MANUTENÇÃO DE AERONAVES
ESPAÇO ALUNO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Faz parte do processo de integralização da formação do egresso e constitui-se num espaço de aprendizagem concreta de vivência prática do Tecnólogo em Manutenção de Aeronaves. O objetivo se direciona na aplicação de conhecimentos científicos adquiridos durante a realização do curso e a vivência profissional nas diferentes áreas de atuação deste profissional.
Trata-se de um exercício pré-profissional, em que o estudante permanece em contado direto com o ambiente de trabalho, desenvolvendo atividades fundamentais, profissionalizantes, programadas e avaliáveis, com duração limitada e supervisionada. No Curso Superior de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves é realizado ao longo do curso e possui uma carga horária de 180 horas. É importante salientar que somente estarão aptos a iniciar o Estágio Curricular Supervisionado os alunos que tenham concluído 60% do curso.
O Estágio Supervisionado tem por objetivo principal permitir ao aluno estagiário a prática de metodologias relacionadas às diversas áreas de atuação profissional, integrando-o a equipes que visem o treinamento e formação profissional, assim como:
Oferecer ao aluno a oportunidade de ampliar e integrar o conhecimento adquirido para a sua formação profissional;
Desenvolver no aluno habilidades consideradas indispensáveis ao exercício profissional;
Criar oportunidades para que o aluno possa estabelecer relações entre teoria e a prática profissional;
Proporcionar ao estudante a oportunidade de desenvolver suas habilidades e analisar situações reais de vida e trabalho de seu meio;
Complementar o processo ensino-aprendizagem através da conscientização das deficiências e incentivar a busca de aprimoramento social, cultural e profissional;
Aperfeiçoar as atividades técnicas e científicas adequadas à prática profissional por meio de orientações individualizadas para aprendizado.
Os Estágios Curriculares Supervisionados são regulamentados e aprovados pelo Colegiado do Curso Superior de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves e supervisionados pelos professores com aprovação da Coordenação.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Com o objetivo de contribuir para a melhoria da formação técnico-científica e humanística dos alunos do Curso Superior de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves da UNICEP, são desenvolvidas várias Atividades Acadêmico-Científico-Culturais Complementares, conhecidas como Atividades Complementares (AC). Estas atividades estão computadas além da carga horária de disciplinas do curso e perfazem 44 horas (50 minutos) no presente curso, atendendo o Parágrafo Único do Art. 1° da Resolução CNE/CES n° 2 de 18/06/2007.
De acordo com o Parecer do CNE/CES nº 492/2001, as Atividades Complementares têm a finalidade de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, privilegiando a complementação da formação social e profissional. O que caracteriza este conjunto de atividades é a flexibilidade de carga horária semanal, com controle do tempo total de dedicação do estudante durante o semestre ou ano letivo.
Os alunos são incentivados a buscarem de forma autônoma ou direcionada, durante todo o período do curso, inclusive em períodos de férias, a realização das Atividades Complementares como parte da obtenção de um perfil profissional desejado. São consideradas Atividades Complementares aquelas que contribuem para a formação científica e cultural do estudante, fazem parte de sua vida acadêmica e estão relacionadas com a futura atividade profissional, como, por exemplo:
Cursos ou Atividades de extensão;
Monitoria voluntária;
Visitas técnicas/de estudo;
Projetos multidisciplinares;
Cursos de formação profissional oferecidos pela IES ou outros Órgãos;
Participação de comissão coordenadora ou organizadora de evento;
Participação na Semana da Engenharia Aeronáutica da EESC – USP;
Representação discente junto a órgãos colegiados;
Atividades de extensão promovidas por outra IES;
Participação de Semanas Universitárias, Congressos, Fóruns, Simpósios, Seminários, Cursos, etc, promovidos pela UNICEP, ou outra IES, ou outros órgãos;
Estágios voluntários/Não-Curriculares;
As atividades complementares são regulamentadas e aprovadas pelo Colegiado do Curso Superior de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves e supervisionadas pela coordenação.
As Atividades Complementares do Curso Superior de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves podem ser realizadas durante todo o período letivo da graduação, a partir do primeiro período, não havendo limites no nível de complexidade nas atividades concernentes ao estágio.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC
Atendendo a Resolução CNE/CP 03, de 18/12/2002, Art. 80, IV, o curso prevê a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O TCC é uma atividade de caráter acadêmico e profissional que articula as habilidades, capacidades e conhecimentos teóricos, conceituais e instrumentais aprendidos no curso com o mundo do trabalho e a realidade das organizações.
O TCC busca articular o processo de ensino e aprendizagem, integrando teoria e prática, dentre eles:
propiciar a geração de conhecimentos sobre determinados fenômenos que abordem temas de relevância social e científica;
iniciar os alunos nas atividades de pesquisa que possibilitem identificação, reunião, tratamento, análise, interpretação e apresentação de informações, com a utilização de metodologia científica;
aplicar os procedimentos científicos que são utilizados para a obtenção e apresentação das informações desejadas; refletir e propiciar uma nova maneira de ver o mundo, com maior cientificidade, curiosidade e criatividade, envolvendo disciplina e organização da argumentação;
proporcionar ao aluno vivência e visão interdisciplinar da profissão, através de experiências reais, possibilitando a aplicação, o desenvolvimento de habilidades, o aprimoramento e a complementação dos conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso.
O TCC deverá ser elaborado no decorrer do último semestre do curso e corresponde a 88 horas/aula. O professor/orientador do TCC deve trabalhar juntamente com o Coordenador de Curso, informando-o do andamento da disciplina. Todos seguem o Regulamento de TCC do Curso, comprometendo-se a respeitá-lo formalmente através do preenchimento e assinatura de um termo de orientação de TCC e ciência do regulamento e dos prazos.