a) Tipo: Bacharelado em Psicologia
b) Modalidade: Presencial
c) Local da Oferta: Rua Miguel Petroni, 5111, São Carlos/SP
d) Carga Horária Total do Curso em horas de 60 minutos: 4113 horas
e) Turno Diurno: 60 vagas por ano
Tempo mínimo para integralização: 10 semestres
Tempo máximo para integralização: 20 semestres
f) Turno Noturno: 60 vagas por ano
Tempo mínimo para integralização: 10 semestres
Tempo máximo para integralização: 20 semestres
g) Número total de vagas: 120 vagas por ano
Portaria nº 1106, de 19/12/2008, Publicado no D.O.U nº 248, Seção 1, p. 19, em 22/12/2008.
Portaria nº 265 de 03/04/2017, Publicado no D.O.U nº 65, Seção I, p página 45, em 04/04/2017
a) Objetivo Geral
Formar profissional com as competências e habilidades requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, 2011, para atuar em diferentes contextos das áreas de saúde e educação, dentro dos mais altos padrões da ética e bioética, evidenciando seu compromisso com a prática profissional fundamentada na avaliação, sistematização e adoção da conduta mais adequada, de acordo com evidências científicas;
b) Objetivos Específicos
Edna Aparecida Cursino Silveira
Titulação: Mestre
E-mail: eacursino@gmail.com
Fone: 16 3362-2111 / Ramal 2185
ENTRE EM CONTATO COM A COORDENAÇÃO E TIRE SUAS DÚVIDAS.
a) Áreas de Atuação
O curso Bacharelado em Psicologia, oferecido pelo UNICEP, habilita o profissional a atuar nas seguintes áreas descritas na Resolução 13/2007 do Conselho Federal de Psicologia.
b) Opções de Empregabilidade
As Diretrizes Curriculares para Cursos de Graduação em Psicologia apontam como competências básicas do Psicólogo:
Estas competências, básicas, apoiam-se no desenvolvimento das habilidades de:
Para alcançar seu objetivo de formar Psicólogos que possam atuar em diversos contextos nos quais se desenvolvam processos de promoção de saúde e cidadania e nos quais se busque através de processos educativos garantir às pessoas o exercício da cidadania, através da atuação sustentada pelo desenvolvimento das habilidades e competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (Resolução CNE/CES, 5/2011), o curso de Psicologia da UNICEP implementou conteúdos curriculares que garantem uma formação básica, pluralista e sólida. Esta formação é concretizada através da oferta de atividades comprometidas com a análise de diferentes sistemas psicológicos, em termos da concepção de homem que sustenta seus principais conceitos, instrumentos de estudo, investigação e intervenção, possibilitando a reflexão da ampla gama de questões científicas e sociais que envolvem a atuação do psicólogo.
Considerando as mudanças ocorridas, nas duas últimas décadas, os conteúdos curriculares contemplam práticas emergentes e discutem a atuação clínica em novos contextos; a ampliação do campo de atuação da psicologia da saúde; a mudança do foco sobre os problemas de aprendizagem para a atuação visando à melhoria das condições de ensino e do ambiente escolar, e a atuação na área organizacional incorporando aos processos de recrutamento e seleção, a questão da saúde do trabalhador.
Os conteúdos curriculares habilitam o aluno a enfrentar com seriedade e competência uma diversidade de desafios, ao evidenciar para o aluno a importância da formação e atuação interdisciplinar. A integração teoria-prática se dá através do envolvimento ativo do aluno com problemas vivenciados pela população e para os quais os referenciais teóricos da psicologia podem contribuir, através da análise contextualizada dos mesmos e do desenvolvimento de intervenções, através tanto de atividades práticas das disciplinas quanto dos estágios supervisionados básicos e profissionalizantes. Os conteúdos do Núcleo Comum estão sequenciados, integrando verticalmente conteúdos de processos psicológicos básicos dos mais simples aos mais complexos. No início do curso são oferecidos conteúdos relacionados aos Fundamentos epistemológicos e históricos, teórico-metodológicos e de interfaces com campos afins do conhecimento. A partir do 4º semestre as disciplinas abordam conteúdos relacionados aos Procedimentos para a investigação científica e a prática profissional, além de Práticas profissionais.
