O curso de Bacharelado em Engenharia Civil foi autorizado pela Resolução CONSEPE 001, de 30 de agosto de 2010, com base na autonomia universitária prevista no Artigo 28 do Decreto 5.773, de 09/05/2006 e cadastrado no Emec no dia 30 de janeiro de 2011.
Diurno:
Tempo mínimo para integralização: 10 semestres
Tempo máximo para integralização: 20 semestres
Noturno:
Tempo mínimo para integralização: 10 semestres
Tempo máximo para integralização: 20 semestres
Vagas: 120 vagas anuais, divididas entre os períodos noturno e diurno.
O curso visa formar cidadãos e profissionais qualificados, capazes de coordenar informações, interagir com pessoas, interpretar de maneira dinâmica a realidade e ainda adquirir e desenvolver valores como senso crítico e consciência de cidadania que permitam a prática de atitudes durante sua vida profissional tais como: visão ampla do compromisso com a ética profissional, desenvolvimento de responsabilidade social, política e ambiental, compreensão da necessidade da permanente busca da atualização profissional.
De maneira mais específica, o curso tem como objetivo desenvolver nos seus alunos, as seguintes competências e habilidades gerais:
Prof.ª Dr.ª Regina Maura Martins Dias Chiquetano
E-mail: coordenador.ep@gmail.com
Fone: 16 3362-2111
ENTRE EM CONTATO COM A COORDENAÇÃO E TIRE SUAS DÚVIDAS.
Esta estrutura está organizada em uma matriz onde é possível visualizar todos os requisitos que o aluno deve cumprir para se graduar, totalizando as 3.648 horas, assim distribuídas:
Atividades Acadêmicas (disciplinas, 3.410 horas), Atividades Complementares (73 horas) e Estágio (165 horas).
Seguindo as orientações das Diretrizes Curriculares, a estrutura curricular do curso de Engenharia Civil do UNICEP contempla um núcleo de conteúdos básicos, um núcleo de conteúdos profissionalizantes e um núcleo de conteúdos específicos que caracterizam a modalidade da Engenharia Civil. Neste núcleo específico, há conteúdos voltados para os diferentes campos de atuação profissional de forma a promover o desenvolvimento de conhecimentos e garantir ao futuro Engenheiro as competências anteriormente discriminadas. Estes conteúdos estão organizados em disciplinas que devem ser cursadas presencialmente e estão organizadas em uma grade curricular.
As 3.410 horas (4.092 horas-aula) das disciplinas estão assim dividas: Conteúdo básico (1.320 horas, 32%), Profissionalizante (572 horas, 15%), Específico (2.200 horas, 53%)
A disposição curricular das disciplinas ao longo dos períodos e a sua consequente integração foi projetada de forma a habilitar gradativamente o aluno na sua formação.
Como atividade de síntese e integração de conhecimento é previsto um Trabalho de Conclusão de Curso a ser desenvolvido no último semestre.
As disciplinas de conteúdo específico estão divididas nas seguintes áreas: Construção civil, Estruturas, Solos, Hidráulica e saneamento, Transportes e Urbanismo.
Ainda neste conjunto de disciplinas, há disciplinas que auxiliam o aluno na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, bem como um elenco de disciplinas optativas.
Os egressos do curso de Engenharia Civil do UNICEP tem sólida formação técnica científica e profissional geral que o capacita a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
Para tanto, o Engenheiro Civil formado pelo UNICEP tem ampla formação nas áreas básicas de Matemática, Química e Física, bem como uma abrangência nas áreas de Estruturas, Construção civil, Hidráulica e Saneamento, Transportes e Geologia.
Ao final do curso, além da sólida formação tecnológica, natural do curso de Engenharia Civil, o aluno formado pelo UNICEP terá vivenciado uma integração com o curso de Arquitetura e Urbanismo e os cursos de Engenharia que estão em andamento no UNICEP.
