top of page

Comer Bem, Viver Melhor: O Papel Vital da Nutrição na Saúde e Bem-estar


Comer Bem, Viver Melhor: O Papel Vital da Nutrição na Saúde e Bem-estar
Comer Bem, Viver Melhor: O Papel Vital da Nutrição na Saúde e Bem-estar

Introdução

“A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás; mas só pode ser vivida olhando-se para a frente”. Soren A. Kierkegaar”


Muitas interpretações podem ser retiradas da frase acima, revelando não somente o potencial artístico, mas subjetivo. Para este artigo, revelamos como a vida é feita de escolhas, e neste caso, nutricionais.


A máxima “Você é o que você come” nunca esteve tão certa. O avanço das tecnologias e do conhecimento na área da Nutrição revelam o quão certo estamos sobre a importância dos alimentos para nosso bem-estar físico, mental e emocional.


Hoje, compreendemos o poder que o bem-estar exerce sobre todas as nossas funções. Desde acordar, até o momento em que vamos nos deitar, nosso corpo está agindo com base naquilo que consumimos ao longo do dia.


Sob uma visão holística, o corpo é resultado da energia que é transmutada através dos alimentos que estamos ingerindo. Há um grande alinhamento entre as ciências nutritivas e terapias holísticas, conectando-se por meio da eficiência energética.


Em suma, é fundamental que tenhamos um olhar mais crítico e gentil para aquilo que consumimos. A esta altura, fica claro a importância da nutrição para nossas vidas, certo?


Abordaremos no artigo não somente seus benefícios, mas todas as frentes que estes profissionais podem atuar, no sentido de gerar maior qualidade de vida a nós como sociedade.


Elencamos também os principais desafios e oportunidades que surgem à medida que a Nutrição se engrandece. Como qualquer área do conhecimento, problemas e obstáculos surgem, mas encontram profissionais preparados, que amam o que fazem.


Revelamos também o fim de uma era de “prescritores de dietas”. Hoje, os nutricionistas são mais valorizados, em função de uma sociedade mais exigente, consciente e responsável.


O artigo irá retratar o cenário atual da Nutrição, que cresce a cada dia. Convido você a compreender as principais tendências, obstáculos e oportunidades, para poder se preparar e adentrar o mercado de trabalho de forma mais eficiente.

A importância da nutrição para a saúde e bem-estar

A nutrição é uma área do conhecimento que apresenta grande importância para a nossa saúde e bem-estar. Em outras palavras, ter um bem-estar, pode ser resumido a estar de bem com a vida.


Nosso corpo precisa de nutrientes para podermos realizar as atividades diárias, como trabalhar, estudar, cuidar da casa, se conectar. E é nesse sentido que a Nutrição se destaca, estudando os nutrientes mais importantes para nosso bom funcionamento.


Mas, o que é uma nutrição saudável? Você pode estar se perguntando. Inicialmente, devemos deixar claro o que é a definição de saúde.


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença”. A definição que previa que a saúde significava somente a ausência de doenças, de fato, caiu por terra.


Hoje, compreendemos o quão importante e necessário é a nutrição para nós. Mesmo em um estilo de vida acelerado, devemos nos atentar a consumir alimentos equilibrados e funcionais.


O Brasil, hoje, também apresenta mais preocupação com a qualidade de vida, uma vez que as pessoas estão mais conscientes e bem informadas. Estamos no 4º lugar do ranking mundial em relação aos hábitos alimentares.


Esta mudança de perspectiva alimenta nossa busca por um estilo de vida mais saudável.


Enquanto atividades como ir à academia, realizar treinos ao ar livre e se dedicar aos esportes era um tanto inexistente até há algum tempo, hoje já faz parte da rotina da maior parte dos brasileiros.


Com isso, a área da Nutrição se dedica a compreender quais os principais alimentos que podem contribuir não somente com nosso dia a dia, mas também com a longevidade. A qualidade de vida também implica em vivermos não somente melhor, mas por um tempo maior.


Carreira em Nutrição

A carreira em nutrição é um tanto vasta. O aumento da demanda por profissionais qualificados exige uma nova perspectiva no mercado.


Você sabia que a carreira de nutrição não está somente atrelada a consultórios clínicos? Pois é, elencamos algumas das principais possibilidades que você pode atuar como nutricionista.


Nutrição Infantil

A carreira de nutrição infantil é uma das especialidades de áreas de atuação que um nutricionista pode se debruçar.


Esta área se preocupa com o desenvolvimento infantil através da inserção de alimentos funcionais que passam do primeiro dia de vida até à adolescência.


É importante que os nutricionistas também estejam alinhados com a teoria dos mil dias. Esta teoria reflete a ideia de que os primeiros 1000 dias do bebê são mandatórios para definir não somente aspectos biológicos, mas também comportamentais e sociais.


Docência

Que tal se tornar um professor? Ser nutricionistas também possibilita que você dê aulas.


A docência, no entanto, exige formação e especialização acadêmicas, como qualquer outra área correlata, mas possibilita o graduado em Nutrição de dar aulas tanto em escolas, quanto faculdades.


Pesquisa

O nutricionista também pode trabalhar na área da Pesquisa. Existem muitos profissionais já se dedicando a esta área, promovendo o conhecimento inovador sobre alimentos e aspectos que podem ser melhorados em relação ao corpo humano, em termos de funcionamento.


Administração de Unidades de Alimentação

As Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) são locais em que os nutricionistas podem atuar em prol da administração eficiente dos recursos nutricionais. Suas responsabilidades envolvem a vigilância, administração e segurança alimentar a todos os envolvidos.


