A Revista Multiciência (ASSER) (ISSN -1413-8972) é um periódico científico vinculado ao Centro Universitário Central Paulista (UNICEP). Publica trabalhos inéditos de instituições nacionais ou internacionais na forma de artigos originais ou artigos convidados, mas diversas áreas do conhecimento (Ciências Biológicas, Exatas, Humanas e Saúde)
Tem como missão contribuir para a disseminação do conhecimento produzido nas diversas áreas
Objetivos:
Produzir publicações que apoiem seus pesquisadores, de maneira que seus trabalhos sejam divulgados e conhecidos na comunidade científica nacional.
Estimular a produção e divulgação de conhecimentos
Promover interações entre os integrantes da comunidade acadêmica, gerando reflexão e debate
Processo de Avaliação dos Manuscritos
Os trabalhos são recebidos por fluxo contínuo e analisados por membros do Conselho Editorial, que podem aprová-los ou não, sugerindo, ainda, alterações caso julgarem necessárias. Desse modo, a aceitação dos trabalhos depende do atendimento às normas da revista e de julgamento feito pelo Conselho Editorial
Leia a norma de submissão.
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Conselho Editorial
Antonio Carlos Vilela Braga (In Memoriam)
Profa. Dra. Danielle Cristina Garbuio
Prof. Dr. Marcelo Ferreira Lourenço
Profa. Dra. Maria Cristina Braga Tagliavini
Administrativo
Valéria Maia
Edição Atual 2024 - Volume 23
Prevalência da disfunção temporomandibular e cervicalgia em professores de ensino superior.
Prevalência da disfunção temporomandibular e cervicalgia em professores de ensino superior
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Principais lesões relacionadas com praticantes de Crossfit
Principais lesões relacionadas com praticantes de Crossfit
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Força muscular dos membros inferiores e equilíbrio postural de idosos sobreviventes da COVID-19 atendidos no âmbito ambulatorial
Força muscular dos membros inferiores e equilíbrio postural de idosos sobreviventes da COV
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Edição 2023 - Volume 22
Poliartrite imunomediada idiopática canina: descrição de um caso
Poliartrite imunomediada idiopática canina descrição de um caso
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Utilização de biovidros na remineralização de lesão em erosão de esmalte revisão de Literatura
Utilização de biovidros na remineralização de lesão em erosão de esmalte-Revisão de Litera
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Uma análise sobre a imparcialidade judicial e sua relação com a teoria da dissonância cognitiva
Uma análise sobre a imparcialidade judicial e sua relação com a teoria da dissonância cogn
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Elaboração e inserção de protocolo de avaliação para área de fisioterapia neuropediátrica com abordagem psicossocial em uma Clínica Escola no interior paulista
Elaboração e inserção de protocolo de avaliação para área de fisioterapia neuropediátrica
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Gestão de custo: estudo de caso do processo de precificação de materiais elétricos
Gestao de custo estudo de caso do processo de precificacao de materiais eletricos
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Edição Especial de TCC - Volume 21
Abordagem clínica, preventiva, e de estadiamento das fases de infecção da leucemia viral felina
Este programa tem por objetivo despertar a vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre os estudantes de graduação dos cursos oferecidos pela UNICEP contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade de ensino dos estudantes dos cursos de graduação.
Além disso, visa contribuir com a formação de recursos humanos para a pesquisa, qualificando estudantes para os programas de pós-graduação e estimulando pesquisadores produtivos a envolverem estudantes dos cursos de graduação nas atividades científica, tecnológica e artístico-cultural.
O estudante poderá participar de um programa de iniciação científica na UNICEP de quatro formas: por meio do Programa Voluntário de Iniciação Científica (PROVIC), pelo Programa Bolsa Apoio Institucional de Iniciação Científica (PROBAIC), pelo Programa de Iniciação Científica com bolsa do CNPq (PIBIC), ou, ainda, por meio do Programa de Iniciação Científica com bolsa da FAPESP.
O programa PIBIC/CNPq abre editais anuais que serão divulgados na comunidade acadêmica com as orientações para a concessão de bolsas de iniciação científica.
Já o programa da FAPESP acontece em fluxo contínuo durante o ano e, para enviar propostas deverão seguidas as orientações descritas no site da Iniciação Científica da FAPESP.
No PROBAIC a instituição fomenta bolsas de iniciação científica, por meio de descontos na mensalidade. Para esta modalidade são abertos editais anuais com a divulgação das orientações e regras para concorrer, divulgados no site.