As disciplinas do Núcleo Comum estão integradas com as disciplinas do Núcleo Específico de forma a ampliar a percepção do aluno quanto à diversidade de aspectos presentes no contexto físico, social e cultural no qual o indivíduo está inserido, enriquecendo sua formação, tanto acadêmica quanto prática. O Núcleo Específico compreende os conteúdos e habilidades de formação específica do profissional psicólogo e das ênfases, e engloba um conjunto de disciplinas relacionadas às atividades de Psicodiagnóstico, de atuação na área organizacional, e de atuação em contextos das áreas da saúde e educação. O conteúdo programático das disciplinas foi definido visando oferecer a fundamentação teórica e prática para atuação nos estágios específicos, que, além de ampliar o leque de possibilidades de atuação em diferentes contextos de saúde e/ou educação, enriqueça a mesma.
Disciplinas optativas ligadas aos diferentes contextos de atuação nas áreas de saúde e educação são oferecidas para o aprofundamento dos conteúdos e das práticas específicas.
A Estrutura curricular do Curso de Psicologia, em atendimento às Diretrizes Curriculares Nacionais (Resolução CNE/CES, 5/2011), engloba um Núcleo Comum à formação no País, e um Núcleo Específico que é o conjunto de atividades que possibilitará ao aluno o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para atuar nos contextos de saúde ou educação, áreas definidas como ênfases do curso. As disciplinas do núcleo básico e especifico totalizam carga horária de 3.300 horas, e estão integradas de forma a evidenciar para o aluno a importância da compreensão da atividade humana em suas interfaces com os fenômenos físicos, biológicos, sociais e culturais, ou seja, a importância de uma formação interdisciplinar e da atuação em equipe inter e multidisciplinar.
A interdisciplinaridade está contemplada na oferta de disciplinas e estágios que buscam integrar os conteúdos de áreas afins e as diferentes formas de atuação inter e multidisciplinar. Os estágios supervisionados programados para os níveis básico e específico, com carga horária respectiva de 240 horas e 480 horas, visam à inserção do graduando em diferentes contextos institucionais e sociais das áreas da saúde e educação. A integração teoria-prática se dá através das atividades desenvolvidas nos estágios supervisionados e discutidas tanto nas supervisões dos mesmos quanto nos seminários de Tópicos Básicos em Psicologia IV, V e VI e Tópicos Avançados em Psicologia I, II, III e IV.
A estrutura curricular contempla, também, o cumprimento de 133 horas de Atividades Complementares, as quais tem possibilitado aos alunos vivenciarem experiências de ensino, pesquisa e extensão que permitem a flexibilização do currículo e o enriquecimento de sua formação acadêmico-profissional. As atividades de pesquisa são realizadas como atividades práticas de diversas disciplinas, não se restringindo às disciplinas de fundamentos metodológicos, trabalho de Conclusão de Curso I e II e aos programas de iniciação cientifica.
A Matriz Curricular do Curso de Graduação Bacharelado em Psicologia segue as Diretrizes Curriculares do Curso (DCN), baseada na Resolução CNE/CES nº 5, de 15 de Março de 2011, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Psicologia. O gráfico 1 mostra o perfil de formação.
As Diretrizes Curriculares Nacionais determinam que definidas as ênfases do Curso de Psicologia seja definido um subconjunto de competências e habilidades, dentre aquelas que integram o domínio das competências gerais do psicólogo, como escopo de cada ênfase.
Deste modo, o aluno que optar pela ênfase Psicologia e Processos de Promoção de Saúde e Cidadania estará capacitado para:
O aluno que optar pela ênfase Psicologia e Processos Educativos na Promoção da Cidadania estará apto a:
Neste laboratório são executados experimentos, com ratos da raça wistar, para demonstrar conceitos da análise experimental do comportamento, tais como: reforço, aquisição e extinção do comportamento. Em prédio anexo fica o Biotério, onde são mantidos os animais utilizados nos experimentos. O laboratório está disponível para agendamento de segunda à sexta-feira, nos horários das 08h às 12h e das 14h ás 18h, e aos sábados das 08h às 12h. O agendamento deve ser efetuado junto ao técnico do laboratório. No Laboratório são adotados os padrões éticos para fins científicos e didáticos definidos pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal – CONCEA
Localizado no bloco B2, sala 2, o Laboratório de Dinâmicas de Grupo é utilizado para atividades grupais desenvolvidas nas disciplinas de Metodologia Cientifica, Dinâmica de Grupo, Orientação Profissional e em intervenções grupais realizadas em estágios obrigatórios supervisionados. Para utilização do laboratório os alunos ou o docente responsável pelas atividades devem agendar os horários junto às estagiárias do laboratório.
Serviço Escola de Psicologia-UNICEP No Serviço Escola de Psicologia são planejadas e organizadas as atividades de estágios supervisionados, nas áreas de saúde e educação. A Profa Me Edilaine Helena Scabello é a profissional que responde junto ao Conselho Regional de Psicologia como responsável técnica pelo Serviço.
