Direito

O CURSO

Dados Gerais do Curso

a) Tipo: Bacharelado.
b) Modalidade: Presencial.
c) Local de Oferta: Rua Miguel Petroni, 5111, São Carlos/SP.
d) Carga Horária Total do Curso em horas de 60 minutos: 3850 horas [exigida pela Resolução CNE/CES 02/2007: 3.700 horas].
e) Turno: Diurno: 60 vagas, por ano [Portaria do MEC nº 607, de 19 de junho de 2017]. Tempo mínimo para integralização: 10 semestres. Tempo máximo para a integralização: 20 semestres.
f) Turno: Noturno: 90 vagas, por ano [Portaria do MEC nº 607, de 19 de junho de 2017]. Tempo mínimo para integralização: 10 semestres. Tempo máximo para a integralização: 20 semestres.
g) Número total de vagas: 150 vagas, por ano [Portaria do MEC nº 607, de 19 de junho de 2017].

Dados Legais do Curso

O Bacharelado em Direito do UNICEP foi autorizado pelo Despacho Ministerial de 06 de setembro de 2004, publicado no Diário Oficial da União, nº 175, em 10 de setembro de 2004 e reconhecido pela Portaria MEC nº 612, de 17 de março de 2011, publicada no Diário Oficial da União, nº 54, Seção I, em 21/03/2011, originariamente concebido no âmbito da Portaria 1.886/94, apresentando a primeira turma em fevereiro de 2005, com 80 vagas totais anuais distribuídas nos turnos diurno (40 vagas) e noturno (40 vagas), sendo as noturnas ampliadas para 60 vagas, Resolução nº 9, de 12 de dezembro de 2011, do CONSEPE/Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão do UNICEP e renovação do reconhecimento pela Portaria nº 265, de 3 de abril de 2017 e, pela Portaria nº 607, de 19 de junho de 2017, sob a forma de aditamento ao ato de renovação de reconhecimento, o número total anual de vagas para o curso passa de 100 (cem) para 150 (cento e cinquenta).


OBJETIVOS DO CURSO

Gerais

Hodiernamente no Brasil, por força do disposto no artigo 207 da Constituição Federal, o ensino superior, deve, pelo menos em tese, dedicar-se ao ensino, à pesquisa e à extensão. O ensino é prática tradicional em toda e qualquer instituição educacional universitária, enquanto os dois últimos, apesar de constarem nos projetos pedagógicos de grande parte das universidades brasileiras, são deficientemente praticados.

Como consequência disto, os cursos de Direito, foram se tornando centros de reprodução do saber instituído, legitimando, sem qualquer questionamento, o saber político de uma determinada forma de dominação social através da lei. Por um longo período, dedicaram-se à tarefa de ensinar aquilo que se julgava o saber oficial, com total despreocupação de compreender a significação social do que se ensinava, nem tampouco as especificidades e necessidades regionais do entorno no qual os cursos estavam inseridos.

Para cursos com estes fins não há mais lugar na sociedade contemporânea. Os operadores acadêmicos, responsáveis pelo acontecimento do fenômeno universitário devem estar conscientes de que a funcionalidade de um curso de Direito atual e comprometido exige a sua interferência não só na produção do conhecimento pedagógico efetivo, mas, também, na construção teórica e na mudança das práticas vinculadas às soluções desses conflitos, construindo oportunidades e caminhos plurais para resolvê-los.

Disso se conclui que o ensino jurídico tradicional não é eficaz para o aprimoramento profissional, e a principal sequela é a falta de habilidade para o manuseio do material técnico-jurídico e para o enfrentamento dos problemas que se manifestam em nossas comunidades.

Atento a tudo isto, o Centro Universitário Paulista oferece um curso de Direito com a finalidade de adequar-se ao seu ambiente de inserção, sem, contudo descuidar da formação de um egresso que também esteja apto a interferir nas principais questões que compõem o universo do fenômeno jurídico.