Leia edital (2023-2024).
ic_edital_probaic_2023-2024
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No PROVIC não há concessão de bolsas e o Programa destina-se aos estudantes que, voluntariamente, desejam ingressar na pesquisa científica, tendo para isso o apoio institucional e orientação de qualidade. Para ingressar no PROVIC, o(a) orientador(a) deverá entregar à Secretária da Direção Geral da UNICEP os seguintes documentos:
Formulário Único Padrão devidamente preenchido e assinado;
ic_formulario-unico-padrao
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Projeto de Pesquisa contendo: Folha de Rosto, Resumo, Introdução, Objetivos, Metodologia, Cronograma e Referências Bibliográficas. Caso a pesquisa envolva seres humanos ou animais, a mesma deverá ser submetida, previamente, ao Comitê de Ética em Pesquisa da UNICEP (CEP ou CEUA);
Currículos Lattes do(a) orientador(a) e do(a) estudante, atualizado no CNPq no ano em curso.
Independente da modalidade de iniciação científica é necessário a entrega de um relatório parcial (após seis meses da vigência da pesquisa) e um relatório final (ao término das atividades) . Ainda, é um compromisso do(a) estudante e de seu(ua) orientador(a) apresentarem o trabalho e seus resultados no Congresso de Iniciação Científica da UNICEP.
O(a) estudante poderá solicitar auxílio para a participação em eventos científicos ou em atividades de pesquisa. A solicitação será analisada para cada proposta, de forma individual, e para solicitá-las deverão ser atendidos os seguintes critérios:
Ser estudante regularmente matriculado(a) a partir do quarto período e não ter dependências;
A participação em eventos científicos deverá estar vinculada à apresentação de trabalho concluído ou em desenvolvimento, por estudantes da UNICEP;
O trabalho a ser apresentado deverá ter sido desenvolvido prioritariamente na UNICEP;
No trabalho a ser apresentado, o(a) estudante-autor(a) deverá constar a sua filiação à UNICEP;
Somente um estudante por trabalho poderá solicitar o auxílio;
O limite de concessão para reuniões no país é de um auxílio por ano, por estudante;
Para eventos no exterior, a concessão ocorrerá a cada 18 meses e em anos não consecutivos, por estudante;
Não ter recebido nenhum apoio externo;
Casos omissos serão analisados individualmente.
Para solicitar o auxílio o(a) docente responsável pelo trabalho deverá enviar a coordenação do CENIP os seguintes documentos:
Formulário para solicitação de auxílios para congressos;
ic_formulario-solicitacao-auxilio-eventos
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Orçamento detalhado das despesas previstas nos termos da orientação específica;
Currículo Lattes atualizado do solicitante, atualizado no CNPq no ano em curso;
Programa do Evento;
Carta Convite ou de aceitação da Comissão Organizadora do Evento;
Cópia do Trabalho a ser apresentado.
Caso o solicitante seja estudante de IC, apresentar documento comprobatório de que é participante de um dos programas:
No retorno, o beneficiado deverá encaminhar à Direção Geral da UNICEP, no prazo máximo de 30 (trinta) dias a contar do retorno, um relatório científico do evento em que participou com apoio institucional, acompanhado da documentação comprobatória.
Bolsas de iniciação científica - PIBIC/CNPq
Aguarde divulgação do próximo edital.
Congressos e Conferências
A UNICEP mantém uma política de promoção de eventos visando o congraçamento e a divulgação de projetos de pesquisa, bem como promover e estimular o espírito científico e de investigação entre docentes, discentes e comunidade. Dentro dessa política, destacam-se os eventos a seguir.
CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – CIC/UNICEP
Em 1996, ocorreu a primeira edição do Congresso de Iniciação Científica da Associação de Escolas Reunidas–ASSER, denominado CIC–ASSER. A partir de 2004, passou a ser Congresso de Iniciação Científica do Centro Universitário Central Paulista–UNICEP, denominado CIC–UNICEP. Desde então, o CIC–UNICEP tem evoluído em seu formato e, fundamentalmente, em sua qualidade, consolidando-se como um importante fórum de divulgação de trabalhos de iniciação científica. O evento é voltado para a difusão da produção científica dos alunos universitários matriculados em cursos de graduação de Instituições de Ensino Superior, públicas ou privadas, nas diversas áreas do conhecimento, onde terão um ambiente propício e estimulante para discutir e divulgar as atividades de pesquisa realizadas em seus programas de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso, estágios, treinamentos e monitorias. A importância do evento está em acreditar na potencialidade dos universitários, dando-lhes oportunidade de troca de conhecimentos e de amadurecimento, na busca pessoal de suas potencialidades e da autoconfiança.
