top of page

GESTÃO DE CONFLITOS NO AMBIENTE DE TRABALHO

Carga Horária: 

8 horas

Valor: em breve

Gestão de Conflitos no Ambiente de Trabalho - Para Quem é Indicado?

A gestão eficaz de conflitos no ambiente de trabalho é uma habilidade que muitos profissionais buscam aprimorar. No entanto, alguns cargos podem se beneficiar mais do que outros deste curso de extensão. Aqui estão alguns dos profissionais para os quais o curso de Gestão de Conflitos no Ambiente de Trabalho é indicado:


  1. Gestores: Gerentes, supervisores, líderes de equipe e outros profissionais que ocupam posições de liderança podem encontrar grande valor neste curso, pois muitas vezes estão na linha de frente quando surgem conflitos no local de trabalho.

  2. Profissionais de Recursos Humanos: O pessoal de RH é frequentemente responsável por mediar e resolver conflitos entre os funcionários. Esse curso pode proporcionar a esses profissionais técnicas mais eficazes e humanizadas de resolução de conflitos.

  3. Mediadores e Negociadores: Profissionais que se dedicam à mediação e negociação como parte de suas funções laborais podem se beneficiar imensamente da formação em gestão de conflitos.

  4. Professores e Educadores: Os educadores podem enfrentar conflitos entre estudantes, com os pais, ou mesmo entre colegas de trabalho. Aprender a gerenciar essas situações de maneira produtiva é um ativo valioso para qualquer profissional da educação.

  5. Profissionais de Saúde: Médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde podem enfrentar conflitos entre a equipe ou com os pacientes e suas famílias. Este curso pode ajudá-los a lidar com essas situações de maneira mais eficaz.

  6. Profissionais em Geral: De fato, qualquer profissional que trabalhe em equipe ou em contato direto com pessoas pode se beneficiar deste curso, pois os conflitos são inevitáveis em qualquer ambiente de trabalho. Saber gerenciar de forma eficaz essas situações pode melhorar a convivência no ambiente de trabalho e a produtividade em geral.


Assim, o curso de extensão universitária em Gestão de Conflitos no Ambiente de Trabalho é uma opção útil para uma ampla variedade de profissionais.


Gestão de Conflitos no Ambiente de Trabalho - Habilidades e Competências Adquiridas

Realizar um curso de extensão universitária em Gestão de Conflitos no Ambiente de Trabalho é uma excelente forma de adquirir habilidades e competências essenciais para aprimorar o convívio e a produtividade no ambiente profissional. Aqui estão algumas das principais habilidades que você pode esperar desenvolver:


  1. Comunicação Eficaz: Uma parte fundamental da gestão de conflitos é a capacidade de se comunicar de maneira clara e eficaz. O curso irá ensinar técnicas de comunicação que promovem o entendimento mútuo e a resolução de conflitos.

  2. Negociação e Mediação: Estas são habilidades-chave na gestão de conflitos. Você aprenderá técnicas para negociar soluções que atendam às necessidades de todas as partes envolvidas e como mediar discussões para evitar que os conflitos se intensifiquem.

  3. Empatia e Escuta Ativa: Aprender a escutar ativamente e mostrar empatia pelos pontos de vista dos outros são competências importantes na resolução de conflitos. O curso irá desenvolver sua capacidade de entender e considerar as perspectivas de outros indivíduos.

  4. Análise de Conflitos: Você será capacitado a analisar a natureza dos conflitos, entender suas causas subjacentes e identificar as melhores abordagens para resolvê-los.

  5. Gestão do Estresse: Conflitos podem gerar altos níveis de estresse. O curso oferecerá estratégias para gerenciar o estresse e manter a calma durante situações difíceis.

  6. Tomada de Decisão: A gestão de conflitos muitas vezes requer a tomada de decisões difíceis. O curso irá ajudá-lo a aprimorar suas habilidades de tomada de decisão, tornando-o mais confiante e eficaz nessas situações.


Em suma, o curso de Gestão de Conflitos no Ambiente de Trabalho proporcionará uma série de habilidades que não apenas o ajudarão a lidar com conflitos de maneira mais eficaz, mas também contribuirão para o desenvolvimento de suas competências interpessoais e de liderança.


Gestão de Conflitos no Ambiente de Trabalho - Impulsionando Sua Carreira e o Mercado de Trabalho

A formação em Gestão de Conflitos no Ambiente de Trabalho é uma ferramenta poderosa para impulsionar sua carreira e oferecer contribuições valiosas para o mercado de trabalho. Vejamos como:

Desenvolvimento de Liderança

A capacidade de gerir conflitos de maneira eficaz é uma característica fundamental de um líder forte. Essa habilidade não apenas ajuda a manter a harmonia na equipe, mas também demonstra que você pode tomar decisões difíceis e liderar por meio de crises.