O curso está voltado para a formação de um cidadão dotado de atitudes críticas, capacidade de avaliação, de julgamento, iniciativa e instrumentalizado nas diferentes áreas da Engenharia Civil, de forma que adquira as atribuições necessárias para atuar no mercado da construção civil. Além disso, o egresso estará apto para complementar sua formação caso tenha interesse em atuar em mercados com outras necessidades. A complementação de formação permite a aquisição de novas atribuições pelo engenheiro formado, por meio de cursos de pós-graduação lato sensu. O curso de Engenharia Civil compreende conteúdos e atividades que constituem base consistente para a formação de um profissional capaz de atender ao perfil do profissional previsto e de assumir funções em diferentes níveis dentro das organizações, tais como: Gerente de Obras, Gerente de Projetos, Projetista Estrutural, Projetista de Sistemas Urbanos, Projetista de Obras Hidráulicas e de Saneamento, Engenheiro de Obras e Atividades de Pesquisa e etc.
Os conteúdos curriculares, dentro de cada conjunto de disciplinas, estão organizados da seguinte forma:
Compreende disciplinas que oferecem conteúdos que servirão de base para as disciplinas específicas/profissionalizantes e, portanto, estão concentradas nos dois primeiros anos do curso. Visam proporcionar ao aluno uma formação básica científica e tecnológica, fornecendo os meios adequados para o desenvolvimento de uma visão crítica sobre o cenário em que está inserida sua profissão, incluindo as dimensões históricas, econômicas, políticas e sociais. Representam 32% da carga total e são disciplinas da área de Matemática, Física e Informática e incluem também disciplinas com conteúdos que versam sobre cultura, sociedade e meio ambiente e contribuem para formação mais ampla do aluno.
As disciplinas com conteúdo de formação profissional são todas obrigatórias. Versam sobre um conjunto coerente de tópicos e visam promover a capacitação instrumental ao aluno, por meio do estabelecimento de métodos de análise e de síntese, e aprofundamento teórico-prático do ferramental que foi desenvolvido nas disciplinas de formação básica para que possa intervir no desenvolvimento da área da engenharia civil, seja na análise ou na síntese de soluções de problemas. Representam 15% da carga total e são ofertadas de conjuntamente com os outros cursos de engenharia do UNICEP.
Têm por finalidade extensões e aprofundamentos dos conteúdos do núcleo de conteúdos profissionalizantes, bem como de outros conteúdos destinados a caracterizar modalidades. Constituem-se em conhecimentos científicos, tecnológicos e instrumentais que buscam o aprimoramento de técnicas necessárias para a definição das modalidades de engenharia e devem garantir o desenvolvimento das competências e habilidades estabelecidas como diretrizes.
Inicia com 3 disciplinas de mecânica dos sólidos. A primeira delas está no núcleo de conteúdos básicos, ofertada em conjunto com os outros cursos de engenharia do UNICEP. No terceiro ano do curso, em disciplinas específicas do curso de Engenharia Civil, completa-se o conteúdo necessário para a compreensão da estática das estruturas. As disciplinas que contemplam o projeto e dimensionamento de estruturas de concreto, aço e madeira veem na sequência e se encerram apenas no décimo período do curso.
Visa preparar o aluno para elaborar projetos e gerenciar a construção de estradas e vias urbanas. As disciplinas versam sobre traçado das vias, dimensionamento do pavimento, planejamento do tráfego, transporte público.
São abordados temas de instalações das edificações, materiais construtivos, gerenciamento de obras e projetos. Estes conteúdos devem permitir ao aluno a compreensão do processo de construção de uma edificação que envolve diferentes aspectos que devem ser compatibilizados durante a elaboração dos projetos e durante a execução da obra.
Preparam o aluno para atuar na área de projeto e dimensionamento de estações de tratamento de água e esgoto, projeto e planejamento da drenagem urbana, além da compreensão dos recursos hídricos de uma região para sua gestão.
Tem o objetivo de instrumentalizar o aluno para atuar no planejamento e gestão de municípios. São abordadas questões relativas à rede urbana e seu desenvolvimento, além do processo de desenvolvimento regional e a relação campo-cidade.
Há duas disciplinas que devem fornecer aos alunos os conhecimentos básicos da área de solos e fundações. As disciplinas desta sequência são: Mecânica dos solos e Fundações.
Há duas disciplinas que auxiliam o aluno no desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso. São elas: Projeto de Graduação e Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Civil.