Os estágios supervisionados são realizados em instituições existentes na Comunidade de São Carlos e Região tendo em vista as concepções teóricas e metodológicas do curso. Em atendimento à demanda por atendimentos clínicos são desenvolvidos atendimentos psicológicos individuais ou grupais, para todas as faixas etárias, nas abordagens analítica, psicanalítica, cognitiva comportamental e comportamental. As atividades desenvolvidas, pelos alunos, no Serviço Escola de Psicologia são acompanhadas sistematicamente por psicólogos, docentes vinculados à UNICEP. Para se inscrever no Serviço Escola de Psicologia o aluno deve atender aos requisitos descritos no Regulamento de Estágio.
O Serviço Escola de Psicologia funciona das 07h às 19h, de segunda à sexta-feira. O acesso aos serviços prestados pelo Serviço Escola de Psicologia é viabilizado através de busca espontânea do próprio usuário ou mediante o encaminhamento de serviços existentes na comunidade e/ou na UNICEP. O planejamento do espaço do Serviço Escola evidencia a preocupação com a acessibilidade (rampas de acesso e sanitários) e com as condições de anonimato e sigilo, princípios éticos fundamentais ao exercício profissional do psicólogo.
A Biblioteca do Campus II, Miguel Petroni, funciona de segunda a sexta-feira das 7 às 22 horas e no sábado das 8 às 17 horas. Oferece aos usuários espaços para estudos individuais e em grupo, espaço com terminais de consulta ao acervo, sala de Multimídia com seis terminais com acesso à internet e impressora e uma Videoteca. O Acervo que está todo informatizado por meio de base de dados e também via internet, pode ser consultado, 24 horas por dia, bastando acessar www.unicep.edu.br/biblioteca. O usuário tem livre acesso às estantes, franqueada a toda comunidade de São Carlos e região, sendo permitida a consulta de qualquer material do acervo nas salas de leitura e estudos. O empréstimo domiciliar é facultado mediante prévia solicitação. O acervo de livros possui os títulos listados nas Referências Básicas e Complementares dos Planos de Ensino das disciplinas do 1º ao 10º semestre do curso de Psicologia. O acervo de periódicos é formado por coleções de títulos científicos e de áreas correlatas. A biblioteca oferece o serviço COMUT (Comutação Bibliográfica) pelo site www.ibict.br, e para intercâmbio entre bibliotecas, o usuário pode consultar e solicitar na integra materiais disponíveis pelo site www.bireme.br, sendo que alunos e docentes podem acessar gratuitamente o portal de Periódicos CAPES.
Para operacionalização das atividades do curso de PSICOLOGIA foram disponibilizadas 05 salas de aulas, Laboratórios de Informática e Anatomia, uma Brinquedoteca, além de laboratórios específicos para o curso: Laboratório de Psicologia Experimental, Laboratório de Dinâmica de Grupo e Serviço Escola de Psicologia.
O Campus II, Miguel Petroni, dispõe de 101 salas para atender a demanda de aulas teóricas dos diferentes cursos de graduação e de tecnologia ofertados pela instituição, além de todas as demais atividades de pós graduação e extensão. Todas as salas possuem uma boa acústica, ventilação natural e ventiladores industriais fixos com baixo nível de ruído para garantia de conforto térmico, lousas amplas quadriculadas, telas de retroprojeção retráteis fixas, e carteiras estofadas para assegurar excelentes condições de conforto. As salas de aula ocupadas pelo curso de Psicologia são bem dimensionadas e acomodam com conforto 60 alunos, que é o número de vagas autorizadas para o curso diurno e noturno. Todas as salas ocupadas pelo curso contam com aparelho Datashow fixo.
O curso de Psicologia utiliza os laboratórios 03 e 04, localizados no Bloco A5, por serem equipados respectivamente com 31 e 32 computadores conectados a internet.
O Laboratório de Anatomia do Centro Universitário Central Paulista apresenta uma diversidade de materiais sintéticos e orgânicos para atender as demandas do curso de Psicologia e os demais cursos da área da saúde.
Equipada com materiais lúdicos diversos para uso em disciplinas e estágios oferecidos aos alunos dos cursos de Psicologia e Pedagogia.
O corpo docente do curso de Psicologia é composto por 20 profissionais, sendo que 95% possuem titulação obtida em Programas de Pós-graduação stricto sensu e 5% titulação obtida em pós-graduação lato sensu.
Em atendimento às Diretrizes Curriculares para o Curso de Psicologia, instituídas pela Resolução CNE/CES 5/2011, os estágios supervisionados estão programados para os níveis básico e específico visando o desenvolvimento de práticas em diferentes contextos de atuação do psicólogo.