Melhor Desempenho no Trabalho

Ao aprender a gerir conflitos, você pode melhorar o ambiente de trabalho, resultando em maior produtividade e satisfação da equipe. Isso não apenas beneficia a empresa, mas também pode refletir positivamente em sua avaliação de desempenho.

Oportunidades de Progressão na Carreira

Empregadores valorizam funcionários que podem lidar eficazmente com conflitos. Ao demonstrar essa habilidade, você poderá ter mais oportunidades de promoção e progressão na carreira.

Valorização no Mercado de Trabalho

A gestão de conflitos é uma habilidade altamente valorizada em todas as indústrias. Tornar-se proficiente nessa área pode torná-lo mais atraente para futuros empregadores e abrir novas oportunidades de trabalho.

Melhora na Cultura Organizacional

Ao implementar efetivamente as habilidades de gestão de conflitos, você pode contribuir para a criação de uma cultura de respeito e compreensão mútua em sua organização. Isso pode melhorar o bem-estar dos funcionários e a reputação da empresa.

Em resumo, o curso de Gestão de Conflitos no Ambiente de Trabalho pode ser uma força motriz significativa para o avanço de sua carreira, ao mesmo tempo que contribui para um ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo. É um investimento valioso para qualquer profissional que busca crescimento e excelência em sua trajetória.


Objetivos

Partindo do pressuposto que nossa sociedade é permeada de pessoas com perfis, pensamentos e culturas diferentes é natural que em um ambiente de trabalho seja local de muitos divergências, posicionamentos e conflitos. Essas tensões sociais naturais se intensificam ainda mais dentro do ambiente corporativo que é permeado de contextos que envolvem desafios, competitividade e segmentação em equipes cada qual com sua própria posição e opinião sobre como determinada atividade profissional deva ser conduzida.

Dessa maneira, o gestor de um processo de trabalho dentro da empresa tem como uma das suas atividades principais a gestão de conflitos de sua equipe, uma vez que o cenário das interações humanas e as relações profissionais são realmente cheios de conflitos diante das diferenças de opiniões, competições e departamentalização.

Como se pode depreender, os êxitos de um processo de trabalho estão relacionados com a maneira pela qual os conflitos que possam ocorrer em uma equipe são administrados por seus gestores e colaboradores. As tensões, rivalidades e falta de cooperação impactam negativamente nos resultados da empresa, de maneira que, a boa gestão dos conflitos pode conduzir a empresa a resultados superiores aos planejados por esta.


Público-alvo

O público ao qual esse curso de extensão é direcionado aos gestores de quaisquer processos laborativos, seja industrial, comercial ou de serviços, bem como pode ser destinado aos próprios colaboradores desses processos e todos os profissionais que queiram desenvolver suas atividades laborativas agindo de uma forma mais compassiva, pacífica e colaborativa dentro do processo de trabalho.

O curso também é destinado a todos os estudantes de cursos relacionados à administração e gestão dos processos, como os discentes do curso de administração de empresas, tecnólogos de gestão de processos em todas as áreas profissionais bem como os discentes de cursos técnicos relacionados direta ou indiretamente com a gestão de processos e/ou pessoas.

  • Profissionais do mercado que atuam ou desejam atuar como gestores em processos produtivos;

  • Alunos egressos;

  • Corpo discente;

  • Público em geral.


Organização Didático-pedagógica

Conteúdo Programático

  1. Teoria geral do conflito. Aborgadem negativa e positiva do conflito;

  2. Caracteristicas e gênese dos conflitos dentro do ambiente de trabalho;

  3. Teoria Geral da comunicação e a comunicação nao violenta;

  4. A negociação como forma de resolução dos conflitos e outras formas de resolução de conflitos;

  5. As tecnicas de negociação de Harvard e sua aplicação para a resolução dos conflitos dentro dos processos produtivos;

  6. Considerações finais sobre quais as melhores maneiras de resolução dos conflitos dentro dos processos produtivos.


Metodologia

A metodologia de desenvolvimento do curso será expositiva através de videoaula de forma síncrona atrelado à metodologias ativas de interação através de resolução de questões apresentadas a partir de casos práticos propostos pelo docente.


Coordenação

Marcelo de Souza CarneiroGraduação - Titulação (área)Direito - Disciplinas que ministra: Gestão de Conflitos; Administração e Gestão de Conflitos; Mediação, Conciliação e Arbitragem e disciplinas de direito privado.

Investimento

Valor do curso para os alunos UNICEP : R$ 175,00

Valor do curso para outros alunos: R$ 250,00

Número mínimo de alunos para abertura de turmas: 20


bottom of page