INTRODUÇÃO
O Congresso de Iniciação Científica da UNICEP – CIC UNICEP - acontece anualmente e têm como objetivo divulgar os resultados dos projetos de pesquisa realizados por alunos de graduação da UNICEP, bem como de outras Instituições. Visa também contribuir para o desenvolvimento de competências necessárias à pesquisa acadêmica, promovendo a oportunidade de interação entre pesquisadores de todos os níveis e áreas.
A programação do evento é aberta e gratuita a todos os estudantes, docentes, pesquisadores e público interessado em geral.
Anais do 22º Congresso de Iniciação Científica - CIC 2021:
2021_cenip-cic_anais
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COMISSÃO
Coordenação Geral
Antonio Carlos Vilela Braga (in memoriam)
Oswaldo Aparecido Ienco (in memoriam)
Coordenação Executiva
Marcelo Lourenço
Secretária Executiva
Loreni Bastos Pereira
Comissão Organizadora
Cintia Alessandra Matiucci Pereira
Marcelo Lourenço
Elby Vaz Nascimento
Loreni Bastos Pereira
Valéria Maia
Wesley Peron Seno
Comissão Científica
Profa. Dra. Angélica de Moraes Manço Rubiatti
Profa. Dra. Cintia Alessandra Matiucci Pereira
Profa. Dra. Cristiana de Gaspari Pezzopane
Profa. Dra. Danielle Cristina Garbuio
Profa. Dra. Kamilla Tays Marrara Marmorato
CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISADORES – CONAPE/UNICEP
Em 1997, foi realizado o primeiro Congresso Nacional de Pesquisadores da Associação de Escolas Reunidas–ASSER, denominado CONAPE–ASSER. A partir de 2005, passou a ser Congresso Nacional de Pesquisadores do Centro Universitário Central Paulista–UNICEP, denominado CONAPE–UNICEP. Esse evento tem se firmado como um importante espaço para divulgação de trabalhos de pesquisa que não envolvem alunos de graduação, possibilitando mostrar as pesquisas mais avançadas de todas as áreas do saber. O CONAPE tem por objetivo congregar pesquisadores e outros profissionais das empresas públicas e privadas, envolvidos nas mais diversas áreas do conhecimento, para apresentação e discussão de tecnologias emergentes, bem como as experiências de sucesso no Brasil e no exterior. Também visa a promover a discussão e propor parâmetros de qualidade na formação de profissionais envolvidos nas mais diversas áreas do conhecimento. Destina-se, ainda, a motivar os pós-graduandos a apresentarem suas pesquisas em desenvolvimento.
INTRODUÇÃO
Em 1997 ocorreu a primeira edição do Congresso Nacional de Pesquisadores da Associação de Escolas Reunidas – ASSER, denominado CONAPE-ASSER. A partir de 2005, passou a ser Congresso Nacional de Pesquisadores do Centro Universitário Central Paulista – UNICEP, denominado CONAPE-UNICEP. Este evento tem se firmado como um importante espaço para divulgação de trabalhos de pesquisa que não envolvem alunos de graduação, possibilitando mostrar as pesquisas mais avançadas de todas as áreas do saber.
ANAIS:
2020_1_anais_conape2019
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COMISSÃO
Coordenação Geral
Antonio Carlos Vilela Braga (in memoriam)
Oswaldo Aparecido Ienco (in memoriam)
Coordenação Executiva
Dorival Marcos Milani
Secretária Executiva
Loreni Bastos Pereira
Comissão Organizadora
Cintia Alessandra Matiucci Pereira
Dorival Marcos Milani
Elby Vaz Nascimento
José Eduardo dos Reis
Loreni Bastos Pereira
Maikon Venicius Vidotti
Wesley Peron Seno
Comissão Científica
Profa. Dra. Adriana Freyberger
Profa. Dra. Adriana Leal de Almeida Freire
Profa. Dra. Aldrei Jesus Galhardo Batista
Profa. Dra. Alessandra Campanini Mendes
Profa. Dra. Alessandra Marques da Cunha Lopes
Prof. Dr. Alexandre Kannebley de Oliveira
Profa. Dra. Ana Claudia Figueiredo Rebolho
Profa. Dra. Ana Lúcia Cerávolo
Profa. Dra. Ana Rita Gallo
Prof. Dr. André Serotini
Profa. Dra. Andréa Vanessa Pinto Domeneghini
