática (análise de currículos, testes, entrevistas), mas o alinhamento do perfil do funcionário com a empresa é uma das etapas mais importantes.

  • Colaboradores mais Motivados: Diferentemente do passado em que os funcionários eram meras peças do xadrez empresarial, hoje o capital intelectual é considerado a parte mais importante. Portanto, manter os funcionários engajados e motivados, mediante práticas que fomentem o bem-estar, é crucial.

  • Benefícios Flexíveis: Investir na saúde mental dos colaboradores é mandatório para que se crie empresas de sucesso. Hoje, a maioria das organizações conta com benefícios flexíveis que estimulam a maior produtividade dos funcionários, como: clubes e atividades recreativas, auxílio pet, auxílio-educação, mentorias.

  • Retenção e Desenvolvimento de Talentos: Embora esta etapa seja já conhecida, reconhecer e manter um talento não é fácil. Não somente envolve a parte de recrutamento de qualidade, mas manter estas pessoas motivadas, engajadas e investidas, é crucial para poderem explorar o máximo potencial de suas habilidades.

  • Investir na Diversidade das Empresas. A diversidade representa uma das principais características e foco das empresas hoje. Reconhecer que as pessoas apresentam bagagens e condições socioculturais diferentes é imperativo para que os colaboradores se sintam acolhidos e em um ambiente que inspira inovação e criatividade.

Principais responsabilidades de um gestor de RH

Para haver uma gestão de RH eficaz, algumas responsabilidades são requisitadas de um gestor de RH. Inicialmente, é preciso que o profissional conheça a demografia, perfil e diversidade dos colaboradores.


Atualmente, preza-se cada vez mais por uma unidade centralizada de colaboradores, os quais serão o foco do sucesso empresarial. Para isso, é preciso que suas necessidades e individualidades sejam consideradas pelo gestor.


As responsabilidades, no entanto, vem sendo modificadas, em função de um cenário que se tornou mais tecnológico e menos burocrático. A função dos gestores, portanto, acompanha estas mudanças, exigindo a incorporação de novas habilidades corporativas.


Em linhas gerais, as responsabilidades de um gestor eficaz nas empresas deve considerar:

  • Olhar para o Futuro. Gestores eficientes devem alinhar as responsabilidades do presente e do futuro próximo. A realização de tarefas do dia a dia, também implica no entendimento de quais serão as consequências e necessidades para que metas próximas sejam batidas.

  • Entendimento da Cultura da Empresa. A cultura organizacional é o “carro-chefe” de qualquer empresa. Saber reconhecer, incorporar e transmitir os principais valores aos liderados é essencial para que o cultivo de relações saudáveis seja implementado.

A criação de um ambiente saudável, portanto, representa uma das principais prioridades de uma gestão eficiente. Alinhar as necessidades com as demandas das empresas proporciona reflexos positivos para os liderados, possibilitando a geração de maior produtividade.


Como uma gestão de RH eficaz pode melhorar a produtividade

Hoje, muito se fala sobre produtividade, principalmente considerando a importância das novas tecnologias para o desenvolvimento de uma gestão de RH eficaz no quadro corporativo.


As tecnologias estão intrinsecamente conectadas a uma gestão de RH eficaz, já que conduzem e alimentam o potencial dos colaboradores, auxiliando os próprios gestores a compreenderem e efetivarem suas responsabilidades.


Separamos algumas das principais formas de se promover uma gestão de RH eficaz, com o intuito de aumentar a produtividade.

  • Manter a Cultura Organizacional Alinhada. De nada adianta a contratação de colaboradores de excelência, mas que estejam desalinhados com o propósito da empresa. A fim de evitar ruídos de comunicação e possíveis conflitos, a cultura organizacional deve ser sempre priorizada.

  • Implementação de um Plano Estratégico. Sem dúvidas, o plano estratégico é fundamental para a gestão de RH eficaz. O desenvolvimento de um plano de ação que envolva todas as etapas, processos e metas, permite a otimização e capacidade da empresa, tornando-a mais competitiva e produtiva.

