Dados Gerais
Dados Legais
LEGISLAÇÃO BÁSICA
Legislações referentes à criação, autorização, reconhecimento e reconhecimento do curso. Os dados legais de funcionamento e reconhecimento estão listados abaixo:
Dados da autorização: Resolução CONSEPE nº 003/2002, de 23/09/2002
Dados do reconhecimento: Portaria SERES/MEC Nº 22, DE 12 DE MARÇO DE 2012, publicado no DOU em 16/03/2012
Reconhecimento: Portaria SERES/MEC Nº 22, DE 12 DE MARÇO DE 2012, publicado no DOU em 16/03/2012
Duração: 4 anos diurno e 4 anos noturno
Numero de Vagas: 60 Diurno e 60 Noturno
ENADE: CPC: 3 IGC 4
Selo do Guia do Estudante: Três Estrelas
O curso de Biomedicina da UNICEP possui conteúdo curricular no sentido de contemplar as várias possibilidades de atuação profissional do biomédico, utilizando-se de estratégias pedagógicas que desenvolvam os conhecimentos indispensáveis à formação de um profissional que se enquadra com o mercado de trabalho. A UNICEP, através de seus professores busca formar Biomédicos com uma visão global, tanto técnico-científica quanto comportamental do estudo da saúde, da doença e da interação do homem com o meio ambiente, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo a atuação à realidade em benefício da sociedade.
O curso de Biomedicina é cada vez mais procurado em virtude do crescimento do mercado e da evolução tecnológica. Novas alternativas são integradas nas áreas de saúde e biotecnologia, o que capacita o Biomédico a ocupar cargos em centros de pesquisa, universidades, indústrias, exercício de atividades referentes às Análises Ambientais, produção e comercialização de produtos de diagnósticos, Bioengenharia, Reprodução Humana, Banco de Sangue, Saúde Pública, Análises Bromatológicas, Patologia, Citologia Oncológica, Acupuntura, Biologia Molecular, Microbiologia de Alimentos, Radiologia e Imagenologia.
ENADE:
Legislações referentes ao curso DCNs - Pareceres e Resoluções
Legislações que regula a profissão que o curso habilita a exercer
Seguindo as diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de graduação em Biomedicina1 o currículo estará voltado ao profissional biomédico com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Capacitado enfaticamente ao exercício de atividades referentes à Análises Clínicas, porém com conhecimento técnico-científico e perfil para atuar nas demais 32 especialidades ou habilitações as quais a profissão contempla. Desta forma, o egresso do Curso de Biomedicina do UNICEP deverá ser capaz de atuar, além da Análises Clínicas, no enorme leque de competências e habilidades (após curso de especialização) descritas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de graduação em Biomedicina, das quais se destacam:
I. Biomédico, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Capacitado ao exercício de atividades referentes às análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises bromatológicas, análises ambientais, bioengenharia e análise por imagem, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.
II. Biomédico com Licenciatura em Biomedicina capacitado para atuar na Educação Básica e na Educação Profissional em Biomedicina. Desde o início do curso de Biomedicina, o aluno deve ser motivado à aprendizagem teórico-prático necessária para exercício da profissão, envolvendo-se em atividades de extensão, em iniciação científica e em estágios nas diversas áreas de sua formação.
A formação do biomédico deverá atender ao sistema de saúde vigente no país, a atenção integral da saúde no sistema regionalizado e hierarquizado de referência e contra referência e o trabalho em equipe.
Portanto, o Biomédico, pela sua importância que exerce na sociedade, deve apresentar uma formação técnica, mas também humanista para exercer de fato sua cidadania, sempre com princípios éticos, políticos e sociais dentro de sua atividade profissional.
Áreas de atuação:
Análises Clínicas
Realizar exames de Análises Clínicas;
Assumir a responsabilidade técnica e firmar os respectivos laudos;
Assumir e executar o processamento de sangue, suas sorologias e exames pré-transfussionais;
Assumir chefias técnicas, assessorias e direção destas atividades;
Análises Ambientais
Realizar análises físico-químicas e microbiológicas para o saneamento do meio ambiente.
