top of page

10º SIMPOVET – UNICEP começa na próxima semana!


Na próxima semana, de 23 a 27 outubro, a UNICEP realizará o 10º Simpósio da Medicina Veterinária – SIMPOVET, o evento acontecerá das 19h30 às 21h30 no bloco C8, quadra da instituição.


A estudante do 8º período do curso, Simone C. Ferraz Cury, é integrante da organização do evento e contou que está sendo uma experiência muito gratificante. “Participar da organização do 10.º SIMPOVET me permitiu contribuir para a disseminação de conhecimento na área e estreitar laços com colegas. Está sendo desafiador, mas extremamente enriquecedor. ”, afirmou.


Simone explicou que os estudantes devem assistir às palestras por várias razões:


- Atualização de Conhecimento: as palestras em um simpósio costumam abordar tópicos e avanços recentes na área de medicina veterinária. Isso permite que os alunos se atualizem sobre as últimas descobertas, técnicas e pesquisas, mantendo-se atualizados em sua formação.


- Networking: o simpósio reuniu profissionais, especialistas em diversas áreas da medicina veterinária. As palestras irão proporcionar oportunidades valiosas para conhecer pessoas que compartilham interesses semelhantes e construir uma rede de contatos profissionais, o que pode ser benéfico para futuras oportunidades de carreira.


- Aprendizado Prático: palestras muitas vezes incluem estudos de casos, exemplos reais e experiências práticas compartilhadas por palestrantes. Isso oferece aos alunos insights práticos que podem não ser encontrados apenas nos livros didáticos.


- Desenvolvimento Profissional: palestras frequentemente abordam tópicos relacionados ao desenvolvimento profissional, como ética, comunicação e habilidades de liderança. Participar dessas palestras pode ajudar os alunos a se tornarem veterinários mais completos e bem preparados para o mercado de trabalho.


- Inspiração e Motivação: ouvir palestrantes experientes e bem-sucedidos pode ser uma fonte de inspiração. Isso pode motivar os alunos a seguir em frente, definir metas e se esforçar para se tornarem excelentes profissionais na área de medicina veterinária.


- Experiência Multidisciplinar: O SIMPOVET oferece uma variedade de palestras sobre diversos tópicos dentro da medicina veterinária. Isso expõe os alunos a diferentes áreas de especialização e os ajuda a explorar uma ampla gama de interesses antes de escolher uma direção específica em suas carreiras.


- Certificação: a participação nas palestras do SIMPOVET irá fornecer certificados que serão úteis para a progressão acadêmica e/ou profissional.


“Portanto, a participação nas palestras do Simpósio de Medicina Veterinária não apenas irá enriquecer o conhecimento dos alunos, mas também irá oferecer inúmeras oportunidades para o crescimento pessoal e profissional. É uma parte valiosa da formação educacional e do desenvolvimento da carreira na área de medicina veterinária. ”, afirmou Simone.


Programação

23 de outubro:


19h30 às 20h20 – “Princípios da acupuntura veterinária”, com Msc. Gustavo Morandini Reginato – Graduação em Medicina Veterinária pela FZEA/USP; Residência em clínica médica e cirúrgica de equinos pela FZEA/USP; Pós-graduação em Acupuntura Veterinária pelo Instituto Bioethicus; Mestrado pela FZEA/USP e atualmente atende como médico veterinário autônomo na área de grandes animais.


20h40 às 21h30 – “Por dentro da odontologia equina”, com M.V. Fábio Carlos Martins Chignoli – Graduado em Medicina Veterinária pela Anhanguera educacional, Campus Leme em 2007. Médico Veterinário na empresa Machado Medicina equina 2008 à 2011. Abase Representações e comércio 2015 até o presente momento. Atuante em medicina Equina e Odontologia Equina desde 2008.


24 de outubro:


19h30 às 20h20 – “Medicina Veterinária na carreira militar”, com 1ª Tenente Médica Veterinária Amanda Oliveira de Sousa – Médica Veterinária graduada na Unisa. Aprimoranda em Medicina Veterinária Preventiva pela FMVZ –USP. Doutora em Ciências pela FMVZ – USP. MBA em Gestão de Políticas Públicas pela Unicsul. Especialista em Defesa Civil pela Unicsul. 1° Tenente Médica Veterinária da PMESP.