  • Cultura de Feedbacks. Como já descrevemos anteriormente, o capital humano é um dos maiores ativos das organizações. Implementar um sistema de gestão que favoreça a troca saudável entre colaboradores e gestores, permite o reconhecimento de falhas e acertos, que convergem para a produtividade contínua.

  • Avaliações de Desempenho. Esta estratégia conversa com o que foi apresentado na questão dos feedbacks. As avaliações de desempenho aproximam a comunicação entre gestores e colaboradores, assim como estimulam e motivam os liderados a explorarem o máximo potencial de suas habilidades.

  • Decisões baseadas em Dados. A tecnologia já faz parte da cultura e das estratégias de todas as empresas. Basear-se em dados e métricas evita desgaste emocional dentro das organizações e possibilita soluções e decisões mais assertivas.

  • Definir Métricas de Desempenho. A parte de analytics nas empresas é cada vez mais forte, considerando o cenário em que os colaboradores são analisados por dados e métricas em relação às suas ações corporativas. A gestão de RH eficaz, portanto, deve utilizar estes dados para monitorar o desempenho e considerar a avaliação da produtividade.

Observamos que existem diferentes meios de se promover uma gestão de RH eficaz no meio corporativo. O acompanhamento individual é um dos processos mais relevantes, ao criar vínculos com as habilidades e potenciais dos profissionais.


Além disso, a utilização de métricas e dados favorece um ecossistema corporativo mais saudável e fidedigno. As tecnologias são grandes aliadas para avaliações de desempenho e níveis de produtividade.


Outro ponto diz respeito à criação de um plano estratégico. É preciso que as empresas tracem metas e objetivos claros para que os colaboradores possam se orientar, assim como se motivar.


Conclusão

Verificou-se, portanto, que a promoção de uma gestão de RH eficaz é plausível e possível, permitindo a construção de um ambiente de trabalho saudável e produtivo.


Existem diferentes abordagens e técnicas que devem ser consideradas para que esta gestão funcione, o que exige um nível de profundidade maior por parte dos gestores. O conhecimento das habilidades e do potencial dos liderados é essencial.


Notou-se que a gestão de RH apresenta elevada importância e destaque para a promoção de uma empresa de sucesso. Esta parte das organizações é capaz de elevar os níveis de produtividade, eficiência e capacidade de bater metas.


A promoção de benefícios flexíveis, assim como um olhar para o futuro, são técnicas que devem estar presentes na gestão de RH. Gestores que identificam a importância destes movimentos, mantém um ambiente otimizado e saudável para o trabalho corporativo.


Existem também diferentes responsabilidades a se cumprir. O gestor eficaz é aquele que não somente olha para o trabalho em si, mas também reconhece a individualidade e as competências de cada colaborador.


Esta parte é muito importante dentro da gestão, já que reconhece a diversidade organizacional. No cenário de hoje, valorizar os colaboradores por meio do reconhecimento de diferentes bagagens, e contribui com a tendência global de interculturalidade.


Falamos também sobre as principais formas de se gerar um ambiente de produtividade. As tecnologias são aliadas neste processo, já que oferecem métricas e dados que contribuem para uma produtividade mais assertiva.


Outro ponto essencial para garantir maior produtividade dos colaboradores é investir na cultura de feedbacks. Naturalmente, os colaboradores poderão se sentir desmotivados ao longo do caminho, e promover uma cultura de desempenho é capaz de reverter este cenário.


Colaboradores que reconhecem seus esforços e compreendem seu papel dentro das organizações, tendem a apresentar melhores desempenhos. É muito importante que haja esta troca com a gestão.


Espera-se que este artigo tenha sido útil no entendimento de uma gestão de RH eficaz. Empresas que investem neste setor, apresentam um resultado exponencial em todas as áreas. Até breve!



Komentarze


bottom of page