Gestão de Conflitos no Ambiente de Trabalho

Horário Das 8:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00
Modalidade EAD - Aulas ao vivo

Objetivos

Partindo do pressuposto que nossa sociedade é permeada de pessoas com perfis, pensamentos e culturas diferentes é natural que em um ambiente de trabalho seja local de muitos divergências, posicionamentos e conflitos. Essas tensões sociais naturais se intensificam ainda mais dentro do ambiente corporativo que é permeado de contextos que envolvem desafios, competitividade e segmentação em equipes cada qual com sua própria posição e opinião sobre como determinada atividade profissional deva ser conduzida.

Dessa maneira, o gestor de um processo de trabalho dentro da empresa tem como uma das suas atividades principais a gestão de conflitos de sua equipe, uma vez que o cenário das interações humanas e as relações profissionais são realmente cheios de conflitos diante das diferenças de opiniões, competições e departamentalização.

Como se pode depreender, os êxitos de um processo de trabalho estão relacionados com a maneira pela qual os conflitos que possam ocorrer em uma equipe são administrados por seus gestores e colaboradores. As tensões, rivalidades e falta de cooperação impactam negativamente nos resultados da empresa, de maneira que, a boa gestão dos conflitos pode conduzir a empresa a resultados superiores aos planejados por esta.

Público-alvo

O público ao qual esse curso de extensão é direcionado aos gestores de quaisquer processos laborativos, seja industrial, comercial ou de serviços, bem como pode ser destinado aos próprios colaboradores desses processos e todos os profissionais que queiram desenvolver suas atividades laborativas agindo de uma forma mais compassiva, pacífica e colaborativa dentro do processo de trabalho.

O curso também é destinado a todos os estudantes de cursos relacionados à administração e gestão dos processos, como os discentes do curso de administração de empresas, tecnólogos de gestão de processos em todas as áreas profissionais bem como os discentes de cursos técnicos relacionados direta ou indiretamente com a gestão de processos e/ou pessoas.

• Profissionais do mercado que atuam ou desejam atuar como gestores em processos produtivos;
  • Alunos egressos;
  • Corpo discente;
  • Público em geral.

Organização Didático-pedagógica

1. Teoria geral do conflito. Aborgadem negativa e positiva do conflito;
  2. Caracteristicas e gênese dos conflitos dentro do ambiente de trabalho;
  3. Teoria Geral da comunicação e a comunicação nao violenta;
  4. A negociação como forma de resolução dos conflitos e outras formas de resolução de conflitos;
  5. As tecnicas de negociação de Harvard e sua aplicação para a resolução dos conflitos dentro dos processos produtivos;
  6. Considerações finais sobre quais as melhores maneiras de resolução dos conflitos dentro dos processos produtivos.

Metodologia

A metodologia de desenvolvimento do curso será expositiva através de videoaula de forma síncrona atrelado à metodologias ativas de interação através de resolução de questões apresentadas a partir de casos práticos propostos pelo docente.

Avaliação

A avaliação será realizada pelo docente através da participação dos discentes no AVA, bem como a entrega de atividades escritas relacionadas com respostas de casos práticos apresentados  pelo facilitador.

DOCENTE Marcelo de Souza Carneiro
Graduação Direito
Titulação (área) Direito
Disciplinas que ministra Gestão de Conflitos; Administração e Gestão de Conflitos; Mediação, Conciliação e Arbitragem e disciplinas de direito privado.

Valor do curso para os alunos UNICEP R$ 175,00
Valor do curso para outros alunos R$ 250,00
Número mínimo de alunos para abertura de turmas 20

DESCONTOS

Desconto para alunos e ex-alunos UNICEP e para colaboradores de empresa parceira/conveniada (comprovar no ato da inscrição);

Convênios:

• Ruscito
  • Toalhas São Carlos
  • Wama
  • Associação dos Engenheiros (AEASC)
  • Bandeirantes
  • Biovital
  • Casale
  • Centrovias
  • Crediguaçu/SICOOB
  • Ecovital
  • Farmácia do Rosário
  • Vydence medical
  • Seguradora Mapfre
  • Sincomerciários
  • Sintufscar
  • SAAE
  • Ambar
  • Mapfre
  • Acisc
  • Grupo Boni Pneus
  • FRIOMAC

Família UNICEP: Descontos para professores e funcionários da UNICEP / ASSER.

Outros Casos: Caso o interessado não se enquadre nas categorias de descontos acima e deseja solicitar o desconto, deverá:
realizar a inscrição e anexar requerimento de solicitação de desconto justificando ou especificando os motivos da necessidade do desconto, e comprovante de renda, estipulando o valor pretendido em porcentagem. Esta solicitação será realizada somente na ocasião da inscrição.

Obs: Os descontos propostos em cada item não são acumulativos.

FALE COM A EXTENSÃO

Diretoria de Pós-Graduação e Cursos de Extensão - UNICEP