Indústrias
Atuar em indústrias químicas e biológicas na elaboração de soros, vacinas e reagentes.
Análises Bromatológicas
Resolução CFBm nº 78, de 29 de abril de 2002. =
A bromatologia é a disciplina científica que estuda integralmente os alimentos. Permite conhecer a sua composição qualitativa e quantitativa; o significado higiênico e toxicológico das alterações e contaminações, como e porque ocorrem e como evitá-las; qual é a tecnologia mais apropriada para tratá-los e como aplicá-la; como utilizar a legislação; segurança alimentar; proteção dos alimentos e do consumidor; quais os métodos analíticos a aplicar para determinar a sua composição e para determinar a sua qualidade.
A análise de alimentos é uma área muito importante no ensino das ciências que estudam alimentos, pois ela atua em vários segmentos do controle de qualidade, do processamento e do armazenamento dos alimentos processados. A palavra Bromatologia deriva do grego: Broma, Bromatos significa “dos alimentos”; e Logos significa Ciência. Portanto, por extensão dos termos BROMATOS e LOGOS, pode-se definir Bromatologia como a ciência que estuda os alimentos. A Bromatologia estuda os alimentos, sua composição química, sua ação no organismo, seu valor alimentício e calórico, suas propriedades físicas, químicas, toxicológicas e também adulterantes, contaminantes, fraudes, etc. A Bromatologia relaciona-se com tudo aquilo que, de alguma forma, é alimento para os seres humanos, tem a ver com o alimento desde a produção, coleta, transporte da matéria-prima, até a venda como alimento natural ou industrializado, verifica se o alimento se enquadra nas especificações legais, detecta a presença de adulterantes, aditivos que são prejudiciais à saúde, se a esterilização é adequada, se existiu contaminação com tipo e tamanho de embalagens, rótulos, desenhos e tipos de letras e tintas utilizadas. Enfim, tem a ver com todos os diferentes aspectos que envolvem um alimento, com isso permitindo o juízo sobre a qualidade do mesmo.
Compete ao Biomédico:
Realizar análises físico-químicas e microbiológicas para aferição da qualidade e contaminação de alimentos, desde a produção, passando pela coleta, transporte e pelo armazenamento. O biomédico habilitado nessa área poderá assumir as atividades de responsabilidade técnica, realizar relatórios técnicos, perícias, consultorias e assinar os laudos.
Biologia Molecular
Realizar coleta de materiais, análise, interpretação, emissão e assinatura de laudos e de pareceres técnicos.
Genética
Participar de pesquisas em todas as áreas da genética, como coordenador ou membro da equipe; Realizar exames de Citogenética Humana e Genética Humana Molecular (DNA), realizando as culturas, preparações citológicas e análises; Assumir a responsabilidade técnica, elaborando e firmando os respectivos laudos e transmitindo os resultados dos exames laboratoriais a outros profissionais, como consultor, ou diretamente aos pacientes, como aconselhador genético.
Reprodução Humana
Atuar em Identificação e Classificação oocitária; Processamento Seminal; Espermograma; Criopreservação Seminal; Classificação embrionária; Criopreservação Embrionária; Biópsia Embrionária e Hatching; Atuar em Embriologia. Realizar a manipulação de gametas (oócitos e espermatozóides) e pré-embriões.
Citologia Oncótica
Realizar colheita de material cérvico vaginal e leitura da respectiva lâmina, exceto a colheita de material através da técnica de Punção Biópsia Aspirativa por Agulha Fina (PAAF); Realizar a leitura de citologia de raspados e aspirados de lesões e cavidades corpóreas, através da metodologia de Papanicolaou; Atuar no setor de imunohistoquímica e imunocitoquímica, referente ao diagnóstico citológico; Assumir responsabilidade técnica, firmando os respectivos laudos.