Oferecido aos alunos nos 4o, 5o e 6o semestres, os Estágios Básicos possuem carga horária total de 240 horas. As ações desenvolvidas durante o estágio básico ganham em nível de complexidade ao longo dos três semestres, com o aluno aprendendo a responsabilizar-se progressivamente por tarefas cada vez mais complexas.
Os Estágios Específicos são cursados nos dois últimos anos do curso, e se caracterizam pelo desenvolvimento de habilidades específicas ao perfil de formação do psicólogo que vai atuar em contextos de saúde ou da educação. Com carga horária semestral de 120 horas, totalizam ao final do 10o semestre 480 horas.
A supervisão dos estágios é realizada por docentes do curso, mas a co-supervisão pode ser realizada por psicólogo vinculado às instituições conveniadas desde que ele possua registro ativo no CRP e tenha parecer favorável do Colegiado de Curso.
O Regulamento de Estágio estipula que para cursar o estágio supervisionado o aluno regularmente matriculado no curso de PSICOLOGIA não pode apresentar mais que duas dependências ou disciplinas não cursadas, em períodos anteriores ao semestre em que cursará o estágio.
As Diretrizes para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Graduação em Psicologia estão contempladas no
Programa do MEC destinado a financiar a graduação no Ensino Superior de estudantes que não têm condições de arcar com os custos de sua formação, regularmente matriculados em instituições particulares cadastradas no Programa e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. *Exceto Curso de Odontologia.
Programa do Governo do Estado de São Paulo, que concede bolsa integral a alunos matriculados nas IES em troca de trabalho nas escolas estaduais aos finais de semana. *Exceto Curso de Odontologia.
O programa visa a apoiar os alunos que apresentam carência sócio-econômica e disponibilidade para prestar serviços em diversos setores da instituição. O aluno recebe uma bolsa estudo/estágio na UNICEP, sem prejuízo de suas atividades acadêmicas. O termo de compromisso é válido por seis meses, podendo ser renovado de acordo com a indicação e/ou solicitação do setor assistido. *Exceto Curso de Odontologia.
Seleção por meio de prova elaborada por professor da área. O aluno com o melhor aproveitamento na prova é selecionado para dar monitoria na disciplina, cumprindo uma carga horária de 10 horas semanais. (Exigência: o aluno deve ter cursado e sido aprovado na disciplina). *Exceto Curso de Odontologia.
A UNICEP mantém convênio com várias empresas e órgãos públicos da região com intuito de beneficiar os colaboradores e funcionários de tais instituições concedendo descontos nas mensalidades. Consulte-nos para saber se a empresa ou órgão público em que trabalha possui convênio conosco e aproveite esta oportunidade. *Exceto Curso de Odontologia.
TRANSFERÊNCIA: Você que está estudando em outra instituição de ensino superior e está em dia com suas mensalidades, tem a possibilidade de transferir seu curso para UNICEP pagando o mesmo valor que está pagando na outra IES ou obter desconto de até 30% nas mensalidades. (sujeito à análise de vagas, documentação acadêmica e comprovação do valor da mensalidade). *Exceto Curso de Odontologia.
A UNICEP concede bolsas parciais de 50% de desconto para alunos graduados em universidades públicas e para egressos da própria UNICEP e, de 30% para egressos de outras instituições de ensino superior privadas, que desejarem cursar sua 2ª graduação conosco. (Válidos para ingressantes em 2017). *Exceto Curso de Odontologia.
Será concedido automaticamente desconto nas mensalidades até o final do curso para os alunos que se matricularem em cursos superiores relacionados pela UNICEP no início de cada ano, de acordo com demandas específicas. Caso tenha interesse, entre em contato conosco e obtenha a relação dos cursos e descontos previstos. *Exceto Curso de Odontologia.
Esgotadas todas as possibilidades citadas acima, o SETOR DE RELACIONAMENTO DISCENTE, após receber as solicitações de desconto, considerando a carência econômica e o desempenho acadêmico do aluno realiza uma análise e apresenta parecer para a Mantenedora, que poderá conceder descontos no valor da mensalidade de até 30%. Semestralmente a UNICEP fixará edital com a quantidade de bolsas parciais a serem concedidas, de acordo com os cursos e turmas em andamento, bem como cronograma estabelecido para o processo de concessão.
Para renovação do benefício o aluno não poderá ter qualquer dependência acadêmica.
OBS.: Os benefícios não são cumulativos. Preponderará o maior desconto.
Para mais informações:
Setor de Relacionamento Discente
Telefone: (16) 3362-2111 ramal 2118
Secretaria