Profa. Dra. Angélica de Moraes Manço Rubiatti
Prof. Dr. Artur Gouveia Rocha
Profa. Dra. Carla Abrantkoski Rister
Prof. Dr. Christian Alexander Guimarães
Profa. Dra. Cintia Alessandra Matiucci Pereira
Profa. Dra. Cláudia Elisabeth Pozzi
Prof. Dr. Claudio Roberto de Vincenzi
Profa. Dra. Cristiana de Gaspari Pezzopane
Profa. Dra. Cristina Ferro Correa Toniolo
Prof. Dr. Dagoberto Dario Mori
Prof. Dr. Daniel Sivieri Cordeiro
Profa. Dra. Danielle Cristina Garbuio
Profa. Dra. Débora Marques de Almeida Nogueira
Prof. Dr. Décio Gonçalves
Prof. Dr. Dorival Marcos Milani
Prof. Dr. Edmundo Escrivão Filho
Prof. Dr. Edson de Oliveira
Profa. Dra. Eliane Aparecida Campanha Araújo
Profa. Dra. Eliane Portalone Crescenti
Profa. Dra. Elianeide Nascimento Lima
Profa. Dra. Elisabete Figueroa dos Santos
Profa. Dra. Elisabete Gabriela Castellano
Profa. Dra. Elisangela Maria Machado Pratta
Profa. Dra. Elisete Marcia Corrêa
Prof. Dr. Emanuel Almeida de Oliveira
Prof. Dr. Fabiano Candido Ferreira
Prof. Dr. Fabrício Gonçalves Correa
Prof. Dr. Fernando Cesar Bertolani
Prof. Dr. Fransérgio Follis
Prof. Dr. Gabriel Augusto Marques Rossi
Prof. Dr. Gabriel Pedro Alastico
Profa. Dra. Helen Mariana Baldan Cimatti
Profa. Dra. Heloisa Giangrossi Machado Vidotti
Prof. Dr. Hiroshi Tejima
Prof. Dr. Hugo Ribeiro da Silva
Profa. Dra. Ivana Ribeiro de Nardi
Prof. Dr. José Francisco Rodrigues
Prof. Dr. José Paulo de Pizzol Junior
Profa. Dra. Juliana Cristina da Silva
Profa. Dra. Juliana Guedes dos Santos Marconi
Profa. Dra. Juliana Maria Manieri Varandas
Profa. Dra. Juliana Paula de Oliveira
Profa. Dra. Juliana Zantut Nutti
Profa. Dra. Kamilla Tays Marrara Marmorato
Profa. Dra. Kelly Regina Serafim
Profa. Dra. Ketylin Fernanda Migliato Turatti
Profa. Dra. Laíze Guimarães Guaglianoni
Profa. Dra. Laura Borges
Prof. Dr. Leonardo Estevam de Assis Zanini
Profa. Dra. Lídya Beatriz dos Santos
Profa. Dra. Ligia Maria Neira
Profa. Dra. Livia Maria Falconi Pires
Profa. Dra. Luana Carla Pires Verzola
Profa. Dra. Lúcia Helena de Aguiar Vieira
Profa. Dra. Luciana Helena Crnkovic
Prof. Dr. Luis Carlos Trevelin
Prof. Dr. Luís Roberto Paschoal
Prof. Dr. Luiz Eugenio Machado
Prof. Dr. Marcelo De Assumpção Pereira da Silva
Profa. Dra. Marcia Fernanda Martins Dias
Prof. Dr. Márcio Innocentini Guaratini
Prof. Dr. Marco Antonio Pratta
Prof. Dr. Marcos Antonio Gigante
Prof. Dr. Marcos Jacobovitz
Prof. Dr. Marcos Rafael Gusmao
Profa. Dra. Maria Carolina Villani Miguel
Profa. Dra. Maria Heloisa Correa Rodrigues Pedro
Profa. Dra. Maria Sylvia Carvalho de Barros
Prof. Dr. Mario Henrique Arruda Verzola
Prof. Dr. Matheus Mazini Ramos
Prof. Dr. Mauro Masili
Profa. Dra. Michele Varotto Machado
Profa. Dra. Michelle Alexandra Chinelatti
Profa. Dra. Nara Saraiva Bernardi
Prof. Dr. Osvaldo Magno Freixo
Profa. Dra. Rafaela Bortolotti Viera
Prof. Dr. Renato Cassio Soares De Barros
Profa. Dra. Rita de Cassia Oliveira Santana
Profa. Dra. Sandra Maria Leandro
Prof. Dr. Sergio Perussi Filho
Profa. Dra. Silmara Cristina Fanti
Profa. Dra. Silvia Andréia Tesser Viscaino
Prof. Dr. Simar Vieira de Amorim
Profa. Dra. Simone Pereira Casali
Profa. Dra. Stella de Lourdes Garcia
Prof. Dr. Tadeu Orlandi Xavier
Profa. Dra. Tania Regina Tronco
Profa. Dra. Telma Cristina Pichioli de Carvalho
Profa. Dra. Thais Feres Bressan
Prof. Dr. Thiago Taglialatela Cobra
Profa. Dra. Ursula Marcondes Westin
Profa. Dra. Vanessa Nunes de Souza
Prof. Dr. Wellington da Rocha Gouveia
Prof. Dr. Wesley Perón Seno
Prof. Dr. William Marcatti Amaru Maximiano
CICLOS DE CONFERÊNCIAS E SIMPÓSIOS CONTINUADOS