Sua principal finalidade é preparar o profissional para o labor jurídico de forma eclética, ou seja, com nova estrutura curricular proposta, o aluno estará preparado para atuar em diferentes áreas, atendendo na integralidade a Resolução n. 9/2004 do CNE/CES.

Em cumprimento das disposições legais previstas na Resolução n. 9, de 29 de setembro de 2004 – CNE/CES e permanente aperfeiçoamento da proposta curricular do Curso às diretrizes políticas e educacionais do UNICEP, o Curso de Bacharelado em Direito do UNICEP tem por objetivo geral a formação de profissionais qualificados para o exercício das atividades jurídicas, especialmente para as práticas em métodos alternativos de soluções de conflito compreendidas como meios de pacificação social, na observância dos direitos humanos, das políticas públicas, das questões raciais, indígenas e socioambientais, a serem elaborados na teoria e na práxis jurídicas, integrando a realidade aos contextos socioeconômicos, culturais e políticos atuais.

Específicos

Como objetivos específicos, busca-se, com a concretização deste plano pedagógico, possibilitar a construção de referências teóricas e a vivência de experiências concretas que proporcionem a realização dos parâmetros que ensejarão a qualidade do ensino, da pesquisa e da produção acadêmica, bem como da extensão, visando o exercício competente das atividades profissionais; preparar os alunos para assumirem suas atribuições e deveres sociais como operadores jurídicos aptos e responsáveis a desenvolver suas atividades em sintonia com a realidade social, os referenciais humanistas, éticos e solidários; e, despertar nos alunos que, como futuros profissionais de uma área das ciências sociais aplicadas, devem ter consciência da importância que o exercício de suas atividades profissionais tem como condição de possibilidade de realização e exercício da cidadania, em função de poder proporcionar avanços sociais, econômicos e culturais, através da efetivação dos direitos e do Estado democrático.

Os objetivos e finalidades podem ser assim alinhados:

  • Proporcionar o compromisso ético pautado nos direitos humanos, na democracia, no pluralismo e na cidadania;
  • Priorizar a pacificação social por meio de aplicação dos meios alternativos de resolução de conflitos;
  • Privilegiar a participação do discente como parte integrante no processo ensino-aprendizagem;
  • Flexibilizar o ensino do direito pela permanente discussão da matriz curricular e seus conteúdos;
  • Aplicar a interdisciplinaridade e a complexidade para a compreensão teórica e prática do direito;
  • Integrar e aperfeiçoar continuadamente o trinômio ensino, pesquisa e extensão;
  • Realizar o compromisso de proximidade e interação com o contexto/realidade social local e global;
  • Capacitar o discente para um sólido saber jurídico crítico (teórico e prático) e historicizado, exercitado por meio de práticas transformadoras, construtivas e criativas do Direito.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Com fundamento nos pressupostos estruturantes do Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Direito do UNICEP, tem-se por escopo o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades:

  • interpretação e aplicação das normas jurídicas contextualizadas com os perfis socioeconômicos da área de atuação profissional;
  • compreensão dos fenômenos jurídicos como fenômenos sociais, históricos e complexos;
  • sólida atuação técnico-jurídica, ética e interdisciplinar nas várias áreas da profissão;
  • domínio dos conteúdos do ordenamento jurídico vigente e da ciência dogmática construída a partir dele, desde perspectivas teóricas e práticas, de forma a ter condições de defender os interesses que lhe são confiados;
  • ampla formação cultural que lhe permita a interação da formação jurídica com o conhecimento social interdisciplinar;
  • aplicação do conhecimento adquirido aos procedimentos e às soluções dos conflitos que sofrem a incidência do Direito;
  • percepção do Estado Democrático de Direito, como pressuposto para a aplicabilidade da jurisdição constitucional nas questões jurídicas tradicionais e atuais.

COORDENAÇÃO DO CURSO

Prof. Dr. Rafael Antonio Deval

E-mail: rafael.deval1@gmail.com

ENTRE EM CONTATO COM A COORDENAÇÃO E TIRE SUAS DÚVIDAS.


