Fisioterapia

Apresentações dos TCCs

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O CURSO

Dados Gerais

Renovação do Reconhecimento: Portaria SERES/MEC 01, de 06/01/2012,publicado no DOU na seção 01, Nº 6, em 09/01/2012

Duração (Diurno – Noturno)

Diurno: Mínimo 08 semestres (4 anos);Máximo 16 semestres (8 anos)

Noturno: Mínimo 10 semestres (5 anos); Máximo 20 semestres (10 anos)

Numero de Vagas (Diurno – Noturno)

Número de Vagas Diurno: 60 vagas por ano

Número de Vagas Noturno: 60 vagas por ano

ENADE: CPC: IGC

 

O Curso de Fisioterapia passou pelo ciclo avaliativo do ENADE em três oportunidades:

2004: Sem conceito (somente ingressantes).

2007: ENADE: 3 / IDD: 5 / CPC: 3

2010: ENADE: 4 / CPC:

 

OBJETIVOS DO CURSO

O curso de Bacharel em Fisioterapia do UNICEP pretende formar um profissional capaz de desenvolver, através de suporte científico, responsabilidade profissional, senso crítico, consciência política e social, consciência de cidadania, espírito de equipe e habilidades para:

Solidificar, dominar, aprofundar o conhecimento das modernas teorias; atualizar frequentemente as técnicas de tratamento, por meio de leitura de periódicos e outras publicações; programar e executar intervenções fisioterápicas, seja com objetivo preventivo, educativo, terapêutico ou reabilitativo, dentro de seu âmbito profissional; desempenhar, com responsabilidade ética, a função social da profissão; acompanhar atentamente os temas atuais, seja de natureza social, política ou econômica, mas, principalmente, os temas relacionados à área da Saúde Pública e Privada, engajando-se como participante ativo do processo de tomada de decisão sobre os problemas desta área social; interagir com profissionais de outras áreas de forma interdisciplinar e dentro das regras de conduta ética.

 

COORDENAÇÃO

A coordenação do Curso de Fisioterapia está sob responsabilidade da Profa. Ms. Luciene Maria Barbieri Ázar, Fisioterapeuta graduada pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar e Mestre em Ciências Fisiológicas pela UFSCar.

A Professora Luciene Barbieri Ázar possui experiência como docente, trabalhando como professora na Universidade de Uberaba em 1998, no Centro Universitário das Faculdades de Ensino de São João da Boa Vista – UNIFAE desde 2001 ministrando disciplinas bem como supervisora em estágios do curso de Fisioterapia, e está como coordenadora e professora do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Central Paulista - UNICEP desde 2002.

Possui Especialização em Saúde Coletiva e da Família pelo UNICEP, Especialização MBA em Finanças e Controladoria pelo UNICEP. Atualmente faz o Curso de Especialização do Projeto Gestão da Clínica no SUS – GCSUS em Educação na Saúde para Preceptores do SUS, pelo Hospital Sírio Libanês em parceria com o Ministério da Saúde. Contato: Telefone: (16) 3362-2105 e-mail: fbazar@uol.com.br

 

CLÍNICA ESCOLA

A Clínica Escola de Fisioterapia é um estabelecimento profissional / acadêmico que tem por finalidade oferecer as condições de estágio, treinamento e aperfeiçoamento de habilidades dos acadêmicos de Fisioterapia. Na Clínica são realizados estágios nas diversas áreas de atuação deste profissional,tais como Traumato- Ortopedia, Desportiva, Dermato Funcional, Cardio Funcional, Pneumo Funcional, Oncologia, Neuro Adulto, Pediatria, Reumato Funcional, Saúde da Mulher e do Homem.

A Clínica Escola de Fisioterapia é um diferencial do Curso de Fisioterapia do UNICEP, e tem por finalidade levar os alunos vivenciarem o ambiente profissional e ter o comportamento ético profissional.

Na rotina da Clínica Escola os setores se interagem, sendo os pacientes atendidos em dois ou mais setores num importante trabalho interdisciplinar. O atendimento é realizado pelos alunos com a supervisão de professores de segunda a sexta-feira das 08:00 as 17:00 horas.

O empenho e trabalho da Clínica Escola de Fisioterapia - UNICEP vêm atingindo importantes resultados em relação aos seus métodos e técnicas, o que traz o reconhecimento da comunidade de São Carlos e região, funcionários e alunos.

Professores com formação em fisioterapia, participam dos estágios supervisionados obrigatórios, orientando os alunos no contato, nas avaliações, nas elaborações e evoluções dos tratamentos dos pacientes com as diversas patologias.