Banco de Sangue
Banco de Sangue – (sob a supervisão de médico especialista em hemoterapia ou hematologia), Resolução CFBm nº 78, de 29 de abril de 2002, Resolução CFBm nº 227, de 7 de maio de 2013, RDC Anvisa nº 57, de 16 de dezembro de 2010. A lei nº 10.205, de 21 de março de 2001, regulamenta o §4º do art. 199 da Constituição Federal, relativo à coleta, processamento, estocagem, distribuição e aplicação do sangue, seus componentes e derivados e estabelece o ordenamento institucional indispensável à execução adequada dessas atividades.
Compete ao Biomédico:
Atuar em Tomografia computadorizada (TC), Ressonância Magnética (RM), Medicina nuclear (MN), Radioterapia (RT) e radiologia médica, excluída a interpretação de laudos (ato privativo do profissional médico), e novas tecnologias e aplicações que por ventura sejam aplicadas à área do Diagnóstico por imagem e terapia. As áreas mais significativas são:
Coleta de materiais
Realizar toda e qualquer coleta de amostras biológicas para realização dos mais diversos exames, como também supervisionar os respectivos setores de coleta de materiais biológicos de qualquer estabelecimento que a isso se destine. Excetuam-se as biópsias, coleta de líquido, cefalorraquidiano (liquor) e punção para obtenção de líquidos cavitários em qualquer situação.
** No exercício das atribuições acima indicadas, poderá o Biomédico assumir a responsabilidade técnica, quer de Laboratórios, quer de indústrias, firmando os respectivos laudos ou pareceres.
** Para a realização dessas atividades o biomédico deverá ter o reconhecimento de habilitação na área específica.
** Para o exercício de quaisquer das atividades referidas, torna-se indispensável a prévia inscrição do Biomédico neste Conselho.
Opções de Empregabilidade
Competências Gerais:
Competências e Habilidades Específicas:
A coordenação do Curso de Biomedicina está sob responsabilidade do Prof. Dr. Daniel Sivieri Cordeiro, farmacêutico bioquímico formado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, FCFRP/USP, em 1998. É doutor em Ciências Farmacêuticas, pela FCFRP/USP em 2005 com a tese intitulada “Secagem de Plantas Aromáticas e Medicinais: Obtenção de Isotermas de Equilíbrio e Características de Secagem das Folhas de Maytenus ilicifolia (Espinheira Santa) e Cymbopogon citratus (Capim Limão)”.
O Professor Daniel Sivieri Cordeiro possui experiência como docente, tendo trabalhado como professor substituto da disciplina de Economia e Administração Farmacêutica pela FCFRP/USP em 2006 e atualmente ministra aulas teóricas e práticas nas disciplinas de Industria, Química Farmacêutica e Síntese de Fármacos pela Faculdade de Farmácia, Orientação de Estágios e TCC do UNICEP.
Como experiência administrativa é coordenador do Curso de Farmácia do UNICEP (desde 2007) tendo trabalhado na elaboração do Plano Pedagógico do Curso e sendo também membro do Conselho do Curso desde 2006.
E-mail: d_sivieri @yahoo.com.br
Fone: 16 3362-2111 / Ramal 2140
ENTRE EM CONTATO COM A COORDENAÇÃO E TIRE SUAS DÚVIDAS.
Os estudantes do Centro Universitário, do Campus II, dispõem de amplo acesso aos equipamentos instalados em seus Laboratórios Específicos. Esses laboratórios são disponibilizados para as aulas práticas das disciplinas Citologia, Histologia e Embriologia, Anatomia Humana, Química Geral e Inorgânica, Bioquímica, Fisiologia, Parasitologia, Química Orgânica, Química Analítica e Instrumental, Bioenergética e Metabolismo, Microbiologia Geral, Patologia Geral, Biologia Molecular, Micologia, Embriologia Médica, Imunologia Aplicada, Toxicologia Geral, Bacteriologia e Virologia, Microbiologia de Alimentos, Líquidos Corporais, Citopatologia Clínica, Hematologia Clínica, Parasitologia Médica, Bacteriologia Médica, Micologia Médica, Imunologia Médica, Bioquímica e Enzimologia Médica, Hemoterapia, Biossegurança, Tópicos Especiais e, também, podem ser utilizados para as disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso para a realização de experimentos, testes e simulações, em projetos de extensão e pesquisa.
