top of page

PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL

Destaque-se na área da psicopedagogia clínica e institucional com a nossa pós-graduação. Aprofunde seus conhecimentos e desenvolva habilidades para diagnosticar e intervir em dificuldades de aprendizagem e para promover a aprendizagem e o desenvolvimento nas instituições educacionais. Avance na sua carreira!

Carga Horária: 

1.200 horas

online

18 meses | 1 (um) encontro ao vivo por mês

Público-alvo 

Profissionais de saúde e educação: Pedagogos, Psicólogos, Professores e Fonoaudiólogos; demais interessados. 


Objetivo 

A Psicopedagogia é a área do conhecimento voltada para o estudo do processo de aprendizagem humana, seus problemas e dificuldades. É concebida como um campo de estudos interdisciplinares, por integrar o conhecimento advindo de outras áreas do conhecimento, como a pedagogia, a psicologia, a neurologia, a fonoaudiologia, dentre outras. Enquanto modalidade de atuação profissional esteve inicialmente voltada para o estudo dos problemas ou dificuldades de aprendizagem e o fracasso escolar. Atualmente, pode-se afirmar que a Psicopedagogia objetiva não apenas a atuação diante dos problemas de aprendizagem e do fracasso escolar, mas também a promoção do processo de apropriação de conhecimento. Dessa maneira, as relações que o ser humano estabelece com o conhecimento, o processo de aprendizagem e suas representações podem ser considerados objetos de estudo da Psicopedagogia. 


Certificação Dupla 


Módulos do Curso 

  1. Neuroanatomia e Neurofísiologia e Processo Ensino - Aprendizagem 

  2. Desenvolvimento do Pensamento e da Linguagem 

  3. Distúrbios de Aprendizagem: Aspectos Neurológicos, Diagnóstico e Atendimento Educacional 

  4. Neurociências e Aprendizagem 

  5. Educação e Inclusão: Perspectivas Atuais 

  6. Neurodidática: Práticas Diferenciadas para a Estimulação do Raciocínio e da Aprendizagem 

  7. Metodologia 

  8. Psicopedagogia Clínica: Fundamentos para a Atuação Remediativa/Clínica 

  9. Avaliação Psicopedagógica Clínica: Provas Piagetianas 

  10. Intervenção Psicopedagógica Clínica: Jogos e Brinquedos 

  11. Estágio-Pesquisa I: Avaliação Diagnóstica em Psicopedagogia Clínica 

  12. Psicopedagogia Institucional: Fundamentos para a Atuação Preventiva 

  13. Práticas Pedagógicas para a Alfabetização e Letramento direcionadas a alunos com problemas de aprendizagem 

  14. Práticas Pedagógicas de Raciocínio Lógico-Matemático direcionadas a alunos com problemas de aprendizagem 

  15. Estágio-Pesquisa II: Avaliação Diagnóstica em Psicopedagogia Institucional 



Diferenciais do Curso 

No Blended Learning ou Sistema Híbirdo de Aprendizagem o pós-graduando tem acesso à conteúdos, atividades, exercícios, avaliações, entre outras interações a distância, através de moderna plataforma virtual e, encontros presenciais em que poderão, por meio de uso de metodologias ativas, colocar em prática o conhecimento adquirido juntamente com seus colegas, trabalhando em equipes focados na resolução de problemas, sendo a todo momento acompanhados por docentes altamente qualificados e experientes, potencializando, ainda, a prática saudável do networking. 

Nesta concepção de curso a metodologia utilizada é bem diversa daquela das aulas tradicionais em que os professores assumem a posição de destaque apresentando a temática de forma predominantemente expositivas. Tanto nos momentos a distância quanto nos encontros presenciais a atenção é voltada totalmente ao pós-graduando, que de forma autônoma tem potencializado o seu processo de ensino-aprendizagem o capacitando para apresentar sempre as melhores soluções para os problemas a que são expostos cotidianamente. 


Módulos Autônomos 

A matriz do curso foi pensada e elaborada para que cada módulo seja autônomo. Isto significa que a temática e conteúdo de cada módulo tem começo, meio e fim, não dependendo de outros módulos como pré-requisito para o seu bom e eficaz desenvolvimento. 

Os módulos, organizados em unidades temáticas, contam com caderno de textos, questionários, avaliações, fóruns de discussões, reuniões on line (chat) e 1 (um) encontro ao vivo. O período de integralização de cada módulo é de 30 (trinta) dias, ou seja, 1 (um) módulo por mês. 

Encontro On line e ao vivo 

Haverá 1 (um) encontro ao vivo por mês, aos sábados, facilitando a organização da agenda do pós-graduando, o qual está estruturado para que as atividades sejam desenvolvidas através de Active Learning (metodologia ativas de aprendizagem), prevalecendo o trabalho em equipe (team based learning - TBL), estudos de casos e problemas (problem based learning – PBL) contando sempre com a supervisão de professores titulados e qualificados. 

Flexibilidade 

Por se tratar de módulos autônomos, o pós-graduando pode escolher seu curso e ingressar até um determinado momento(1) , não deixando para depois a possibilidade de alcançar o sucesso profissional. 

Diferencial: 2ª. Certificação em 6 (seis) meses 

Como o curso possui um eixo modular estruturante que dá sustentação para as áreas específicas, o pós-graduando que já terminou este curso poderá ter a equivalência de módulos e concluir em mais 6 (seis) meses o Curso de Especialização em Psicopedagogia Institucional.  

Vagas 

20 vagas 


Carga horária

600 horas - Psicopedagogia Clínica 

600 horas Psicopedagogia Institucional

Investimento 

20 parcelas de R$ 270,00 (matrícula + 19 mensalidades). 

Matrícula de R$ 270,00 para R$ 202,50*  

(Ação válida efetuando a matrícula até 01 de março de 2024). 

25% de desconto de pontualidade* nas mensalidades de empresas conveniadas e ex-alunos. *  

Após a data do vencimento das mensalidades, será cobrado o valor inicial com juros e multa. 

DESCONTOS 

Parcelamento: Ofereceremos a facilidade de parcelamento, independente da sua política de descontos; 

Pagamento à Vista: Desconto de 10% no valor total do curso pago à vista; 

Corporativo: Desconto de 25% para empresas parceiras/conveniadas; 

Desconto de 25% para ex-alunos da Instituição – UNICEP/ASSER (comprovar no ato da inscrição); 


bottom of page