PERFIL DO EGRESSO

A integralização das horas de aula nas Grades 526 e 527 contribuem, em conjunto com as atividades complementares, estágio supervisionado curricular e trabalho de conclusão de curso.

 


MERCADO DE TRABALHO

Áreas de Atuação

A formação em Direito permite que o egresso atue em inúmeras áreas, tais como: acadêmica, enquanto pesquisador e docente; pesquisa: em centros de pesquisa em direito e interdisciplinares (ciências humanas e exatas); pericial (judicial e extrajudicial); jurista parecerista (judicial e extrajudicial; contencioso e preventivo; público e privado); advocacia (judicial e extrajudicial; contencioso e preventivo; pública e privada); nas carreiras jurídicas públicas (magistratura, promotoria, delegacia, nas instâncias municipais, estaduais e federais); e como mediador, conciliador e árbitro.

Opções de Empregabilidade

As opções de empregabilidade para o bacharelado em Direito são amplas, decorrem da variação das áreas de atuação e das especificidades e interesses de cada egresso, sendo relevantes as áreas da advocacia e as áreas de atuação pública, com ingresso mediante concurso.


CORPO DOCENTE

Atualmente o curso conta com 17 (dezessete) docentes. 94% dos docentes são mestres e doutores, assim distribuídos: 9 (nove) 52,9% são doutores; 7 (sete) 41,1% de mestres e 1 (um) especialista.

DOCENTES LATTES TITULAÇÃO
ANDRÉ SEROTINI Currículo Doutor
CARLA ABRANTKOSKI RISTER Currículo Doutora
CLÁUDIA ELIZABETH POZZI (COORDENADORA) Currículo Doutora
EDIVALDO CAROLINO DE ALMEIDA SOUZA Currículo Especialistatre
ELIANE APARECIDA CAMPANHA ARAÚJO Currículo Doutora
FRANSÉRGIO FOLLIS Currículo Doutor
GIULIANO FERREIRA LEAL Currículo Mestre
JOSÉ ARALDO DA COSTA TELLES Currículo Mestre
KARINA GRANADO Currículo Mestre
LEONARDO ESTEVAM DE ASSIS ZANINI Currículo Doutor
LUÍS GUSTAVO LAZZARINI Currículo Mestre
LUIZ MARCELO HYPPOLITO Currículo Mestre
MARCOS ANTÔNIO GIGANTE Currículo Doutor
MARIA ELIZABETH SOUZA DE ASSIS Currículo Mestre
RAFAEL ANTONIO DEVAL Currículo Mestre
RENATO CÁSSIO SOARES DE BARROS Currículo Doutor
SERGIO PERUSSI FILHO Currículo Doutor

PROJETO PEDAGÓGICO - PPC

O Bacharelado em Direito do UNICEP foi autorizado pelo Despacho Ministerial de 06 de setembro de 2004, publicado no Diário Oficial da União, nº 175, em 10 de setembro de 2004 e reconhecido pela Portaria MEC nº 612, de 17 de março de 2011, publicada no Diário Oficial da União, nº 54, Seção I, em 21/03/2011, originariamente concebido no âmbito da Portaria 1.886/94, apresentando a primeira turma em fevereiro de 2005, com 80 vagas totais anuais distribuídas nos turnos diurno (40 vagas) e noturno (40 vagas), sendo as noturnas ampliadas para 60 vagas, Resolução nº 9, de 12 de dezembro de 2011, do CONSEPE/Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão do UNICEP e renovação do reconhecimento pela Portaria nº 265, de 3 de abril de 2017 e pela Portaria nº 607, de 19 de junho de 2017, sob a forma de aditamento ao ato de renovação de reconhecimento, o número total anual de vagas para o curso passa de 100 (cem) para 150 (cento e cinquenta).

Para informações, consulte aqui!


MATRIZ CURRICULAR

A matriz curricular do Curso de Graduação em Direito segue as diretrizes baseadas na Resolução CNE/CES nº 9/2004, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Direito.