Para completar a formação dos estagiários, e garantir a formação generalista, o curso tem parcerias com outras Instituições como:

  • Hospitais: Santa Casa de Misericórdia de São Carlos, Hospital Oncológico Fundação Amaral Carvalho
  • Empresas: SALUTE
  • Asilos: Dona Maria Jacinta e Cantinho de Luz
  • APAE
  • Prefeitura Municipal de São Carlos / Secretaria Municipal de Saúde

 

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

O Curso de Bacharel em Fisioterapia do UNICEP tem uma perspectiva holística sólida na formação do futuro profissional, preparando-o para atuar em cenários diversos, onde há espaço para aplicações de técnicas e equipamentos de última geração, com utilização de tecnologias de ponta. Além disso, o curso procura iniciar seus alunos nas atividades de pesquisa científica, fornecendo-lhes oportunidades para realizar experimentações básicas e aplicadas que permitam uma maior compreensão das questões que envolve o homem, a motricidade e o ambiente.

O profissional graduado em fisioterapia tem um amplo campo de atuação profissional. Na área da saúde, ele organiza e aplica programas de tratamento e trabalha na promoção, prevenção, cura, reabilitação e na diminuição do sofrimento de pessoas acometidas por problemas de diversas naturezas, relacionados principalmente com as áreas de Prevenção Fisioterapia Preventiva, Ortopedia, Traumatologia, Desportiva, Pneumologia, Neurologia, Pediatria, Cardiologia, Gerontologia e Geriatria, Reumatologia, Saúde da mulher e do Homem e Dermatologia. O fisioterapeuta analisa e intervém preventivamente em relação às doenças ocupacionais, acidentes de trabalho e disfunções posturais, também atua em hospitais, clínicas, domicílios, centros de reabilitação, além de, como profissional da área de saúde, exercer o papel de agente de promoção do bem-estar físico, psíquico e social de sua comunidade.

O curso de Bacharel em Fisioterapia do UNICEP tem por objetivo, portanto, formar profissionais capazes de intervir no processo da promoção, preservação e recuperação das disfunções do movimento; de trabalhar em equipes interprofissionais de saúde; e de produzir conhecimentos relativos à motricidade humana de forma científica e em equipes interdisciplinares de pesquisa.

 

INFRAESTRUTURA DO CURSO

A estrutura curricular do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Central Paulista – UNICEP possibilita ao acadêmico o desenvolvimento de uma visão de postura ética e interdisciplinar. As atividades do Curso de Bacharelado em Fisioterapia são desenvolvidas no Campus II – UNICEP – São Carlos/SP.

A infraestrutura oferecida para um curso é de fundamental importância para o desenvolvimento das competências e habilidades do aluno. A fim de concretizar as práticas pedagógicas do curso a Instituição procura oferecer uma estrutura física adequada, constituída por salas de aula para as aulas teóricas e laboratórios para as aulas práticas.

O Curso de Fisioterapia do UNICEP conta com uma estrutura laboratorial básica e específica:

  • Laboratórios e ambientes para a Formação Geral Básica
  • Laboratórios que atendem à área de Biologia da Célula
  • Laboratórios que atendem às áreas de Física e Química
  • Laboratório de Farmacologia e Fisiologia e Sala dos técnicos
  • Laboratório Multidisciplinar (Química e Bioquímica)
  • Laboratório de Anatomia I
  • Laboratório de Anatomia II
  • Biotério
  • Laboratório que atende à área específica: Laboratório de Recursos Terapêuticos

 

Biblioteca

A Biblioteca do Campus II, Miguel Petroni, funciona de segunda a sexta-feira das 7 às 22 horas e no sábado das 8 às 17 horas. Está estruturada para oferecer aos usuários espaços para estudos individuais e em grupo, espaço com terminais de consulta ao acervo, sala de Multimídia com seis terminais com acesso à internet e impressora e uma Videoteca.

O Acervo que está todo informatizado por meio de base de dados e também via internet, podendo ser consultado, 24 horas por dia por meio do endereço eletrônico www.unicep.edu.br/biblioteca.

O usuário tem livre acesso às estantes, franqueada a toda comunidade de São Carlos e região, sendo permitida a consulta de qualquer material do acervo nas salas de leitura e estudos. O empréstimo domiciliar é facultado mediante prévia solicitação.