Os egressos deverão estar capacitados a assumir funções em diferentes níveis dentro das organizações, seja de execução, gerenciamento ou de direção, para as quais seguem algumas atividades e responsabilidades técnicas inerentes à função (diretor, administrador, gerente, projetista, coordenador, engenheiro, pesquisador, professor, dentre outras):
As atividades do Curso de Engenharia Civil são desenvolvidas no Campus do UNICEP, localizado na Rua Miguel Petroni, 5111 e dispõe de salas de aulas convencionais, instalações específicas para os docentes, para os coordenadores e diretores, Secretaria Acadêmica de Graduação e Pós-Graduação, demais órgãos de apoio, e um Centro de Informática. As condições de acesso para portadores de necessidades especiais visam à eliminação de barreiras pedagógicas, arquitetônicas ao propiciar comunicações bastante satisfatórias.
Para atender o seu desenvolvimento, o Curso de Engenharia Civil conta com laboratórios gerais e específicos e, também, com uma biblioteca dotada com terminais de consulta e acervo informatizado, disponibilizados 24 horas para consulta através de conexão à internet, pelo site: www.unicep.edu.br (Serviços Biblioteca). O acervo pode ser consultado por título, autor, assunto e até mesmo através de palavras-chave. Além disso, a biblioteca oferece serviços como: orientação ao uso da base de dados; orientação na localização do acervo; empréstimos e devolução; empréstimos entre bibliotecas; cabines de estudos individuais; videoteca; apoio na elaboração de trabalhos acadêmicos, e acesso a serviço de cópias na instituição. A biblioteca obedece ao seguinte horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira das 07h às 22h e aos sábados das 08h às 17h.
Para atender ao Curso de Engenharia Civil a instituição disponibiliza os seguintes laboratórios gerais, descritos a seguir: Laboratórios de informática - num total de nove, estão localizados no Bloco A5 do Campus II, com livre acesso no período das 08h às 22h30 durante a semana, e aos sábados, das 08h às 18h. A estrutura de servidores está configurada com dois computadores como servidores dos seguintes serviços: Servidor, FTP, Internet e Wireless. Laboratório de Física Experimental - Eletricidade e Mecânica e Ótica: para as aulas práticas das disciplinas básicas de Física constante da grade curricular;
Este laboratório possui todo maquinário e equipamento necessário para a construção de maquetes e modelos.
Este laboratório conta com equipamentos para experimentos que auxiliam na avaliação da insolação, conforto térmico, acústico e de iluminação.
Este laboratório abriga todos os equipamentos e ferramentas básicas que são encontrados em um canteiro de obras convencional e equipamentos de proteção. Os equipamentos e ferramentas são também utilizados no Canteiro Experimental.
O canteiro experimental tem como proposta pedagógica aproximar teoria e prática, através de atividades que envolvem a materialização de projetos. O Canteiro Experimental funciona na área de aproximadamente 500 m², externa ao Bloco C2 que abriga três Laboratórios (Tecnologia da Construção e Materiais, Conforto Ambiental e Maquetes e Modelos).
Este laboratório possui uma prensa para ensaios de compressão em corpos de prova de concreto, bem como de blocos estruturais. Há também um kit para realização do Slump Test e o esclerômetro, que permite estimar a resistência à compressão de concreto em um ensaio não destrutivo.
O Laboratório de solos tem a proposta de atender as disciplinas de Mecânica dos Solos e Estradas. Está equipado para realizar desde a preparação de amostra de solos para ensaio caracterização até as análises mais importantes (Análise granulométrica de solos para sedimentação, Limite de liquidez de solos, Limite de plasticidade, Compactação de solo: CBR, Proctor normal e Determinação da densidade).
Este laboratório conta com todos os equipamentos para realização de levantamentos topográficos em caráter didático e, desta forma, atender as disciplinas Topografia I e II.
Este laboratório foi montado com equipamentos adquiridos prontos para realização de experimentos envolvendo os principais conceitos da hidráulica (Calha de escoamento para Hidráulica, Bancada de Hidráulica e Bancada horizontal de Reynolds).
Neste pequeno laboratório é possível visualizar detalhes de uma instalação hidráulica e elétrica, bem como ter uma noção geral de como a instalação funciona como um todo.