Os Simpósios Continuados fortalecem a difusão científica e a promoção da cultura, além de contribuir para a ampliação do conhecimento e para formação de pesquisadores. É política da UNICEP promover, entre os vários de seus cursos, simpósios e conferências, em forma continuada, durante o ano letivo, para que haja sempre uma atmosfera estimulante e de busca por novos conhecimentos. Visa também dar um caráter temático e específico para as necessidades de cada curso. Por isso, essas atividades são organizadas diretamente pelas respectivas coordenações de cursos para atender suas especificidades e necessidades, deixando o caráter multidisciplinar para o CIC/UNICEP. Com isso, a UNICEP garante aos estudantes um contato permanente com atividades de pesquisa e de investigação, através de um ambiente estimulante a essa atividade.
Resolução nº 001/2005, de 14 de março de 2005.Registro na CONEP/ Comissão Nacional de Ética em Pesquisa pelo ato de 30 de setembro de 2005
Toda pesquisa envolvendo seres humanos deve ser submetida a uma reflexão ética no sentido de assegurar o respeito pela identidade, integridade e dignidade da pessoa humana e a prática da solidariedade e da justiça social.
A análise ética das pesquisas se concretiza nos Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) das instituições não sendo uma mera instância burocrática, mas sim, um espaço de reflexão de condutas éticas, de explicitação de conflitos e de desenvolvimento da competência ética da sociedade. A clara caracterização das pesquisas e a análise de sua validade e aceitabilidade, embasada em conhecimentos prévios que apontem para o benefício e o acompanhamento controlado de seus resultados, de forma sistemática e universal podem trazer ganhos enormes tais como a diminuição do número de pessoas desnecessariamente expostas a procedimentos inúteis ou danosos e, acima de tudo, a clara compreensão da relação risco / benefício de novos procedimentos propostos.
Os CEPs desempenham um papel central, não permitindo que nem pesquisadores nem patrocinadores sejam os únicos a julgar se seus projetos estão de acordo com as orientações aceitas. Dessa forma, seus objetivos são proteger os sujeitos das pesquisas de possíveis danos, preservando seus direitos e assegurando à sociedade que a pesquisa vem sendo feita de forma eticamente correta.
Os membros dos CEPs devem ter total independência na tomada das decisões no exercício das suas funções, mantendo sob caráter confidencial as informações recebidas. Deste modo, não podem sofrer qualquer tipo de pressão por parte de superiores hierárquicos ou pelos interessados em determinada pesquisa. Devem isentar-se de envolvimento financeiro e não devem estar submetidos a conflito de interesse.
Finalmente, o CEP contribui para a qualidade das pesquisas e para a discussão do papel da pesquisa no desenvolvimento institucional e no desenvolvimento social da comunidade. Ele contribui ainda para a valorização do pesquisador que recebe o reconhecimento de que sua proposta de pesquisa é eticamente adequada.
Roteiro para apresentação de informações relacionadas aos termos de consentimento livre e esclarecido após a execução da pesquisa
Roteiro para apresentação dos TCLE após execução pesquisa
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O que é CEP?
Qualquer pesquisa envolvendo seres humanos deverá ser submetida à apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa - CEP.
1 - As instituições nas quais se realizem pesquisas envolvendo seres humanos deverão constituir um ou mais CEP, conforme suas necessidades.
2 - Na impossibilidade de se constituir o CEP, a instituição ou o pesquisador responsável deverá submeter o projeto à apreciação do CEP de outra instituição, preferencialmente dentre os indicados pela Comissão de Ética em Pesquisa (CONEP/MS).
3 - A organização e criação do CEP será da competência da instituição, respeitadas as normas, assim como as condições mínimas para o seu funcionamento.