20h40 às 21h30 – “Alimentação natural para Pets”, com Dr. Rafael Lopes da SilvaGraduado em Zootecnia pela UNESP Botucatu (2008). Mestre em Aquicultura e Nutrição - Centro de Aquicultura da UNESP - CAUNESP - UNESP Jaboticabal (2012). Doutorado em Nutrição e Produção Animal - UNESP Botucatu (2015).


25 de outubro:


19h30 às 20h20 – “Ações do Programa Estadual de Sanidade das Abelhas”, com M.V. Renata Sordi Taveira – Médica Veterinária formada na UNESP Jaboticabal em 2003. É especialista em Tecnologia a Inspeção de Produtos de Origem Animal, pelo ITAL (Instituto de Tecnologia de Alimentos) desde 2009. Ingressou na Secretaria de Agricultura, na Coordenadoria de Defesa Agropecuária, em 2008, atuando na área de avicultura, SISP e abelhas. Desde 2016 trabalha com saúde das abelhas, e em fevereiro de 2022 assumiu a Diretoria Técnica de Serviço do Programa Estadual de Sanidade das Abelhas.


20h40 às 21h30 – “Panorama atual da Leishmaniose no Brasil”, com Dr. Rafael Paranhos de Mendonça – Possui graduação em Medicina Veterinária pela UNESP Jaboticabal (2003) e mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Doutor em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Jùlio de Mesquita Filho (2010). Atua como professor do Programa de Pós-graduação na Universidade de Franca e como docente de graduação no curso de Medicina Veterinária da Unifran. Foi professor da FAFRAM. Atua como pesquisador na empresa Science Vet.


26 de outubro:


19h30 às 20h20 – “Manejo sanitário na piscicultura”, com Msc. Lindomar de Oliveira Alves – Técnico em Agropecuária, possui graduação em Zootecnia pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2016) e mestre e doutor em Aquicultura pelo Centro de Aquicultura da UNESP (CAUNESP). Técnico de laboratório/biotério no Departamento de Genética e Evolução da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.


20h40 às 21h30 – “Um olhar cuidadoso para a terapêutica Felina”, com Msc. Sarah Paschoal Scarelli – Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de Marília (2012), Mestrado em Clínica Médica de Pequenos Animais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2015) e Pós-graduação em Clínica Médica de felinos pelos Equalis -SP (2018). Atualmente é médico veterinário Clínico Geral e de Medicina Felina autônomo e na Clínica Veterinária Vet4Pet - Botucatu.


27 de outubro:


19h30 às 20h20 – “Principais casos na rotina oftalmológica veterinária”, com Dra. Lenise Garbelotti Gonçalves – Graduada na Universidade Estadual de Maringá (2011-2015), Mestre e doutora pela Unesp, Botucatu (2016 – 2021), ambos no programa de Biotecnologia Animal, área de cirurgia com ênfase em Oftalmologia Veterinária. Pós-Graduação em Oftalmologia avançada e microcirurgia de córnea, Limbo e Esclera pela Quallitas-SP, 2022.


20h40 às 21h30 – “Qual o real ganho para o paciente quando se trata o Hipercortisolismo?”, com Dra. Paula Barbosa Costa – Graduada em Medicina Veterinária pela Faculdade Fundação Educacional de Ituverava (FAFRAM), Ituverava, SP. Possui aprimoramento em Medicina Intensiva (CETAC- São Paulo). Completou o programa de Residência em Clínica Médica de Animais de Companhia, atuando como Médica Veterinária Residente durante 2 anos sobre o Programa de Aperfeiçoamento Profissional na Universidade de Franca (UNIFRAN), Franca, SP. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia (UFU-MG) com ênfase em endocrinologia e, atualmente, é doutora pela mesma universidade. Fez parte do Corpo Clínico do Serviço de Endocrinologia em cães e gatos do HV-UFU em 2017-2022. Promove palestras e cursos no modulo de Endocrinologia e Metabologia em universidades e cursos de atualidades além de atendimentos especializados na área.


Participe!


Texto: Ana Lívia Schiavone

Comentarios


bottom of page