As profissões de escrita abrangem uma ampla gama de atividades, das mais criativas às mais técnicas. Gosta de escrever? Confira o artigo de hoje!
As profissões para quem gosta de escrever podem ser diversas: jornalista, redator, escritor, tradutor, comunicador… O que elas têm em comum? O bom domínio da escrita e criatividade!
Se você possui essas habilidades, saiba que possui um verdadeiro trunfo profissional, pois saber se comunicar é uma competência extremamente valorizada no mercado de trabalho.
Quer descobrir suas opções de carreiras envolvendo a arte da escrita? Então venha com a gente que o artigo foi criado para analisar as profissões e cursos para quem gosta de escrever poder transformar sua paixão em uma ocupação remunerada.
Profissões para quem gosta de escrever
Existem opções de profissões para quem gosta de escrever em vários campos de atuação. Vamos explorar alguns exemplos ideais para você considerar na hora de escolher a sua carreira!
Tradutor
Apesar da tecnologia de tradutores automáticos, o ser humano ainda tem um inegável valor para passar um texto de um idioma para outro. Para se tornar um tradutor, você precisará ir além do inglês fluente ou do espanhol lido, falado, escrito.
Isso porque os tradutores são bilíngues e conhecem tanto a língua quanto a cultura dos autores e dos documentos que traduzem.
De fato, a demanda por tradutores diminuiu nas últimas décadas. Portanto, se você deseja se tornar um profissional da área, fique de olho em empresas que atuam em mercados competitivos e especializados, com players presentes em diferentes continentes!
Jornalista
Jornalista é uma pessoa cuja profissão é coletar informações, escrever um artigo ou formatar uma reportagem para apresentar fatos que contribuam para a notícia e informar o público.
O trabalho do jornalista consiste em pesquisar, reunir e organizar o conteúdo originado a partir de investigações e declarações de fontes fidedignas. Posteriormente, redigir artigos ou publicar reportagens escritas, mas também em outros formatos de mídias como áudio, fotografia ou vídeo.
Copywriter
O copywriter é o redator publicitário cujos textos têm como finalidade a persuasão, a eficácia comunicativa e a publicidade do produto. Expressa-se em diferentes campos: jornais, comerciais de televisão, conteúdos online e cada vez mais o nome desta figura profissional está associado ao de web marketing.
Essa profissão para quem gosta de escrever envolve conhecer técnicas de marketing, mídia, linguagem visual e gatilhos mentais, pois somente desta forma é possível traduzir objetivos de negócios em textos publicitários eficazes.
Professor
Para quem gosta de escrever, mas também se interessa por ensinar, a carreira como professor é uma excelente opção. Em alguns campos do conhecimento, como história, ciências sociais e letras, o contato com a redação será ainda maior do que nas áreas exatas e biológicas.
Com objetivo de transmitir teorias, fundamentos e reflexões críticas, o professor envolve-se muito com a escrita, desde sua formação, quanto no dia a dia nas escolas e faculdades. É bastante comum que professores se tornem autores de livros didáticos e paradidáticos. Então, explore suas possibilidades!
Editor
O editor é responsável pela revisão e edição de uma obra literária. Dessa forma, ele trabalha ao lado do autor de romances e contos com o objetivo de tornar seu trabalho o mais eficaz possível.
Ele sugere cortes, mudanças, verifica a coerência da trama, apoia o autor no desenvolvimento de personagens e cenários. Assim, é um verdadeiro coach para escritores que desejam submeter seu trabalho a um segundo olhar crítico com o objetivo de torná-lo um produto melhor.
Roteirista
O roteirista escreve histórias para televisão ou cinema. Muitas técnicas e ferramentas são comuns a outras ocupações, como a do escritor, mas ele também deve dominar perfeitamente a linguagem audiovisual.
O roteiro é a base de qualquer filme ou série de sucesso. Deve conter o enredo, descrição de lugares e personagens, diálogos. O roteirista ainda tem um papel especial quando o roteiro é adaptado a partir de um romance, pois muitas vezes ele precisa ser totalmente reescrito para o formato de aplicação do texto no audiovisual.
Advogado
De petições e pareceres, prepare-se para escrever muito caso deseje se tornar um advogado. Embora envolva uma escrita técnica, muitas vezes com pouca inteligibilidade para leigos, um bom advogado deve conseguir elaborar textos concisos e claros.
Durante a faculdade de direito, o volume de leitura obrigatórias é consideravelmente grande. Entretanto, além de ler muito, você também será cobrado para escrever relatórios e documentos semelhantes aos que precisará dominar na prática da advocacia.
Cientista social
O curso de ciências sociais é bastante abrangente. De modo geral, o graduando na área é convidado a optar por dar ênfase em uma das três principais ramificações: antropologia, ciência política e sociologia.
Independente da opção escolhida, a escrita estará presente. Desde dos convencionais trabalhos, você terá que redigir ensaios, artigos, fichamentos, e muito mais! Serão muitas as oportunidades para mostrar as suas habilidades com as palavras!
Historiador
A principal fonte de informações da história da humanidade é o registro escrito. Documentos, cartas, relatos, escrituras… enfim, uma infinidade de materiais que existem graças às palavras e ao ofício do historiador.