O acervo de livros possui os títulos listados nas Referências Básicas e Complementares dos Planos de Ensino das disciplinas do curso de Fisioterapia. O acervo de periódicos é formado por coleções de títulos científicos e de áreas correlatas.

A biblioteca oferece o serviço COMUT (Comutação Bibliográfica) pelo site www.ibict.br, e para intercâmbio entre bibliotecas, o usuário pode consultar e solicitar na integra materiais disponíveis pelo site www.bireme.br, sendo que alunos e docentes podem acessar gratuitamente o portal de Periódicos CAPES.

 

ESTRUTURA CURRICULAR

CICLO I - CONHECIMENTOS BIOLÓGICOS
MATÉRIAS DISCIPLINA DO CURRÍCULO PLENO
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Genética, Imunologia, Citologia, Histologia e Embriologia.
CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS Anatomia Humana, Anatomia Músculo Esquelética, Neuroanatomia
CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS Fisiologia, Fisiologia do Exercício, Bioquímica, Farmacologia Geral, Física para Fisioterapia I e Física para Fisioterapia II
PATOLOGIA Patologia, Patologia de Órgãos e Sistemas

 

CICLO II - CONHECIMENTOS HUMANOS E SOCIAIS
MATÉRIAS DISCIPLINA DO CURRÍCULO PLENO
CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO Psicologia, Psicologia relação terapeuta/ paciente. Sociologia e Antropologia e Filosofia, Meio Ambiente, Direito Humano, Relações Étnicos Raciais
INTRODUÇÃO À SAÚDE HUMANA Saúde Coletiva , Gestão em Saúde
DISCIPLINA OPTATIVA Libras, Empreendedorismo, Informática, Noções de Enfermagem, Cosmetologia
COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO Língua Portuguesa

 

CICLO III - CONHECIMENTOS BIOTECNOLÓGICOS
MATÉRIAS DISCIPLINA DO CURRÍCULO PLENO
FUNDAMENTAÇÃO GERAL Diagnóstico por Imagem
METOD.TRABALHO CIENTÍFICO

Bioestatística, Metodologia do Trabalho Científico,

Trabalho de Conclusão de Curso I – TCC I,

Trabalho de Conclusão de Curso II – TCC II

 

CICLO IV - CONHECIMENTOS FISIOTERAPÊUTICOS
MATÉRIAS DISCIPLINA DO CURRÍCULO PLENO
FUNDAMENTOS DE FISIOTERAPIA História da Fisioterapia, Ética e Deontologia em Fisioterapia.
AVALIAÇÃO FUNCIONAL Biomecânica e Cinesiologia Clínica I e Biomecânica e Cinesiologia Clínica II, Bases Métodos e Técnicas de Avaliação Funcional.
RECURSOS TERAPÊUTICOS

Recursos Terapêuticos I e Recursos Terapêuticos II,

Recursos Tecnológicos na Reabilitação,

Recursos Terapêuticos Manuais I e Recursos Terapêuticos Manuais II,

Cinesioterapia, Elementos Prótese e Órtese.

FISIOTERAPIA CLÍNICA APLICADA AO CONJUNTO TEÓRICO-PRÁTICO

Fisioterapia Preventiva, Ergonomia, Fisioterapia em Oncologia,

Fisioterapia Desportiva, Fisioterapia Traumato e Ortopédica Funcional,

Fisioterapia Neuro Funcional, Fisioterapia Reumato Funcional.

Fisioterapia Pediátrica, Fisioterapia Aplicada a Saúde da Mulher e do Homem,

Fisioterapia Cardio Funcional, Fisioterapia Pneumo Funcional,

Fisioterapia Geriátrica Funcional e Gerontológica, Fisioterapia Dermato Funcional,

Fisioterapia para grupos, Fisioterapia Manipulativa, Tópicos Especiais.

PRÁTICAS DE OBSERVAÇÃO Práticas de Observação I, II, III, IV, V, VI (integral) Práticas de Observação I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII (noturno)
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
PRÁTICA CLÍNICA SUPERVISIONADA

Prática Clínica Supervisionada em Cardio Ambulatorial e Hospitalar,

Prática Clínica Supervisionada em Pneumo Ambulatorial e Hospitalar,

Prática Clínica Supervisionada em Fisioterapia em Oncologia,

Prática Clínica Supervisionada em Fisioterapia Neuro Funcional,

Prática Clínica Supervisionada em Fisioterapia em Pediatria,

Prática Clínica Supervisionada em Fisioterapia da Saúde Coletiva (Saúde Coletiva e do Trabalhador),

Prática Clínica Supervisionada em Fisioterapia Geriátrica e Gerontológica e Fisioterapia Reumato Funcional,

Prática Clínica Supervisionada em Fisioterapia Dermato Funcional e Saúde da Mulher e do Homem,

Prática Clínica Supervisionada em Fisioterapia Desportiva e Traumato e Ortopedia Funcional.

