top of page

Benefícios da fisioterapia: quais são os principais e como ela age no corpo? Saiba mais!

A fisioterapia é uma prática terapêutica que desempenha um papel fundamental na recuperação de pacientes. Saiba mais sobre os benefícios da fisioterapia!


Fisioterapeuta aplicando procedimento em paciente dentro de uma clínica.

Quando se trata de cuidar da saúde e promover a qualidade de vida, a fisioterapia se destaca como uma das principais aliadas. Essa prática terapêutica possui um leque impressionante de benefícios que vão muito além da recuperação de lesões.

Com abordagens inovadoras e base científica sólida, a fisioterapia atua no corpo de forma integral, proporcionando resultados surpreendentes para pacientes de todas as idades e condições físicas.

Neste texto, vamos explorar os principais benefícios que a fisioterapia oferece. Além disso, vamos entender como ela age no corpo, proporcionando resultados transformadores para aqueles que buscam melhorar sua saúde e retomar suas atividades cotidianas.

Acompanhe!


Como surgiu e para que serve a fisioterapia?

A fisioterapia é uma disciplina da área da saúde que surgiu no século XIX. Ela tem como objetivo tratar e reabilitar pacientes por meio de técnicas físicas e exercícios terapêuticos.

A história da fisioterapia remonta à época das guerras, quando a necessidade de reabilitar soldados feridos impulsionou a criação de métodos de tratamento baseados em movimentos e exercícios específicos.

Ao longo do tempo, a fisioterapia se desenvolveu como uma profissão reconhecida. Hoje, ela abrange uma ampla gama de especialidades que visam restaurar, manter e melhorar a funcionalidade física dos pacientes, aliviar a dor, recuperar a mobilidade após lesões ou cirurgias, prevenir lesões e promover a saúde em geral.

O principal objetivo dela é melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Isso é feito auxiliando-os na recuperação de lesões ou condições de saúde que afetam o sistema musculoesquelético, neurológico e cardiorrespiratório.


Tipos de fisioterapia

Cada área da fisioterapia tem um foco específico, e os fisioterapeutas são treinados para atender às necessidades individuais dos pacientes, utilizando técnicas e abordagens adequadas para cada condição.

Alguns dos principais tipos de fisioterapia incluem:

  • Fisioterapia ortopédica: Trata problemas musculoesqueléticos, lesões articulares e dores nas costas.

  • Fisioterapia neurológica: Reabilita pacientes com distúrbios neurológicos, como AVC e lesões medulares.

  • Fisioterapia respiratória: Trabalha com doenças respiratórias, melhorando a função pulmonar e aliviando a falta de ar.

  • Fisioterapia cardiovascular: Auxilia na reabilitação cardíaca, melhorando a capacidade cardiovascular.

  • Fisioterapia esportiva: Previne e recupera lesões em atletas, aprimorando o desempenho físico.

  • Fisioterapia pediátrica: Trata condições físicas e neurológicas em bebês e crianças.

  • Fisioterapia geriátrica: Melhora a mobilidade e promove o envelhecimento saudável em idosos.


Os principais benefícios da fisioterapia e como ela age no corpo

Você já sabe que a fisioterapia tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos pacientes e auxiliá-los em recuperações diversas.

Agora, conheça melhor cada um dos seus benefícios:


Alívio de dores

A fisioterapia age no corpo proporcionando alívio de dores através de técnicas como massagem terapêutica, liberação miofascial e exercícios específicos.

Essas intervenções ajudam a reduzir a tensão muscular, estimulam a liberação de endorfinas (analgésicos naturais), melhoram a circulação sanguínea e diminuem a pressão sobre áreas doloridas, aliviando a dor e promovendo o bem-estar.


Melhora da mobilidade e flexibilidade

Através de exercícios terapêuticos, alongamentos e mobilizações articulares, a fisioterapia atua no corpo para melhorar a mobilidade e a flexibilidade.