Os Laboratórios de Ensino da Área da Saúde do UNICEP, oferece a seus estudantes laboratórios em várias áreas do conhecimento, devidamente equipados e instalados em salas específicas. Eles são meios auxiliares para que se atinjam os objetivos definidos pelas Coordenações de Cursos, docentes em disciplinas com práticas laboratoriais, pesquisadores em projetos de pesquisa ou por outros usuários, embora sejam destinados a dar suporte prioritariamente ao ensino de graduação. Outras atividades como pesquisa, extensão, ensino de pós-graduação ou prestação de serviços são autorizadas conforme viabilidade.
A UNICEP possui Laboratórios Multidisciplinares, Laboratório de Microscopia, Laboratório de Biotecnologia e Genética e Laboratório de Microbiologia e Imunologia. Já os Laboratórios do Complexo Multidisciplinar de Saúde, abrigam os Laboratórios de Anatomia I e II e o Laboratório Multidisciplinar III e Laboratório Didático de Análises Clínicas.
Os laboratórios específicos têm como objetivo atender às aulas práticas das disciplinas, permitir o desenvolvimento de pesquisas (aulas práticas, iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso), atender às necessidades do estágio supervisionado e proporcionar ações de extensão junto à comunidade.
O Curso de Biomedicina conta com o Laboratório Didático de Análises Clínicas também localizado no Complexo Multidisciplinar de Saúde, proporcionando ao estudante a vivência com equipamentos e técnicas para as diversas áreas biomédicas como análises clínicas e patologia clínica. Estes laboratório de habilidades possuem uma recepção, salas para desenvolvimento das atividades, uma sala para estudos. Este Laboratório são espaços que proporcionam aos estudantes a integração entre o conhecimento teórico adquirido em sala de aula e a aplicação deste conhecimento na prática; conhecimento e correta utilização de alguns equipamentos como espectrofotômetro, balança de precisão. Permitem ao estudante observar e praticar as técnicas e procedimentos adequados para realização de diagnósticos clínicos e manipulação adequada de kits para diagnóstico.
Os conteúdos curriculares são estabelecidos buscando a afinidade ao perfil do egresso do Curso. Sua adequação se faz mediante as orientações e decisões de vários segmentos. Os critérios estão relacionados como a filosofia institucional e com a garantia de flexibilização e preservação da proposta inicial do curso. Os conteúdos e suas respectivas dimensões visam à adequação do ensino as demandas sociais, ao mercado de trabalho e a incorporação de novas tecnologias educacionais ao currículo. Foram elaborados de acordo com os aspectos legais e pretende assegurar a consecução dos objetivos propostos.
A organização didática e pedagógica expressa nos conteúdos curriculares do curso se dá por meio da relação ensino e aprendizagem de conhecimentos teóricos encadeados com os conhecimentos práticos, técnicos e específicos pertinentes ao universo de atuação no se insere este curso. Dessa forma, a estrutura curricular incorpora disciplinas numa sequência facilitadora para o entendimento teórico e prático subsequente de conteúdos que possibilitam à reflexão, o olhar crítico, a visão integradora, a análise em campo, as atividades simulatórias, os estudos de casos e o desenvolvimento de trabalhos que permitam contato direto com o mercado e seus profissionais.
Os conteúdos essenciais para o curso de graduação em Biomedicina estabelecidos no plano curricular devem abranger o processo saúde-doença do cidadão, da família e da comunidade, e integrados à realidade epidemiológica e profissional. Os conteúdos contemplam as seguintes dimensões:
Assim sendo, o plano curricular do curso de graduação em Farmácia do Centro Universitário Central Paulista - UNICEP, constituir-se-á das disciplinas distribuídas em 4 grandes áreas do conhecimento: Ciências Exatas; Ciências Humanas e Sociais; Ciências Biológicas e da Saúde e Ciências Profissionalizantes.