Prática Clínica Supervisionada em Fisioterapia Dermato Funcional.

 

PERFIL DO EGRESSO

Durante o exercício de sua prática profissional, e com base no diagnóstico médico, o egresso será capaz de:

  • avaliar o paciente através do exame das capacidades físicas e funcionais relativas, função muscular, amplitude articular, estágio de desenvolvimento motor, estado da função neuromuscular e da aptidão física para realizar as atividades de vida diária;
  • planejar, supervisionar e orientar intervenções fisioterapêuticas preventivas, mantenedoras e de reabilitação, ou de atenção primária, secundária e terciária à saúde; estabelecer as etapas do tratamento fisioterápico, que envolvem a indicação e a programação de recursos terapêuticos físicos, métodos e técnicas apropriados a cada caso específico, considerando as condições bio-psico-sócio-culturais do paciente e da infra-estrutura do serviço de saúde;
  • executar o tratamento do paciente, aplicando recursos adequados, considerando os efeitos fisiológicos benéficos ao processo terapêutico e tomando as devidas precauções quanto aos riscos de causar danos às estruturas ou órgãos
  • reavaliar sistematicamente seu trabalho e acompanhar toda a realização do programa prescrito, relatando as formas evolutivas de progresso ao longo da realização das terapêuticas indicadas;
  • exercer a função de educador ao desenvolver o processo pedagógico de transmitir informações e orientações aos pacientes, alunos e estagiários de cursos técnicos, além de lecionar disciplinas de caráter básico e/ou aplicado, supervisionando e orientando alunos durante a prática do estágio de formação profissional;
  • administrar instituições públicas ou particulares, realizando a avaliação, o planejamento e a implantação de programas ligados à fisioterapia, e à reabilitação do estado de saúde de pacientes e da comunidade.

 

PROJETOS DE EXTENSÃO

O curso de Fisioterapia do UNICEP celebrou diversos convênios com instituições locais. Isto fez com que o trabalho dos professores e alunos da instituição se revertesse em benefício para a comunidade em diversos programas.

O curso de Fisioterapia desenvolve vários projetos de extensão comunitária com objetivo de informar a população sobre os riscos do tabagismo, avaliando o sistema pneumofuncional e orientando sobre exercícios respiratórios. Orientações fisioterápicas e avaliações da qualidade de vida pré e pós-intervenção fisioterapêutica foram realizadas para a minimização dos transtornos causados pelo diabetes e hipertensão arterial sistêmica.

Na Maternidade Dona Francisca Cintra Silva - em São Carlos, os alunos do último ano do curso ministram palestras sobre atitudes posturais, suas correções e alterações fisiológicas ocorridas, bem como postura adequada durante os cuidados com o bebê e o assoalho pélvico das mães.

 

EVENTOS

A formação dos universitários requer além do conteúdo ministrado em salas de aula, a participação em eventos que valoriza o contato com fisioterapeutas, outros profissionais e comunidade enriquecendo a formação acadêmica e criando condições para o amadurecimento técnico-científico do aluno.

Os alunos participam dos eventos Pró-Saude, CIC, CONAPE, Feira de Profissões e palestras organizadas pela Instituição, Simpósios anuais, exposições internas em datas comemorativas e projetos de extensão organizados pelo curso com apoio da Instituição.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

As atividades complementares do curso de Fisioterapia do UNICEP têm por objetivos:

  • Através das atividades de extensão, visa intensificar o contato dos alunos com a sociedade, contribuindo para sua formação e despertando a consciência para a necessidade de um compromisso social;
  • Promover a integração entre o currículo e as situações concretas da sociedade que o futuro profissional vai encontrar; Contribuir para a formação ética do profissional;
  • Estimular atitude de interação com a realidade.