4 - O CEP deverá ser constituído por colegiado com número não inferior a 07 (sete) membros. Sua constituição deverá incluir a participação de profissionais da área de saúde, das ciências exatas, sociais e humanas, incluindo, por exemplo, juristas, teólogos, sociólogos, filósofos, bioeticistas e, pelo menos, um membro da sociedade representando os usuários da instituição. Poderá variar na sua composição, dependendo das especialidades da instituição e das linhas de pesquisa a serem analisadas.
5 – O CEP terá sempre caráter multi e transdisciplinar, não devendo haver mais que a metade de seus membros pertencentes à mesma categoria profissional, participando pessoas dos dois sexos. Poderá ainda contar com consultores “ad hoc”, pessoas pertencentes ou não à instituição, com a finalidade de fornecer subsídios técnicos.
6 - No caso de pesquisas em grupos vulneráveis, comunidades e coletividades, deverá ser convidado um representante, como membro “ad hoc” do CEP, para participar da análise do projeto específico.
7 - Nas pesquisas em população indígena deverá participar um consultor familiarizado com os costumes e tradições da comunidade.
8 - Os membros do CEP deverão se isentar de tomada de decisão, quando diretamente envolvidos na pesquisa em análise.
9 - A composição de cada CEP deverá ser definida a critério da instituição, sendo pelo menos metade dos membros com experiência em pesquisa, eleitos pelos seus pares. A escolha da coordenação de cada Comitê deverá ser feita pelos membros que compõem o colegiado, durante a primeira reunião de trabalho. Será de três anos a duração do mandato, sendo permitida uma recondução consecutiva.
10 - Os membros do CEP não poderão ser remunerados no desempenho desta tarefa, sendo recomendável, porém, que sejam dispensados nos horários de trabalho do Comitê das outras obrigações nas instituições às quais prestam serviço, podendo receber ressarcimento de despesas efetuadas com transporte, hospedagem e alimentação.
11 - O CEP reunir-se-á, ordinariamente, uma vez por mês e extraordinariamente, quando convocado pelo Coordenador, ou a requerimento da maioria de seus membros.
o CEP instalar-se-á e deliberará com a presença da maioria simples dos seus membros, devendo ser verificado o “quorum” em cada sessão antes da votação.As deliberações tomadas “ad referendum” deverão ser encaminhadas ao Plenário do CEP para deliberações desta, na primeira sessão seguinte, desde que a matéria tenha sido apreciada ao menos uma vez pelo CEP.As votações serão nominais e as deliberações serão tomadas por maioria simples dos presentes.O Comitê poderá contar, ainda, com consultores “ad hoc”, pertencentes ou não às instituições referidas neste artigo, com a finalidade de fornecer subsídios técnicos, para as suas decisões.
12 - A sequência das reuniões do CEP será a seguinte:
Abertura dos trabalhos pelo Coordenador e, em caso de sua ausência, pelo Vice-Coordenador;
Verificação de presença e existência de “quorum”;
Votação da ata da reunião anterior;
Leitura e despacho do expediente;
Ordem do dia compreendendo leitura, discussão e votação dos pareceres;
Comunicações breves e franqueamento da palavra.
13 - Atuação do CEP:
A revisão ética de toda e qualquer proposta de pesquisa envolvendo seres humanos não poderá ser dissociada da sua análise científica. Pesquisa que não se faça acompanhar do respectivo protocolo não deve ser analisada pelo Comitê.Cada CEP deverá elaborar suas normas de funcionamento, contendo metodologia de trabalho, a exemplo de: elaboração das atas; planejamento anual de suas atividades; periodicidade de reuniões; número mínimo de presentes para início das reuniões;prazos para emissão de pareceres; critérios para solicitação de consultas de experts na área em que se desejam informações técnicas; modelo de tomada de decisão, etc.
O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Centro Universitário Central Paulista, criado pela Resolução nº 001/2005, de 14.03.2005. Foi constituído conforme Resoluções números 002/2005, de 15.03.2005; 006/2005 de 13.10.2005; 007/2005 de 23.02.2006 e 001/2008, de 25.02.2008 e 002/2008, de 30.06.2008.
O registro do CEP foi aprovado pela CONEP/Comissão Nacional de Ética em Pesquisa em reunião realizada no dia 30.09.2005. A renovação do registro foi aprovada pelo CONEP em 9 de agosto de 2018.
