top of page

PEDAGOGIA

ESPAÇO ALUNO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

O Estágio Supervisionado, conforme regulamento próprio será realizado nas salas de Educação Infantil, nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental I e em Gestão Educacional.

No Estágio Curricular, o aluno deverá exercitar a habilidade de relacionar teoria e prática; observar e compreender a realidade da sala de aula e da organização escolar e/ou outros contextos educacionais no seu todo, desenvolvendo, assim, sua capacidade investigativa; definir questões/problemas relevantes que serão objeto específico, enquanto foco do estágio a ser realizado; elaborar proposta de ação exequível frente à realidade vivenciada no estágio com vistas à sua atuação profissional.

Desse modo, o estágio será desenvolvido a partir das seguintes atividades:

  • Definição do campo de estágio;

  • Observação e análise do contexto mais amplo da instituição ou contexto do estágio;

  • Escolha de uma questão específica e análise mediante observação, obtenção de informações necessárias para a compreensão da questão/problema;

  • Elaboração de propostas de ação; 

  • Implementação e avaliação das propostas; -

  • Regência de aulas.

Todo o processo de estágio será desenvolvido em articulação com os profissionais das diferentes instituições/contextos onde este deverá ocorrer. O estágio deverá atender às necessidades de formação do Pedagogo, bem como às necessidades dessas instituições/contextos.Nesse sentido, levar-se-á em conta tanto a dimensão técnica quanto ética que envolve esta relação. O estágio poderá, conforme o interesse do aluno, constituir a base de dados para subsidiar a realização do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).

Regulamento de Estágio Supervisionado


ATIVIDADES DO CURSO

Atividades Formativas

As atividades formativas compreendem assistência às aulas, realização de seminários, participação na realização de pesquisas, consultas a bibliotecas e centros de documentação, visitas a instituições educacionais e culturais, atividades práticas de diferente natureza, participação em grupos cooperativos de estudo.

Atividades Teórico-Práticas

Atividades teórico práticas compreendem todas as atividades curriculares (são espécies do gênero formativas), realizadas em horários diversos das “atividades em sala” diretamente orientadas por um docente, realizadas na própria IES, em empresas, outras instituições escolares e não-escolares, públicas e privadas. Tais atividades compreendem a participação de alunos, com a orientação dos professores, em:

  • Seminários e estudos curriculares, projetos de iniciação científica, monitoria e extensão;

  • Atividades práticas, de modo a propiciar vivências, nas mais diferentes áreas do campo de atuação, assegurando aprofundamentos e diversificação de estudos;

  • experiências e utilização de novos recursos para a formação profissional;

  • Estágios curriculares e não curriculares, e práticas realizadas em diferentes instituições de ensino ou empresas;

  • Elaboração de trabalhos científicos; participação de grupos de estudos, entre outras atividades de efetivo trabalho acadêmico;

  • Participação em eventos culturais, esportivos, científicos e de extensão à comunidade.

Regulamento de Atividades Teórico-Práticas / Complementares de Aprofundamento do Curso


TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) consiste no desenvolvimento de um trabalho científico com a finalidade de introduzir o aluno na utilização do método científico. Pedagogicamente, a intenção é proporcionar o exercício do pensar por meio da pesquisa e das próprias capacidades de crítica e elaboração, seja ela, sob a forma de artigo científico ou monografia, desde revisões da literatra, a saber, revisão integrativa ou sistemática da literatura, até pesquisas de campo. O TCC é de caráter obrigatório para a conclusão do curso de Graduação em Licenciatura em Pedagogia.  

Dentre os objetivos da realização do TCC, destaca-se:

  • Utilizar o método científico como um procedimento que busca o conhecimento para ser aplicado no desempenho e melhoria da profissão;

  • Despertar o prazer da criação científica;

  • Propiciar aos discentes a oportunidade de compreender e apreender os elementos envolvidos no processo de pesquisa, estimulando a produção de conhecimento na área de saúde;

  • Desenvolver autonomia e capacitação do formando para ingressar no mercado de trabalho.

As disciplinas TCC I e TCC II oferecidas aos discentes se caracterizam por ser uma disciplina de 40h e 20h presenciais respectivamente, tendo como objetivo central propiciar contato direto e efetivo com a elaboração de um texto acadêmico-científico.

Os discentes, deverão, necessariamente, elaborar seu TCC no formato de monografias e/ou artigos científicos de forma coerente com o perfil deste profissional. A caracterização do trabalho sob orientação do docente deverá estar de acordo com as normas descritas no Plano de TCC, bem com a ciência do professor da disciplina TCC. O trabalho desenvolvido deverá ser apresentado para uma Banca Examinadora, composta por três membros, a saber: orientador, um docente do UNICEP e um docente de outras instituição com atuação em áreas afins ao tema do TCC.

Baixe a documentação necessária para apresentação do TCC.

bottom of page