O Estágio Curricular do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Central é uma atividade curricular obrigatória aos acadêmicos dos cursos de graduação em Engenharia e deve ter uma duração mínima de 240 horas. Apresenta-se como um treinamento profissional cuja finalidade geral é de complementar o ensino teórico-prático proporcionando, desta maneira, um elo entre a escola geradora do conhecimento e o meio consumidor. As normas para o estágio supervisionado, formulários de relatórios técnicos e de acompanhamento individualizado, termos de compromisso e de convênio e fichas de avaliação estão disponíveis abaixo:
Há ainda a carga horária de Atividades Complementares (88 horas aula ou 73 horas) a ser cumprida. Esta carga horária está computada na carga horária total do curso. São consideradas atividades complementares aquelas que contribuem para a formação científica e cultural do estudante, fazem parte de sua vida acadêmica e estão relacionadas com a futura atividade profissional do Engenheiro Civil como, por exemplo: cursos de extensão, monitorias, iniciação científica, projetos multidisciplinares, visitas técnicas, trabalhos em equipe, desenvolvimento de protótipos.
Tais atividades são definidas pelo Conselho do Curso e constam no Regulamento das Atividades Complementares abaixo:
Programa do MEC destinado a financiar a graduação no Ensino Superior de estudantes que não têm condições de arcar com os custos de sua formação, regularmente matriculados em instituições particulares cadastradas no Programa e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. *Exceto Curso de Odontologia.
Programa do Governo do Estado de São Paulo, que concede bolsa integral a alunos matriculados nas IES em troca de trabalho nas escolas estaduais aos finais de semana. *Exceto Curso de Odontologia.
O programa visa a apoiar os alunos que apresentam carência sócio-econômica e disponibilidade para prestar serviços em diversos setores da instituição. O aluno recebe uma bolsa estudo/estágio na UNICEP, sem prejuízo de suas atividades acadêmicas. O termo de compromisso é válido por seis meses, podendo ser renovado de acordo com a indicação e/ou solicitação do setor assistido. *Exceto Curso de Odontologia.
Seleção por meio de prova elaborada por professor da área. O aluno com o melhor aproveitamento na prova é selecionado para dar monitoria na disciplina, cumprindo uma carga horária de 10 horas semanais. (Exigência: o aluno deve ter cursado e sido aprovado na disciplina). *Exceto Curso de Odontologia.
A UNICEP mantém convênio com várias empresas e órgãos públicos da região com intuito de beneficiar os colaboradores e funcionários de tais instituições concedendo descontos nas mensalidades. Consulte-nos para saber se a empresa ou órgão público em que trabalha possui convênio conosco e aproveite esta oportunidade. *Exceto Curso de Odontologia.
TRANSFERÊNCIA: Você que está estudando em outra instituição de ensino superior e está em dia com suas mensalidades, tem a possibilidade de transferir seu curso para UNICEP pagando o mesmo valor que está pagando na outra IES ou obter desconto de até 30% nas mensalidades. (sujeito à análise de vagas, documentação acadêmica e comprovação do valor da mensalidade). *Exceto Curso de Odontologia.
A UNICEP concede bolsas parciais de 50% de desconto para alunos graduados em universidades públicas e para egressos da própria UNICEP e, de 30% para egressos de outras instituições de ensino superior privadas, que desejarem cursar sua 2ª graduação conosco. (Válidos para ingressantes em 2017). *Exceto Curso de Odontologia.
Será concedido automaticamente desconto nas mensalidades até o final do curso para os alunos que se matricularem em cursos superiores relacionados pela UNICEP no início de cada ano, de acordo com demandas específicas. Caso tenha interesse, entre em contato conosco e obtenha a relação dos cursos e descontos previstos. *Exceto Curso de Odontologia.
Esgotadas todas as possibilidades citadas acima, o SETOR DE RELACIONAMENTO DISCENTE, após receber as solicitações de desconto, considerando a carência econômica e o desempenho acadêmico do aluno realiza uma análise e apresenta parecer para a Mantenedora, que poderá conceder descontos no valor da mensalidade de até 30%. Semestralmente a UNICEP fixará edital com a quantidade de bolsas parciais a serem concedidas, de acordo com os cursos e turmas em andamento, bem como cronograma estabelecido para o processo de concessão.
Para renovação do benefício o aluno não poderá ter qualquer dependência acadêmica.
OBS.: Os benefícios não são cumulativos. Preponderará o maior desconto.
Para mais informações:
Setor de Relacionamento Discente
Telefone: (16) 3362-2111 ramal 2118
Secretaria