Coordenadora: Kamila Tays Marrara Marmorato
Vice-Coordenador: Danielle Cristina Garbuio
Composição atual:
Composição 2023_2024 II
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Calendário de Reuniões - Aprovado pelo CEP em 26/02/2024:
1º SEMESTRE 2024 - Horário das reuniões: 17:00h
Janeiro – recesso
Fevereiro dia 26 – 2º feira
Março dia 25 – 2º feira
Abril dia 29 – 2º feira
Maio dia 27 – 2º feira
Junho dia 24 – 2º feira
2º SEMESTRE 2024 - Horário das reuniões: 17:00h
Julho – Recesso
Agosto dia 05 – 2º feira
Agosto dia 26 – 2º feira
Setembro dia 30 – 2º feira
Outubro dia 28 – 2º feira
Novembro dia 25 – 2º feira
Dezembro dia 09 – 2º feira
Roteiro para apresentação de informações relacionadas aos termos de consentimento livre e esclarecido após a execução da pesquisaDocumentos Exigidos
O protocolo de pesquisa a ser encaminhado ao CEP consiste dos seguintes documentos. Cada um tem suas razões para sua solicitação, de acordo com a Res. CNS Nº 466/2012.
Autorização de coleta de dados (anexar na Plataforma Brasil como declarações diversas);
Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) , elaborado de acordo com a Res. CNS Nº 466/2012.
2021_cep_modelo-tcle
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Em pesquisas realizadas através da aplicação de questionários, o TCLE deve assegurar ao sujeito da pesquisa o direito de recusar-se a responder as perguntas que ocasionarem constrangimentos de qualquer natureza.
Termo de Assentimento - Utilizado quando o sujeito da pesquisa for criança ou adolescente (7 - 18 anos);
22-10_comite-de-etica_assentimento
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Trabalho Completo - Projeto de Pesquisa contendo: Resumo, Introdução, Objetivos, Metodologia, Cronograma e Referências Bibliográficas (anexar na Plataforma Brasil como outros);
Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para pesquisas com pessoas juridicamente incapazes, analfabetos, analfabetos funcionais ou portadores de deficiência auditiva, visual ou motora;
Considerando a importância de difundir o conhecimento, a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) desenvolve o Projeto de Qualificação de Comitês de Ética em Pesquisa (CEP).
Trata-se de uma ação de ensino/aprendizagem conjunta da Conep e do Ministério da Saúde, com parceria do PROADI-SUS (Hospital Moinhos de Vento), que objetiva educar e promover o reconhecimento (parceria) entre os dois componentes do Sistema: CEPs e Conep/CNS.
Os módulos EaD do Projeto de Qualificação são autoinstrucionais e independentes. Isso significa que cada pessoa poderá seguir o seu próprio ritmo no desenvolvimento das atividades previstas e que a conclusão de cada módulo resultará em uma certificação específica.
À medida que novos módulos forem produzidos, a Conep atualizará seus canais de comunicação (Plataforma Brasil, redes sociais, site etc.) para divulgar aos CEP e demais interessados a disponibilização dos novos conteúdos.
Atualmente, os módulos disponíveis são:
Histórico do Sistema CEP/Conep;
Procedimentos administrativos dos CEPs;
Marcos regulatórios do Sistema CEP/Conep;
Procedimentos operacionais da Plataforma Brasil;
Documentos obrigatórios em protocolos de pesquisa;
Campus da Miguel Petroni – Módulo A2 – Sala do CENIP – Centro Integrado de Pesquisa.Rua Miguel Petroni, nº 5111 – Bairro: Jd. CentenárioCEP 13563-470 - São Carlos - SP
Funcionária Administrativa do CEP:Valéria Maia Freitas
Telefone/FAX: (16) 3362-2111
Horário de Atendimento ao PúblicoSegunda-feira a sexta-feira: 17:00 às 20:00
Introdução
O uso de animais em pesquisas sempre esteve presente na história da ciência e por este motivo, faz-se necessária a criação de normas e regulamentações sobre o uso de animais em pesquisas experimentais, em especial com o objetivo de evitar abusos, usos indevidos e maus tratos.
Em 2008, foram sancionadas a Resolução nº 879/08 do Conselho Federal de Medicina Veterinária e a Lei Federal nº 11.794/2008 (conhecida como Lei Arouca em homenagem ao autor do seu esboço, o deputado Sérgio Arouca), que regulamentam o uso de animais, abrindo um novo capítulo no ensino e na pesquisa científica do Brasil.
Na Lei Arouca, estabeleceu-se a criação do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA), responsável por credenciar instituições que criam, mantêm e/ou utilizam animais destinados a fins científicos, e estabelecer normas para o uso humanitário e cuidados devidos com os animais de experimentação.