Nutrição Esportiva

Outra área da Nutrição que só cresce é a Nutrição Esportiva. Atletas que apresentam uma performance ainda mais elevada, devem apresentar uma alimentação muito específica, que gere ainda melhores desempenhos numa competição de alto nível.


É aí que entram os nutricionistas esportivos. Estes profissionais realizam a personalização da dieta, conforme o objetivo, perfil e necessidades de cada atleta.


Marketing Nutricional

Você sabia que você pode trabalhar com Marketing Nutricional? Esta área se dedica à conscientização dos consumidores. Trabalhar com Marketing Nutricional implica educar o público por meio de rótulos alimentícios e propagandas.


O Marketing Nutricional também cresce com o poder das redes sociais. Você, profissional, poderá utilizar estas redes para expandir ainda mais seu negócio, seja pela oferta de seu produto, serviço ou informação.


Desafios e Oportunidades na Nutrição

Como qualquer profissão, existem diferentes desafios a serem enfrentados, para haver um melhor aproveitamento da área.


Separamos alguns dos principais desafios, e também, oportunidades, que vocês profissionais poderão observar na área.


Acabar com o “prescritor de dietas”.

Irremediavelmente, os nutricionistas ainda são taxados como meros “prescritores de dietas”, como uma forma de limitar o potencial dos profissionais.


Um dos principais desafios ainda é na mudança deste cenário, para poderem desenvolver maior credibilidade e autoridade na sociedade.


As redes sociais, hoje, podem ser grandes aliados dos profissionais, à medida que podem favorecer a construção de uma imagem de maior autoridade.


Qual área seguir dentro da Nutrição?

A cada dia que passa, a área da Nutrição revela-se como um grande universo. A carreira tradicional em consultórios clínicos deixou de ser a única possibilidade há algum tempo.


Hoje, profissionais nutricionistas podem trabalhar em diferentes frentes, considerando seus interesses em gostos pessoais.


No entanto, a busca pela especialização é essencial tanto para a construção de uma carreira sólida, como na busca de maiores oportunidades no mercado de trabalho.


Oportunidades de Remuneração

A profissão de nutricionista é regulamentada pelo Conselho Regional de Nutrição (CRN), mediante a Lei 8.234/91. A legislação determina um teto para profissionais que atuam na área, de acordo com sua atuação na sociedade.


Mas, vale destacar que os profissionais que atuam em âmbito privado também podem buscar melhores remunerações, através de suas próprias qualificações e certificações.


Ressaltamos novamente o poder que as tecnologias trazem às suas profissões. Utilizar as redes sociais como forma de construção da imagem pública é uma excelente estratégia.


Atualização

O campo da nutrição é um dos campos que mais se atualizam. O interesse pela área, assim como os avanços da sociedade em relação à qualidade de vida, bem-estar e saúde, são grandes propulsores.


Sabendo disso, é imperativo que se busque a atualização constante. É importante adquirirem esta prática, não somente para suas profissões, mas como pessoas ávidas por conhecimento, na busca de melhores tratamentos e atendimentos aos seus pacientes e à sociedade em si.


Competitividade. Não existe mais espaço?

Embora alguns possam dizer que o mercado da Nutrição está saturado, trata-se de uma fala um tanto equivocada.


É natural que pessoas que não se atualizam ou que não busquem a reinvenção, pensem desta forma.


A Nutrição é uma ciência que somente se expande, e mesmo se tornando mais competitiva, novos espaços passam a surgir.


Mais uma vez, é importante que os profissionais reconheçam seus potenciais e desenvolvam ainda mais suas capacidades, sempre atentos às necessidades de seu público-alvo.


Conclusão

Avaliamos o poder que a Nutrição exerce em nossas vidas. Não existe qualquer possibilidade de falarmos sobre saúde, sem falar sobre nutrição.


A forma como nos alimentamos dita a forma como vivemos. Não é à toa que pessoas que se alimentam mal, tendem a desenvolver doenças de todos os tipos, como doenças cardiovasculares, imunológicas, obesidade.


A importância da nutrição para nossa saúde e bem-estar é inevitável. Conforme abordamos no artigo, o Brasil tende a ser um país que se preocupa mais e mais com a qualidade de vida, e consequentemente, com o que ingerimos.


O tradicional “arroz e feijão” representa uma importante herança cultural que se traduz em alimentos funcionais e saudáveis.


O conjunto destes alimentos produz uma combinação eficiente de carboidratos, proteínas e gorduras que nos permite uma vida equilibrada.


Mas, é claro que existem outros aspectos importantes na nutrição. Afinal, os conhecimentos de hoje nos mostram o poder da nutrição sobre nossas emoções.


Pesquisas mais aprofundadas revelam o poder que os alimentos exercem sobre nosso comportamento emocional, humor e equilíbrio social.


Pessoas mais desreguladas em suas dietas, tendem a ser desequilibradas emocionalmente.


Identificamos também o poder que a área da Nutrição exerce sobre a sociedade, em relação a seu impacto. Como resultado, diferentes áreas da Nutrição passam a existir, desde a Docência, até a Nutrição Infantil.


Por fim, destacamos os principais desafios e oportunidades que esta grande área ainda pode se deparar. Mas, para profissionais qualificados e atualizados, os obstáculos se tornam desafios.


Espera-se que este artigo tenha sido útil e convidamos vocês a se inscrever e receber atualizações por meio de notificações. Aqui vocês sempre encontrarão informações úteis e atualizadas sobre suas áreas de interesse. Até breve!





Comments


bottom of page