top of page

UNICEP debateu a Agenda Urbana e Ambiental para o território paulista



No dia 1º de novembro, o curso de Arquitetura e Urbanismo da UNICEP, recebeu a Conselheira Profa. Dra. Vera Lucia Blat Migliorini, membro da Comissão de Política Urbana, Ambiental e Territorial, do CAU/SP, para ministrar uma palestra sobre “Agenda Urbana e Ambiental (AUA) para o território paulista”.


De acordo com a conselheira, a agenda é fruto de um trabalho coletivo com a contribuição de todas as comissões do CAU/SP, por meio da integração e matricialidade entre as comissões. “Desde dezembro de 2022, quando foi lançada a AUA do CAU, tem sido promovido o debate para fora do conselho, em especial junto as regionais e especialmente junto às instituições de ensino superior, tendo em vista a importância de replicar e debater a AUA no território paulista sobre as questões urbanas e ambientais”, explicou Vera.


E finalizou: “Foi com imensa satisfação que recebemos o convite. É uma honra poder representar a CPUAT - Comissão Especial de Política Urbana e Ambiental do CAU/SP, que coordenou o processo de elaboração da agenda, num debate como esse, que visa especialmente sensibilizar os futuros arquitetos e urbanistas para os desafios a serem enfrentados na busca por uma cidade mais sustentável e resiliente.”.


A docente da UNICEP, responsável pelas disciplinas ambientais, Profa. Ms. Cíntia Gomes, afirmou que a construção civil é a atividade de maior impacto no meio ambiente. “Portanto é de suma importância que os alunos da área tenham conhecimento sobre as questões ambientais para poderem atuar de forma crítica, minorando os impactos provenientes da profissão. A palestra foi oferecida a todos os alunos do curso, mas tem relação próxima com as disciplinas de planejamento urbano.”.


Texto: Ana Lívia Schiavone

Comentarios


bottom of page