Essas práticas ajudam a aumentar a amplitude dos movimentos articulares, evitam o encurtamento dos músculos e tecidos, o que contribui para uma maior liberdade de movimento e facilidade na execução de atividades diárias.


Fortalecimento muscular

A fisioterapia atua no corpo promovendo o fortalecimento muscular por meio de exercícios específicos.

Essas atividades visam trabalhar grupos musculares enfraquecidos, corrigir desequilíbrios musculares e desenvolver a estabilidade das articulações, contribuindo para a melhora do desempenho físico e prevenção de lesões.


Recuperação de lesões

No caso de lesões, a fisioterapia age no corpo auxiliando na recuperação.

Os fisioterapeutas aplicam técnicas de reabilitação, exercícios terapêuticos e modalidades físicas. Assim, esses exercícios estimulam o processo de cicatrização, reforçam as estruturas afetadas e ajudam a restaurar a funcionalidade do corpo após a lesão.


Prevenção de problemas posturais

A fisioterapia atua no corpo para prevenir problemas posturais através da correção da postura e da ergonomia.

Os fisioterapeutas realizam avaliações posturais, identificam desalinhamentos e enfraquecimentos musculares que podem levar a problemas posturais, e prescrevem exercícios específicos para melhorar a postura e evitar desconfortos e dores crônicas.


Reabilitação pós-operatória

Após as cirurgias, a fisioterapia age no corpo para acelerar a recuperação e restaurar a funcionalidade.

Os fisioterapeutas trabalham para evitar complicações, reduzir a rigidez e fortalecer os músculos ao redor da área operada, ajudando o paciente a retomar as atividades cotidianas com mais rapidez e segurança.


Aumento da coordenação motora

Através de exercícios específicos e treinamentos, a fisioterapia age no corpo para aumentar a coordenação motora.

Essa abordagem é especialmente importante para pacientes com distúrbios neurológicos, auxiliando na melhora da capacidade de controle e execução de movimentos, promovendo maior independência nas atividades diárias.


Melhora da circulação sanguínea

A prática da fisioterapia também age no corpo melhorando a circulação sanguínea, especialmente através de técnicas como a drenagem linfática.

Essa técnica ajuda a reduzir o inchaço, estimular a circulação de fluidos e melhorar o transporte de nutrientes e oxigênio para as células, promovendo a recuperação e a saúde do tecido corporal.


Redução do estresse e ansiedade

Por meio de técnicas de relaxamento, como massagem terapêutica e exercícios de respiração, a fisioterapia age no corpo reduzindo o estresse e a ansiedade.

Essas práticas estimulam a liberação de hormônios que promovem a sensação de bem-estar, aliviam a tensão muscular e auxiliam na diminuição dos níveis de estresse emocional.


Promoção do bem-estar geral

Em seu conjunto, a fisioterapia promove o bem-estar geral através da melhoria da qualidade de vida, da independência funcional e da promoção de hábitos saudáveis.

Ao tratar problemas físicos e emocionais, a fisioterapia age no corpo de forma holística, contribuindo para o bem-estar geral do indivíduo e para a manutenção da saúde ao longo do tempo.


Estude Fisioterapia na Unicep!

O curso de Fisioterapia da Unicep (Centro Universitário Central Paulista) localizado em São Carlos – SP é uma graduação de nível superior voltada para formar profissionais qualificados na área da fisioterapia.

Com duração média de quatro anos, o curso oferece uma sólida formação teórica e prática, capacitando os estudantes para atuarem em diversas áreas da fisioterapia.

Durante a graduação, os alunos da Unicep têm a oportunidade de vivenciar aulas práticas em laboratórios bem equipados e realizam estágios supervisionados em diferentes ambientes de atuação, como hospitais, clínicas, unidades de reabilitação e outras instituições de saúde.

A Unicep é uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), oferecendo aos alunos uma formação acadêmica de qualidade, corpo docente qualificado e uma infraestrutura adequada para o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para a prática da fisioterapia.


bottom of page