A habilidade de escrever é fundamental para esse profissional, em especial se a pessoa tiver interesse em trabalhar como pesquisador. Portanto, caso deseje ser o responsável por relatar acontecimentos e descobertas históricas, escrever bem é um pré-requisito básico!
Revisor
Se você odeia textos desarranjados, cheios de erros de digitação e se você tem o olho de falcão para detectar cada pequeno descuido, então esta é a profissão para quem gosta de escrever é ideal para você. O revisor cuida, de fato, de limpar o texto de desvios da norma culta.
As oportunidades de carreira são inúmeras, pois hoje em dia todo mundo tem um romance na gaveta que, na maioria dos casos, exigirá uma revisão massiva. Você também pode trabalhar como revisor de sites, blogs e conteúdos dedicados a grandes comunidades sociais.
As melhores opções de curso para quem gosta de escrever
Já tem uma ideia de como prefere aplicar sua habilidade com a escrita no mercado de trabalho? Então, hora de selecionar um curso e se preparar para exercer essa profissão com excelência! Confira opções de formações superiores para quem gosta de escrever!
Letras
Com duração média de quatro anos, o curso de Letras habilita o estudante a compreender como funciona a linguagem, a estrutura de um idioma e a relevância da literatura como arte e cultura. Podendo ser oferecido em duas modalidades, licenciatura ou bacharelado, esta graduação está, geralmente, associada a uma língua específica, como inglês, espanhol ou francês.
Se você está pensando em uma profissão para quem gosta de escrever, o bacharelado é a melhor escolha, pois oferece as ferramentas necessárias para a pesquisa e também para atuar como revisor, intérprete, tradutor ou pesquisador.
Portanto, a parte fundamental da sua carreira envolverá a escrita e a comunicação.
Jornalismo
O curso de Jornalismo habilita profissionais a se expressarem oralmente ou através da redação. Ao concluir essa graduação, cuja duração média é quatro anos, é esperado que você tenha domínio da Língua Portuguesa, bem como de softwares de edição de imagens e textos.
A habilitação oferecida por essa graduação é o bacharelado. Nos primeiros semestres do curso você obterá uma grande bagagem cultural. Contudo, não demora muito para o graduando colocar as mãos na massa e aprender sobre diferentes técnicas!
Direito
Um curso clássico e que atende à procura por uma profissão para quem gosta de escrever, a graduação em Direito ou Ciências Jurídicas exige do aluno muita leitura, concentração e dedicação. A grade curricular é marcadamente teórica, englobando disciplinas como Português Jurídico, pois a linguagem usada pelos advogados é bem específica.
Contudo, ao longo dos cinco anos de duração do curso, o aluno também realizará atividades e aulas práticas. Se você gosta de escrever, se sentirá realizado ao exercitar essa habilidade conjuntamente a sua capacidade de argumentação.
Cinema
O curso dos sonhos para quem é criativo e ama as artes visuais é a graduação em Cinema. Ela forma profissionais para trabalhar na produção de filmes, vídeos corporativos, programas de televisão, reportagens, documentários, séries e até novelas.
A maior parte dos cursos oferecidos no Brasil duram em média quatro anos e formam bacharéis na área de bacharelado. Logo, para quem gosta de escrever, o grande atrativo do curso são as disciplinas voltadas à roteirização e crítica cinematográficas e de outros formatos de mídias contemporâneas.
Ciências sociais
A graduação em Ciências Sociais forma Sociólogos, Cientistas Políticos e Antropólogos, a depender da ênfase escolhida pelo aluno. Além dessa diferenciação, é possível escolher entre licenciatura e bacharelado, ou até mesmo realizar a dupla habilitação.
Possuir facilidade na escrita é indispensável para quem escolher esse curso superior. Durante todos os semestres o graduando deverá desenvolver sua habilidade para composição de textos argumentativos e científicos, além de participar de pesquisas que podem originar artigos e outras publicações.
História
A grade curricular do curso de história, independente da habilitação escolhida pelo graduando (licenciatura, bacharelado ou patrimônio histórico), exige muita leitura e escrita. De fato, historiador é uma profissão para quem gosta de escrever!
Prepare-se para estudar da História Antiga à Contemporânea sob diferentes prismas: econômicos, culturais, religiosos. Além disso, durante a graduação, que dura em média quatro anos, você irá investigar fontes históricas, novas e antigas, e será cobrado para elaborar textos críticos e revisão bibliográficas.
Conclusão
Agora você conhece diversas opções de profissões para quem gosta de escrever! As possibilidades são mais amplas do que você imaginava, não é mesmo? Pois saiba que ainda existem muitas outras carreiras para trabalhar escrevendo!
Por fim, para os entusiastas do digital e das redes sociais, existem profissões como Web Writer ou Web Copywriter, responsáveis por atualizar o conteúdo de um site ou blog empresarial a partir de técnicas de otimização para os mecanismos de busca da internet. As oportunidades não param de surgir para quem está disposto a estudar e exercitar suas habilidades de escrita!
Gostou de saber mais sobre as possibilidades de cursos e profissões para quem gosta de escrever? Aqui no blog da UNICEP você encontra diversos conteúdos para te auxiliar na hora de escolher sua carreira! Explore!
Σχόλια