Para uma maior flexibilização, o estudante pode buscar outras disciplinas de outros cursos por meio das disciplinas optativas.
A sequência curricular do Curso de Biomedicina, bem como a metodologia de ensino e estrutura física, corpo docente e técnico administrativo contribui diretamente para que os objetivos sejam atingidos. Desde o início do curso, a abordagem das disciplinas das áreas básicas das Ciências Biológicas e da Saúde, e as disciplinas de Química, dão embasamento para as disciplinas profissionalizantes como disciplina específicas de clínicas, análises clínicas, principais doenças e realização de seu diagnóstico por meio de análise laboratorial.
As disciplinas de Bioestatística e Matemática Aplicada, proporcionam embasamento para o desenvolvimento da pesquisa em diversas áreas. As disciplinas Projeto Integrado Multidisciplinar I, II e III, Metodologia do Trabalho Científico e Orientação de Estágio I-atividades complementares, TCC, asseguram o desenvolvimento da pesquisa.
A formação Humana e Social são base para o entendimento das disciplinas específicas como Biossegurança e Legislação entre outras.
O desenvolvimento e avaliação farmacológica e toxicológica são contemplados através de das disciplinas de Farmacocinética e e Toxicologia Geral. Por meio destas disciplinas, os discentes ficam aptos a avaliar a ação farmacológica e interação medicamentosa entre fármacos, bem como diagnosticar os seus possíveis efeitos toxicológicos.
A ênfase em alimentos de uso enteral e parenteral está relacionada a disciplina de Microbiologia de Alimentos e bromatologia, demostrando a flexibilidade do currículo e havendo uma maior integralização entre as disciplinas. Os produtos farmacêuticos e tecnologias aplicadas à área da saúde são contemplados através das disciplinas de Indústria.
O desenvolvimento e validação, execução e emissão de laudos de metodologias e técnicas analíticas voltadas ao controle e garantia da qualidade de produtos e serviços farmacêuticos no laboratório de análises clínicas e toxicológicas são realizados no currículo à medida que se oferece a disciplina de Análises Clínicas I e II e Parasitologia Clínica, Controle de Qualidade, Diagnóstico Laboratorial, Patologia Geral.
O controle, produção e análise de alimentos de uso enteral e parenteral e suplementos alimentares são abordados em várias disciplinas.
A matriz curricular do Curso de Graduação em Farmácia segue as diretrizes Curriculares do Curso (DCN), baseada na RESOLUÇÃO CNE/CES 2, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2003 que Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Biomedicina. O gráfico mostra o perfil o perfil de formação (gráfico pizza).
O Biomédico é o profissional da saúde que trabalha com análises clínicas, análises bromatológicas, análise ambiental, banco de sangue, acupuntura, dentre outros, englobando um conhecimento multidisciplinar. O futuro profissional tem o dever de atender as reais necessidades nacionais e regionais com comprometimento ético visando estabelecer e manter a saúde do ser humano, devendo possuir formação teórico-prática e cultural possibilitando decidir e solucionar problemas pertencentes às habilidades biomédicas. Além de possuir uma visão crítica e reflexiva frente aos problemas a serem solucionados e ter compreensão para adquirir novos conhecimentos com senso ético.
A proposta curricular do curso de Biomedicina da UNICEP visa formar um perfil profissional, cuja graduação possibilita aos egressos competência profissional técnica e científica para atuação em análises clínicas, se integrando com os demais profissionais da área da saúde na elucidação dos diagnósticos de laboratório, na participação das condutas terapêuticas e no acompanhamento da evolução do paciente. A atuação do biomédico na promoção da saúde e na prevenção de doença (Atenção Básica) no diagnóstico laboratorial (Média e Alta Complexidade) é enfatizada na proposta em seus estágios supervisionados e nas atividades complementares de extensão universitária.
