Nos dias 30 e 31 de outubro, a UNICEP realizou a 17ª edição do simpósio “O sol nasceu para todos: uma abordagem multidisciplinar sobre as pessoas com deficiência e a sociedade”. O evento reúne palestras e atividades paradesportivas e traz a público um rol de informações de especial importância sobre a inclusão de pessoas com deficiência.
A Pedagoga, psicopedagoga clínica/institucional e estudante de psicologia da UNICEP, Cintia Viviani Rocha de Moraes, trouxe para o evento um pouco da sua experiência profissional e pessoal sobre: “O diagnóstico de TEA e as famílias”.
“Como profissional vejo que o tema é pouco discutido, porém de extrema relevância, podemos observar tanto na literatura, quanto na prática clínica a importância de uma família ser empoderada, ou seja, uma família que busca informações e orientações sobre as necessidades e, principalmente, sobre as suas possibilidades de atuação frente ao diagnóstico, consegue proporcionar uma melhor qualidade de vida para sua criança. Enquanto mãe atípica percebo a importância de falar, exemplificar para desmistificar muita coisa. ”, explicou Cíntia.
E disse: “Fiquei bem feliz quando a coordenadora Edna (por indicação da professora Rosana) me fez o convite, justamente pela relevância do tema. Foi incrível, eu adorei! ”.
Para finalizar Cíntia afirmou: “Esse tipo de evento é muito importante, quase que obrigatório, pensando na Universidade como espaço de formação de vários saberes que se comunicam de forma interdisciplinar. O tema da inclusão não é restrito à pedagogia ou à educação especial, é um tema que abrange toda a nossa sociedade, e que deve sim ser discutido em todas as suas esferas. Parabéns aos idealizadores e organizadores do evento! ”.
Além deste assunto, foram trazidos a debate os temas: “Como desenvolver uma modalidade de inverno em um país tropical”, com o Prof. Leandro Ribela, Prof. Matheus Terroni e “Pessoas com deficiência nas organizações, desafios e benefícios”, com Ana Paula Ferreira, Analista de RH.
Texto: Ana Lívia Schiavone
Comments