 

Estas atividades ocorrem de forma diversificada, de acordo com diferentes situações e parceiros junto as quais são desenvolvidas. Entretanto, no desenvolvimento de qualquer das atividades, os estudantes, têm oportunidade de:

  • Conhecer realidades específicas, elaborando, cooperativamente, levantamentos, pesquisas de campo, diagnósticos, projetos e colaborando no encaminhamento de soluções de problemas;
  • Acompanhar, apoiar e assessorar projetos em desenvolvimento e atividades de rotina;
  • Vivenciar práticas profissionais de forma cooperativa e multidisciplinar em situações concretas de demandas de instituições e da população;
  • Colaborar, atendendo certas necessidades da população, em ações promovidas pelo poder público ou por organizações da sociedade civil;
  • Desenvolver atividades de intercâmbio de conhecimentos entre a universidade e a população, ministrando cursos, fazendo ou promovendo palestras, levantamentos de dados, realizando orientação para a população, elaborando projetos de pesquisas, participar de congressos, etc.
  • Desenvolver atividades acadêmicas como monitorias, aperfeiçoando os estudos e praticando a ciência de ensinar.
  • Participar de cursos, palestras e atividades afins com a formação do profissional fisioterapeuta.

 

Sendo assim, as atividades complementares proporcionam a formação de um profissional cidadão, o que requer a efetiva interação do aluno com a sociedade, bem como com outros profissionais, permitindo referenciar sua formação técnica com os problemas que um dia terá de enfrentar.

 

ESTÁGIO CURRICULAR

O Estágio Curricular de Graduação do Curso de Fisioterapia foi organizado, planejado e aplicado conforme regulamentação específica do UNICEP, orientada por Planos de Ensino e pelo Projeto Pedagógico do Curso, Resolução CNE/CES 4, de 19 de fevereiro de 2002, que determina que a formação do fisioterapeuta deve garantir o desenvolvimento de estágios curriculares, sob supervisão docente.

A carga horária mínima do estágio curricular supervisionado deverá atingir 20% da carga horária total do curso de graduação em Fisioterapia. Desta forma, estágio obrigatório compreende um total de 900 horas, divididas em diversas áreas que ocorrem no sétimo e oitavo período do curso diurno e nono e décimo período noturno. Como as demais disciplinas, está sujeito às normas estabelecidas pela Universidade. O Estágio Curricular do Curso de Fisioterapia é uma atividade didático-pedagógica, constituída por práticas supervisionadas, podendo ser desenvolvido dentro da universidade ou em instituições conveniadas com a mesma. É uma atividade de caráter obrigatório nas áreas de atuação profissional do fisioterapeuta, conforme legislação pertinente.

Trata-se de um período de exercício pré-profissional, em que o estudante permanece em contado direto com o ambiente de trabalho, desenvolvendo atividades fundamentais, profissionalizantes ou comunitárias, programadas ou projetadas, avaliáveis, com duração limitada e supervisionada.

Para cursar as disciplinas de Estágios Profissionalizantes Obrigatórios os alunos poderão não ter cursado ou ter dependências de apenas duas disciplinas que precede os períodos dos Estágios, porém se a disciplina que estiver sem cursar for pré-requisito direto com alguma área de Estágio, o aluno ficará impedido de fazer está área Estágio, conforme as normas de estágio estabelecidas pelo Conselho de Curso de Fisioterapia.

O Estágio Supervisionado Profissionalizante, fase final do Projeto Pedagógico do Curso, contempla todas as áreas, assegurando, desta forma, uma formação generalista ao profissional Fisioterapeuta formado por esta Instituição de Ensino Superior. O Estágio Supervisionado Profissionalizante desenvolve atividades que possibilitam o intercâmbio entre teoria e prática, por meio de técnicas de estudo de caso, apresentação de seminários referentes a temas encontrados na prática clínica e também por meio de técnicas de discussão de casos em grupo.

Os objetivos do Estágio Supervisionado Profissionalizante são:

  • Proporcionar ao Curso de Fisioterapia um Projeto Concreto de Extensão Universitária, satisfazendo as reais necessidades de atendimento na Área da Saúde da comunidade de São Carlos e região, desde as ações de promoção e prevenção até as de reabilitação e cura.
  • Possibilitar aos alunos uma formação teórico-prática generalista, com as seguintes áreas de abrangência clínica aplicadas à Fisioterapia: Saúde Pública, Preventiva e Ergonomia, Ortopedia e Traumatologia, Reumatologia, Neuro Funcional Infantil e Adulto, Dermato Funcional, Desportiva, Gerontologia e Geriatria, Cardiovascular, Pneumo Funcional, Saúde da Mulher e Oncologia.
  • Proporcionar aos alunos o contato fiel e a iniciação na prática clínica e profissional, estabelecendo dessa forma, o vínculo culminante da graduação na formação do profissional Fisioterapeuta.
  • Favorecer para os alunos o desenvolvimento de uma visão crítica, ampla e global de sua atuação como profissionais da Área da Saúde, habilitando-os a participar do desenvolvimento científico da profissão com a garantia da busca de uma educação continuada e permanente.
  • Proporcionar aos alunos do Curso de Fisioterapia o desenvolvimento da capacidade de trabalho em equipe, com visão de equipe interdisciplinar e multiprofissional.