O perfil profissional do egresso do curso de Biomedicina do UNICEP embasa-se numa concepção integral de saúde, pois a Instituição juntamente com o corpo docente objetivam e comprometem-se em formar um profissional com competência técnica e político para atuar na promoção da saúde e bem estar do cidadão, garantido por uma formação acadêmica teórico-prática consistente.
Atenta ao cenário global, o Centro Universitário Central Paulista - UNICEP vem sintonizar com as necessidades da comunidade regional, contribuindo para a formação de profissionais Biomédicos competentes, críticos e com formação humana, visando atender às necessidades do país, permitindo melhorar as condições de saúde e a promoção do desenvolvimento econômico e social da região.
Para tanto, o profissional formado pelo UNICEP, terá uma sólida formação nas área de Análises Clínicas em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Biomedicina.
Desta forma, o egresso do Curso de Biomedicina UNICEP deverá estar apto a:
NOME | TITULAÇÃO | DISCIPLINA |
Alessandra Maria Martins Cordeiro | Mestre | Elementos de Matemática / Bioestatística |
André Vessoni Alexandrino | Mestre | Genética / Biologia Molecular |
Genética / Biologia Molecular | Doutora | Patologia Geral / Citopatologia Clínica/ Fisopatologia Clínica / Estágios Supervisionados |
Christian Alexander Guimarães | Doutor | Química Geral e Inorgânica; Química Orgânica; Bromatologia; Controle de Qualidade |
Cíntia Alessandra Matiucci Pereira | Doutora | Microbiologia Geral; Microbiologia de Alimentos |
Cristiane Aparecida Ferino Minhoni | Mestre | Parasitologia; Imunologia; Imunologia; Hematologia Laboratorial, Hemoterapia; Parasitologia Laboratorial Clínica; Estágio Supervisionado |
Cristina Correia Ferro Toniolo | Doutora | Bioquímica Estrutural; Bioquímica Metabólica |
Daniel Sivieri Cordeiro | Doutor | Projeto Integrado Multidisciplinar III / Empreendedorismo |
Elisete Márcia Correa | Doutora | Metodologia do Trabalho Científico; Projeto Integrado Multidisciplinar I |
Fabrício Gonçalves Correa | Doutor | Fisiologia Humana |
Helen Baldan Cimatti | Doutora | Toxicologia Geral e Análises Toxicológicas; Bioquímica e Enzimologia Clínica, Estágio Supervisionado |
Maria Elisabeth Assis | Mestre | Língua Portuguesa |
Josmar Brandão Coutinho | Doutor | Responsabilidade Social; Filosofia, Sociologia; Antropologia e Relações Étnico Racial e História afro brasileira e indígena |
Juliana Cristina da Silva | Doutora | Diagnóstico Laboratorial; Bacteriologia e Virologia, Micologia, Micologia Clínica, Bacteriologia Clínica, Fundamentos de Análises Clínicas, Biossegurança e Legislação, Estágio Supervisionado |
Ketilyn Fernanda Migliato | Doutora | Orientação em Estágio Atividades Complementares |
Lucia Helena de Aguiar Vieira | Doutora | Citologia, Histologia e Embriologia, Projeto Integrado Multidisciplinar II – Meio Ambiente |
Luís Roberto Paschoal | Doutor | Físico-Química aplicada à Saúde; Química Analítica e Instrumental; Fundamentos de Análises Ambientais |
Maria Sylvia Carvalho de Barros | Doutora | Epidemiologia e Saúde Coletiva |
Renata Fabiane Jorge Tiossi | Mestre | Toxicologia Geral e Análises Toxicológicas |
Silmara Cristina Fanti | Doutora | Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) |
Silvana Aparecida Orlandi Santos | Especialista | Farmacocinética e Farmacodinâmica |
Silvia Andréia Tesser | Doutora | Anatomia Humana |
Tania Marcondes | Mestre | Primeiros Socorros |
O Estágio Curricular de Graduação do Curso de Biomedicina foi organizado, planejado e aplicado conforme regulamentação específica da UNICEP, orientada por Planos de Ensino e pelo Calendário Escolar e atende ao disposto no Art. 7o da Resolução CNE/CES 2/2003, que determina que a formação do biomédico deve garantir o desenvolvimento de estágios curriculares, sob supervisão docente.
