top of page

Alimento como símbolo na antropologia foi tema de debate na Nutrição



No dia 28 de agosto, o curso de Nutrição da UNICEP, recebeu o prof. Dr. Maurício Ricci, graduado em Ciências Sociais, com mestrado e doutorado em Sociologia com ênfase em Cultura Popular, para apresentar a palestra "O alimento como símbolo na antropologia".


Segundo Maurício, ele adorou estar na instituição: "Todos foram muito acolhedores. Foram-me oferecidos os recursos necessários para a palestra. E o café estava uma delícia.".


E afirmou: "Existe uma especificidade no alimentar-se humano. Somos seres simbólicos, isto é, atribuímos sentidos únicos, singulares ao mundo em nossa volta. A todo tempo classificamos coisas, pessoas e, com os alimentos não seria diferente. A importância dessa compreensão, ou seja, da dimensão simbólica do alimento, amplia os horizontes da clínica nutricional.".


O estudante do 4° período de Nutrição, Gabriel Nayme Baltieri, afirmou que o tema debatido na palestra é de enorme importância: "Com o tema apresentado podemos expandir nossa linha de raciocínio, aprender sobre outras culturas, e principalmente, criar um respeito sobre seus costumes e símbolos.".


E finalizou: "Achei muito bom o evento, o palestrante foi muito claro e trouxe muito bem o conteúdo".


Para participar da palestra os estudantes, ou comunidade externa, doaram 1kg de alimento que será destinado para a Casa Santa Dulce, da paróquia São João Batista. Gisele Cristina Seretta, da Pastoral do Povo em Situação de Rua, contou que a casa Santa Dulce faz parte, dessa pastoral e é uma casa de acolhimento. “A gente acolhe os irmãos na época de frio, eles recebem café da tarde, tomam banho, dormem e tomam café da manhã”.


Conheça o curso de Nutrição da UNICEP:




Texto: Ana Lívia Schiavone

Коментарі


bottom of page