Você também pode!

Possibilita que o aluno financie seu curso SEM JUROS! Pagando metade do valor das mensalidades enquanto estuda, e a outra metade depois que se formar.

Programa do MEC destinado a financiar a graduação no Ensino Superior de estudantes que não têm condições de arcar com os custos de sua formação, regularmente matriculados em instituições particulares cadastradas no Programa e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. *Exceto Curso de Odontologia.

Tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais, a estudantes de cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. *Exceto Curso de Odontologia.

Programa do Governo do Estado de São Paulo, que concede bolsa integral a alunos matriculados nas IES em troca de trabalho nas escolas estaduais aos finais de semana. *Exceto Curso de Odontologia.

O programa visa a apoiar os alunos que apresentam carência sócio-econômica e disponibilidade para prestar serviços em diversos setores da instituição. O aluno recebe uma bolsa estudo/estágio na UNICEP, sem prejuízo de suas atividades acadêmicas. O termo de compromisso é válido por seis meses, podendo ser renovado de acordo com a indicação e/ou solicitação do setor assistido. *Exceto Curso de Odontologia.

Desconto concedido a alunos com um ou mais irmãos ou parentes de 1º Grau ou cônjuges, matriculados na Instituição, desde que o pagamento da mensalidade seja efetuado até a data do vencimento. *Exceto Curso de Odontologia.

Seleção por meio de prova elaborada por professor da área. O aluno com o melhor aproveitamento na prova é selecionado para dar monitoria na disciplina, cumprindo uma carga horária de 10 horas semanais. (Exigência: o aluno deve ter cursado e sido aprovado na disciplina). *Exceto Curso de Odontologia.

A UNICEP mantém convênio com várias empresas e órgãos públicos da região com intuito de beneficiar os colaboradores e funcionários de tais instituições concedendo descontos nas mensalidades. Consulte-nos para saber se a empresa ou órgão público em que trabalha possui convênio conosco e aproveite esta oportunidade. *Exceto Curso de Odontologia.

TRANSFERÊNCIA: Você que está estudando em outra instituição de ensino superior e está em dia com suas mensalidades, tem a possibilidade de transferir seu curso para UNICEP pagando o mesmo valor que está pagando na outra IES ou obter desconto de até 30% nas mensalidades. (sujeito à análise de vagas, documentação acadêmica e comprovação do valor da mensalidade). *Exceto Curso de Odontologia.

A UNICEP concede bolsas parciais de 50% de desconto para alunos graduados em universidades públicas e para egressos da própria UNICEP e, de 30% para egressos de outras instituições de ensino superior privadas, que desejarem cursar sua 2ª graduação conosco. (Válidos para ingressantes em 2017). *Exceto Curso de Odontologia.

Será concedido automaticamente desconto nas mensalidades até o final do curso para os alunos que se matricularem em cursos superiores relacionados pela UNICEP no início de cada ano, de acordo com demandas específicas. Caso tenha interesse, entre em contato conosco e obtenha a relação dos cursos e descontos previstos. *Exceto Curso de Odontologia.

A UNICEP concede desconto de até 40% para alunos que participam de competições esportivas, de âmbito nacional, profissionalmente (Federados - mediante comprovação). *Exceto Curso de Odontologia.

 

SETOR DE RELACIONAMENTO DISCENTE

Esgotadas todas as possibilidades citadas acima, o SETOR DE RELACIONAMENTO DISCENTE, após receber as solicitações de desconto, considerando a carência econômica e o desempenho acadêmico do aluno realiza uma análise e apresenta parecer para a Mantenedora, que poderá conceder descontos no valor da mensalidade de até 30%. Semestralmente a UNICEP fixará edital com a quantidade de bolsas parciais a serem concedidas, de acordo com os cursos e turmas em andamento, bem como cronograma estabelecido para o processo de concessão.
Para renovação do benefício o aluno não poderá ter qualquer dependência acadêmica.

OBS.: Os benefícios não são cumulativos. Preponderará o maior desconto.

Para maiores informações:

Setor de Relacionamento Discente
Telefone: (16) 3362-2111 ramal 2118
Secretaria