Ainda de acordo com a Lei 11.794/2008, é condição indispensável que as instituições com atividades de ensino ou pesquisa com animais constituam suas próprias Comissões de Ética no Uso de Animais (CEUA) e que devidamente cadastradas, atuem como órgãos consultores, fiscalizadores e educadores nas atividades de ensino e pesquisa envolvendo animais.
No Centro Universitário Central Paulista (UNICEP) a Comissão de Ética no Uso de Animais – CEUA/UNICEP foi constituída pela Resolução CONSEPE 008/2008, de 08 de março de 2008 e sua última atualização foi em 2023 (Resolução CONSEPE UNICEP 002/2023). Esta comissão tem como atribuições receber e analisar os aspectos éticos dos protocolos de ensino e pesquisa do UNICEP e de outras instituições de ensino/pesquisa, tendo como base, os princípios éticos na experimentação animal e os pressupostos estabelecidos nas regulamentações.
A CEUA/UNICEP é composta de médicos veterinários, biólogos, docentes e pesquisadores nas áreas de ciências biológicas e da saúde e representante da sociedade protetora de animais e seus membros atuam de modo independente e não remunerada.
As reuniões ordinárias da CEUA/UNICEP ocorrem, semestralmente, conforme cronograma quando os protocolos submetidos são distribuídos aos relatores, sendo apreciados e votados os pareceres na reunião subsequente.
Regimento da Comissão de Ética no Uso dos Animais do UNICEP (CEUA/UNICEP)
23-01_ceua_regimento-interno
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Informações Complementares
Composição 2023-2025
COORDENADOR:
Prof. Dr. Fabricio Gonçalves Correa (médico veterinário)
Profa. Dra. Mara Lucia Gravinati (Médica veterinária)
Prof. Dr. Alexandre Kannebley de Oliveira (Biólogo)
Profa. Ms. Ariane Rico Gomes (Psicóloga)
Profa. Ms. Patrícia Tamae (Dentista)
REPRESENTANTE SOCIEDADE PROTETORA ANIMAIS
Lea Chapaval
ADMINISTRATIVO:
Valéria Maia
Como submeter um protocolo à CEUA-UNICEP
Projetos de pesquisa envolvendo animais
O pesquisador deve enviar os documentos abaixo para o e-mail do CEUA com o título 'Protocolo CEUA [Nome de Pesquisador]':
Formulário para Solicitação e Autorização de Uso de Animais em Experimentação preenchido e assinado
23-01_ceua_modelo-formulario-pesquisa
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Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para Animais mantidos dentro de Instituição de Ensino e Pesquisa ou Estudos Conduzidos com Animais Domésticos mantidos fora de Instalações de Instituições de Ensino ou Pesquisa Científica - Termo de Consentimento;
Projeto de pesquisa contendo as informações que a CEUA/UNICEP deverá levar em consideração:
Relevância da pesquisa e necessidade da utilização de animais;
Detalhamento dos métodos de inoculação, coletas, cirurgias e eutanásia;
Cronologia dos experimentos e desenho dos protocolos;
Experiência da equipe na experimentação animal;
Liberação oficial do IBAMA quando for o caso;
Métodos de descarte da carcaça, tecido ou resíduos, quando for o caso.
Protocolos para uso de animais em aulas práticas
Devem ser submetidos no semestre antecedente à aplicação da(s) referida(s) aula(s) um e-mail do CEUA com título Protocolo Aula CEUA (Nome do Professor) com os documentos:
Formulário Unificado para Solicitação de Autorização para uso de Animais em Ensino ou Desenvolvimento de Recursos Didáticos preenchido e assinado, descrevendo e justificando o uso pretendido.
23-01_ceua_modelo-formulario-ensino
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Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para Animais mantidos dentro de Instituição de Ensino e Pesquisa ou Estudos Conduzidos com Animais Domésticos mantidos fora de Instalações de Instituições de Ensino ou Pesquisa Científica - Termo de Consentimento;
Plano de Ensino, Ementa ou Programa da disciplina em que a aula prática será ministrada.
IMPORTANTE
O Trâmite para emissão da primeira análise pela CEUA/UNICEP pode levar até 60 (sessenta) dias, entre submissão, entrega ao relator, análise, emissão e aprovação do parecer na assembleia. Portanto leve isso em consideração se precisar do credenciamento da CEUA/UNICEP para a liberação de bolsas ou auxílios de pesquisa nos órgãos de fomento ou instituições parceiras, se antecipando na submissão do seu projeto.
Utilize o Adendo ou Modificação a ser executada na Metodologia Original para solicitar à CEUA/UNICEP alteração, adição ou, exclusão de informações de projetos já aprovados.