O gráfico abaixo mostra o perfil de formação:

Matriz Curricular Vigente


INFRAESTRUTURA DO CURSO - LAB. JURÍDICO

O Curso de Direito dispõe de dois laboratórios jurídicos:

a) SALA DO JÚRI, local dentro do campus onde são desenvolvidas práticas jurídicas simuladas, defesas de TCC perante banca, palestras se cursos ministrados nas Semanas Jurídicas. Em 2017, o Minicurso em Direitos Humanos, certificando 20 horas aos participantes (alunos, docentes, egressos e pessoas da comunidade).

b) NPJ/CEJUSC, Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) passou a funcionar no segundo semestre de 2015 em prédio localizado na região central da cidade de São Carlos, a 150 metros do Fórum Cível, equipado com computadores e sistema de multimídia, contendo a seguinte organização espacial e didática: Sala de Espera, Secretaria Geral/Cartório Modelo, Sala de Triagem e três Salas de Mediação, Negociação, Conciliação e Arbitragem, uma maior (multiuso) com móveis adaptados para a realização de reuniões, audiências simuladas e aulas práticas (com um computador, uma impressora, dois monitores e data show), e duas menores (com mesas ovais, cadeiras e mesa pequena para um computador).
Como estatísticas dos atendimentos globais do NPJ/CEJUSC, como dados gerais relativos às atividades de cidadania e composição de conflitos dos três últimos anos, são:

2015
Atendimentos no setor de cidadania: 382
Triagem / Reclamações abertas: 768
Acordos obtidos em sessão (área cível e família): 284

2016
Atendimentos no setor de cidadania: 676
Triagem / Reclamações abertas: 1392
Acordos obtidos em sessão (área cível e família): 643

2017
Atendimentos no setor de cidadania: 1782
Triagem / Reclamações abertas: 990
Acordos obtidos em sessão (área cível e família): 602

c) O atendimento cidadão também é organizado pelo NPJ, por meio de ações cidadãs e mutirões, periodicamente. Exemplos: Ação Cidadã na Cidade Aracy e Orientação Jurídica às Pessoas com Deficiência (Síndrome de Down).

VISITAS TÉCNICAS E JÚRI SIMULADO

O Curso promove visitas técnicas monitoradas e programadas para contribuírem com a formação cidadã, jurídica e política de seus alunos. As visitas abrangem todas as instâncias e esferas do Poder Público, empresas privadas, sistema carcerário, como exemplos destas atividades extracurriculares.

Além de audiências simuladas nas disciplinas de Estágio Supervisionado, como método de aplicação teórica da prática penal, anualmente as atividades relativas ao júri simulado envolvem alunos de todos os períodos da graduação no sentido de integração social e humana, compartilhamento de conhecimento e, principalmente, de formação técnica do aluno.

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Em conformidade ao disposto no Art. 8º, da Resolução nº 9/2004 CNE/CES, as atividades complementares devem representar 5% (cinco por cento) da carga horária total do Curso, sem o cômputo de Estágio Curricular Supervisionado, a serem cumpridas no transcorrer da graduação.

Consoante ao Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Direito e matriz curricular em vigência, os alunos devem realizar 220 h/a de atividades complementares ao longo do Curso, privilegiando-se a diversidade e atividades que contribuam para a construção do perfil do egresso.

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

O Estágio Supervisionado Curricular do UNICEP atende ao disposto no artigo 7º, da Resolução nº 9/2004 CNE/CES, constituindo parte integrante do currículo pleno do Curso de Direito. É formado pela carga horária de 352 horas aula e consta na matriz curricular do Curso de Bacharelado em Direito do UNICEP a partir do 7º período, nas áreas: Cível, Penal, Trabalhista e Geral.

 

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

Os discentes no início do 8º período elegem seus orientadores respeitando suas áreas de especialidade e que, a partir daí, assumem o compromisso de realizar a orientação desde a elaboração do projeto até a entrega do TCC. No 9º período, os alunos que pretendem apresentar o TCC devem matricular-se na disciplina TCCI (44 h/a) e TCCII (44 h/a), cuja avaliação/aprovação é efetivada por uma Banca Examinadora.