A carga horária mínima do estágio curricular supervisionado deverá atingir 20% da carga horária total do curso de graduação em Biomedicina proposto ou 640 horas, com base no Parecer/Resolução específico da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação. Parágrafo único. O estágio curricular poderá ser realizado na Instituição de ensino superior e/ou fora dela, em instituição/empresa credenciada, com orientação docente e supervisão local, devendo apresentar programação previamente definida em razão do processo de formação.
Desta forma, estágio obrigatório compreende um total de 640 horas, divididas em 3 estágios (Estágio Supervisionado I, II e III) que ocorrem no oitavo período do curso diurno e nono e décimo período noturno. Como as demais disciplinas, está sujeito às normas estabelecidas pela Universidade. O Estágio Curricular do Curso de Biomedicina é uma atividade didático-pedagógica, constituída por práticas supervisionadas, podendo ser desenvolvido dentro da universidade ou em instituições conveniadas com a mesma. É uma atividade de caráter obrigatório nas áreas de atuação profissional do biomédico, conforme legislação pertinente.
Trata-se de um período de exercício pré-profissional, em que o estudante permanece em contado direto com o ambiente de trabalho, desenvolvendo atividades fundamentais, profissionalizantes ou comunitárias, programadas ou projetadas, avaliáveis, com duração limitada e supervisionada.
Somente estão aptos a iniciar o Estágio Curricular os alunos aprovados em todas as disciplinas envolvidas na seqüência curricular, conforme as normas de estágio establecidas pelo Conselho de Curso de Biomedicina.
O Estágio em Biomedicina tem por objetivo principal permitir ao aluno estagiário a prática de metodologias relacionadas às diversas áreas de atuação profissional ,integrando-o a equipes de atenção à saúde,visando o treinamento e formação profissional, assim como:
Atividades Complementares
Orientação em Estágio I
Orientação em Estágio II
Orientação em Estágio III
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
As atividades de complementares representam uma forma importante de viabilizar e estimular o relacionamento dos estudantes e docentes com diferentes setores da sociedade. Permitem um diálogo com diversos segmentos sociais, propiciando o conhecimento da realidade, a descoberta e a experimentação de alternativas de solução e encaminhamento de problemas.
As atividades de extensão têm por objetivos:
As atividades de extensão ocorrem de forma diversificada, de acordo com diferentes situações e parceiros junto as quais são desenvolvidas.
Entretanto, no desenvolvimento de qualquer atividade de extensão, os estudantes, com a orientação de um professor, têm oportunidade de:
Com essas atividades, pretende-se a formação de um profissional cidadão, o que requer a efetiva interação do aluno com a sociedade, permitindo referenciar sua formação técnica com os problemas que um dia terá de enfrentar.
No Curso de Biomedicina do UNICEP, essas atividades, as quais se desenvolvem em diferentes áreas e projetos de extensão, permitem que o aluno vivencie experiências de reconhecimento e de intercâmbio com a operacionalização de programas e políticas públicas na área de saúde e assistência farmacêutica.
Como exigência para a graduação como Bacharel em Biomedicina (atendendo a Resolução CNE/CES 2/2002, Art. 12), o curso de Biomedicina prevê a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O TCC deverá ser composto de um Levantamento Bibliográfico para subseqüente atividade experimental ou revisão de literatura sobre tema pertinente à ciência farmacêutica, fundamentando-se nos conhecimentos teóricos metodológicos assimilados durante todo o desenvolvimento do curso. Assim, o TCC assume o caráter de treinamento metodológico e exercício científico.
A disciplina TCC oferecida aos alunos matriculados no curso de Biomedicina caracteriza-se por ser uma disciplina de 44 h/a cada, tendo como objetivo central propiciar aos alunos um contato direto e efetivo com a elaboração de um texto acadêmico-científico.
