Egresso de Psicologia da UNICEP atua como Conselheiro Tutelar

O egresso do curso de Psicologia, Lucas Azzis Ferreira de Luca, concluiu o curso em 2019, e atualmente é Conselheiro Tutelar da São Carlos.

Lucas contou que gostou bastante do curso por buscar formar profissionais que possam atuar em diversos locais do mercado de trabalho. Nem todo mundo faz psicologia para estar na clínica ou na pesquisa e esse olhar mais abrangente da UNICEP ajuda os alunos a enxergarem outras possibilidades. “Eu mesmo fui um desses, me considero hoje um Psicólogo Social e, embora também atue na clínica, sou bastante realizado trabalhando na área social”.

“A trajetória no mercado de trabalho nem sempre é fácil”, afirmou Lucas e explicou: “Acho importante dizer isso, porque às vezes olhamos para a matéria dos egressos e pensamos que é uma ‘vida de feed’, mas não é! Dá medo, você se preocupa, às vezes duvida se vai dar certo, mas a boa notícia é que vai, se você realmente trabalhar para isso!”.

Após concluir o curso, Lucas ingressou no mestrado no Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFSCar e assim a carreira começou uma transição. “No início eu não tinha bolsa então de estudos eu comecei a atender de noite e mesclar os atendimentos com o mestrado, enquanto ainda estava trabalhando durante o dia em uma empresa. Alguns meses depois fui contemplado com a bolsa de estudos para mestrado e aí pude me dedicar inteiramente a ele.”, explicou.

Depois o egresso passou a atuar como Psicólogo Temporário da Prefeitura de São Carlos e retornou as atividades da clínica até que foi convidado a assumir a diretoria do Departamento de Proteção Social as Famílias da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social da Prefeitura de São Carlos, hoje atua como Conselheiro Tutelar. “E atualmente, sou aluno de doutorado do PPGPsi da UFSCar e Conselheiro Tutelar eleito para o mandato 2024-2027”, afirmou.

Para finalizar Lucas deixou um recado para quem está começando: “Gostaria de dizer que a faculdade não é um fim, mas um meio. Ninguém deveria fazer faculdade pelo diploma, olhar a faculdade como um fim vai fazer da formatura um momento angustiante de olhar para a frente e não saber o que fazer da vida. Faça faculdade porque gosta da área, porque se interessa pelo assunto e porque ela será um meio pelo qual você poderá, ao se formar, servir ao próximo e ao bem comum com a formação escolhida.”.

Texto: Ana Lívia Schiavone