 

Você também pode!

Programa do MEC destinado a financiar a graduação no Ensino Superior de estudantes que não têm condições de arcar com os custos de sua formação, regularmente matriculados em instituições particulares cadastradas no Programa e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. *Exceto Curso de Odontologia.

Tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais, a estudantes de cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. *Exceto Curso de Odontologia.

Programa do Governo do Estado de São Paulo, que concede bolsa integral a alunos matriculados nas IES em troca de trabalho nas escolas estaduais aos finais de semana. *Exceto Curso de Odontologia.

O programa visa a apoiar os alunos que apresentam carência sócio-econômica e disponibilidade para prestar serviços em diversos setores da instituição. O aluno recebe uma bolsa estudo/estágio na UNICEP, sem prejuízo de suas atividades acadêmicas. O termo de compromisso é válido por seis meses, podendo ser renovado de acordo com a indicação e/ou solicitação do setor assistido. *Exceto Curso de Odontologia.

Desconto concedido a alunos com um ou mais irmãos ou parentes de 1º Grau ou cônjuges, matriculados na Instituição, desde que o pagamento da mensalidade seja efetuado até a data do vencimento. *Exceto Curso de Odontologia.

Seleção por meio de prova elaborada por professor da área. O aluno com o melhor aproveitamento na prova é selecionado para dar monitoria na disciplina, cumprindo uma carga horária de 10 horas semanais. (Exigência: o aluno deve ter cursado e sido aprovado na disciplina). *Exceto Curso de Odontologia.

A UNICEP mantém convênio com várias empresas e órgãos públicos da região com intuito de beneficiar os colaboradores e funcionários de tais instituições concedendo descontos nas mensalidades. Consulte-nos para saber se a empresa ou órgão público em que trabalha possui convênio conosco e aproveite esta oportunidade. *Exceto Curso de Odontologia.

TRANSFERÊNCIA: Você que está estudando em outra instituição de ensino superior e está em dia com suas mensalidades, tem a possibilidade de transferir seu curso para UNICEP pagando o mesmo valor que está pagando na outra IES ou obter desconto de até 30% nas mensalidades. (sujeito à análise de vagas, documentação acadêmica e comprovação do valor da mensalidade). *Exceto Curso de Odontologia.

A UNICEP concede bolsas parciais de 50% de desconto para alunos graduados em universidades públicas e para egressos da própria UNICEP e, de 30% para egressos de outras instituições de ensino superior privadas, que desejarem cursar sua 2ª graduação conosco. (Válidos para ingressantes em 2017). *Exceto Curso de Odontologia.

Será concedido automaticamente desconto nas mensalidades até o final do curso para os alunos que se matricularem em cursos superiores relacionados pela UNICEP no início de cada ano, de acordo com demandas específicas. Caso tenha interesse, entre em contato conosco e obtenha a relação dos cursos e descontos previstos. *Exceto Curso de Odontologia.

A UNICEP concede desconto de até 40% para alunos que participam de competições esportivas, de âmbito nacional, profissionalmente (Federados - mediante comprovação). *Exceto Curso de Odontologia.

 

SETOR DE RELACIONAMENTO DISCENTE


Esgotadas todas as possibilidades citadas acima, o SETOR DE RELACIONAMENTO DISCENTE, após receber as solicitações de desconto, considerando a carência econômica e o desempenho acadêmico do aluno realiza uma análise e apresenta parecer para a Mantenedora, que poderá conceder descontos no valor da mensalidade de até 30%. Semestralmente a UNICEP fixará edital com a quantidade de bolsas parciais a serem concedidas, de acordo com os cursos e turmas em andamento, bem como cronograma estabelecido para o processo de concessão.
Para renovação do benefício o aluno não poderá ter qualquer dependência acadêmica.

OBS.: Os benefícios não são cumulativos. Preponderará o maior desconto.

Para mais informações:

Setor de Relacionamento Discente
Telefone: (16) 3362-2111 ramal 2118
Secretaria