Os alunos, futuros Bacharéis em Biomedicina, deverão, necessariamente, elaborar suas monografias de forma coerente com o perfil deste profissional. A caracterização da monografia deverá estar de acordo com as normas descritas no Plano de Monografia, bem com a ciência do professor da disciplina TCC. O trabalho desenvolvido deverá ser apresentado para uma Banca Examinadora, composta por docentes do UNICEP ou de outras instituições com atuação em áreas afins ao tema da Monografia. O Regulamento para realização do Trabalho de Conclusão do Curso de Biomedicina está a disposição dos alunos e professores através do site www.unicep.com.br, no ambiente do aluno de Biomedicina.
Programa do MEC destinado a financiar a graduação no Ensino Superior de estudantes que não têm condições de arcar com os custos de sua formação, regularmente matriculados em instituições particulares cadastradas no Programa e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. *Exceto Curso de Odontologia.
Programa do Governo do Estado de São Paulo, que concede bolsa integral a alunos matriculados nas IES em troca de trabalho nas escolas estaduais aos finais de semana. *Exceto Curso de Odontologia.
O programa visa a apoiar os alunos que apresentam carência sócio-econômica e disponibilidade para prestar serviços em diversos setores da instituição. O aluno recebe uma bolsa estudo/estágio na UNICEP, sem prejuízo de suas atividades acadêmicas. O termo de compromisso é válido por seis meses, podendo ser renovado de acordo com a indicação e/ou solicitação do setor assistido. *Exceto Curso de Odontologia.
Seleção por meio de prova elaborada por professor da área. O aluno com o melhor aproveitamento na prova é selecionado para dar monitoria na disciplina, cumprindo uma carga horária de 10 horas semanais. (Exigência: o aluno deve ter cursado e sido aprovado na disciplina). *Exceto Curso de Odontologia.
A UNICEP mantém convênio com várias empresas e órgãos públicos da região com intuito de beneficiar os colaboradores e funcionários de tais instituições concedendo descontos nas mensalidades. Consulte-nos para saber se a empresa ou órgão público em que trabalha possui convênio conosco e aproveite esta oportunidade. *Exceto Curso de Odontologia.
TRANSFERÊNCIA: Você que está estudando em outra instituição de ensino superior e está em dia com suas mensalidades, tem a possibilidade de transferir seu curso para UNICEP pagando o mesmo valor que está pagando na outra IES ou obter desconto de até 30% nas mensalidades. (sujeito à análise de vagas, documentação acadêmica e comprovação do valor da mensalidade). *Exceto Curso de Odontologia.
A UNICEP concede bolsas parciais de 50% de desconto para alunos graduados em universidades públicas e para egressos da própria UNICEP e, de 30% para egressos de outras instituições de ensino superior privadas, que desejarem cursar sua 2ª graduação conosco. (Válidos para ingressantes em 2017). *Exceto Curso de Odontologia.
Será concedido automaticamente desconto nas mensalidades até o final do curso para os alunos que se matricularem em cursos superiores relacionados pela UNICEP no início de cada ano, de acordo com demandas específicas. Caso tenha interesse, entre em contato conosco e obtenha a relação dos cursos e descontos previstos. *Exceto Curso de Odontologia.
Esgotadas todas as possibilidades citadas acima, o SETOR DE RELACIONAMENTO DISCENTE, após receber as solicitações de desconto, considerando a carência econômica e o desempenho acadêmico do aluno realiza uma análise e apresenta parecer para a Mantenedora, que poderá conceder descontos no valor da mensalidade de até 30%. Semestralmente a UNICEP fixará edital com a quantidade de bolsas parciais a serem concedidas, de acordo com os cursos e turmas em andamento, bem como cronograma estabelecido para o processo de concessão.
Para renovação do benefício o aluno não poderá ter qualquer dependência acadêmica.
OBS.: Os benefícios não são cumulativos. Preponderará o maior desconto.
Para mais informações:
Setor de Relacionamento Discente
Telefone: (16) 3362-2111 ramal 2118
Secretaria