top of page

BIOMEDICINA

ESPAÇO ALUNO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

O Estágio Curricular de Graduação do Curso de Biomedicina foi organizado, planejado e aplicado conforme regulamentação específica da UNICEP, orientada por Planos de Ensino e pelo Calendário Escolar e atende ao disposto no Art. 7o da Resolução CNE/CES 2/2003, que determina que a formação do biomédico deve garantir o desenvolvimento de estágios curriculares, sob supervisão docente.

A carga horária mínima do estágio curricular supervisionado deverá atingir 20% da carga horária total do curso de graduação em Biomedicina proposto ou 640 horas, com base no Parecer/Resolução específico da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação. Parágrafo único. O estágio curricular poderá ser realizado na Instituição de ensino superior e/ou fora dela, em instituição/empresa credenciada, com orientação docente e supervisão local, devendo apresentar programação previamente definida em razão do processo de formação.

Desta forma, estágio obrigatório compreende um total de 640 horas, divididas em 3 estágios (Estágio Supervisionado I, II e III) que ocorrem no oitavo período do curso diurno e nono e décimo período noturno. Como as demais disciplinas, está sujeito às normas estabelecidas pela Universidade. O Estágio Curricular do Curso de Biomedicina é uma atividade didático-pedagógica, constituída por práticas supervisionadas, podendo ser desenvolvido dentro da universidade ou em instituições conveniadas com a mesma. É uma atividade de caráter obrigatório nas áreas de atuação profissional do biomédico, conforme legislação pertinente.

Trata-se de um período de exercício pré-profissional, em que o estudante permanece em contado direto com o ambiente de trabalho, desenvolvendo atividades fundamentais, profissionalizantes ou comunitárias, programadas ou projetadas, avaliáveis, com duração limitada e supervisionada.

Somente estão aptos a iniciar o Estágio Curricular os alunos aprovados em todas as disciplinas envolvidas na seqüência curricular, conforme as normas de estágio establecidas pelo Conselho de Curso de Biomedicina.

O Estágio em Biomedicina tem por objetivo principal permitir ao aluno estagiário a prática de metodologias relacionadas às diversas áreas de atuação profissional ,integrando-o a equipes de atenção à saúde,visando o treinamento e formação profissional, assim como:

  • Oferecer ao aluno a oportunidade de ampliar e integrar o conhecimento adquirido para a sua formação profissional;

  • Desenvolver no aluno habilidades consideradas indispensáveis ao exercício profissional;

  • Criar oportunidade para que o aluno possa estabelecer relações entre teoria e a prática profissional;

  • Proporcionar ao estudante a oportunidade de desenvolver suas habilidades e analisar situações reais de vida e trabalho de seu meio;

  • Complementar o processo ensino-aprendizagem através da conscientização das deficiências e incentivar a busca de aprimoramento social,cultural e profissiona;

  • Consolidar, através de orientações individualizadas para apredizado e aperfeiçoamento de atividades técnicas e científicas adequadas à prática profissional;

  • Incentivar o desenvolvimento das potencialidades individuais para o gerenciamento e responsabilidade técnica de laboratórios de análises clínicas e especializadas.

 

Manual de Estágio

 

DOCUMENTOS IMPORTANTES

Atividades Complementares

 

Orientação em Estágio I

 

Orientação em Estágio II

 

Orientação em Estágio III

 

Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Projeto Pedagógico

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

As atividades de complementares representam uma forma importante de viabilizar e estimular o relacionamento dos estudantes e docentes com diferentes setores da sociedade. Permitem um diálogo com diversos segmentos sociais, propiciando o conhecimento da realidade, a descoberta e a experimentação de alternativas de solução e encaminhamento de problemas.

As atividades de extensão têm por objetivos:

  • Intensificar o contato dos alunos com a sociedade, contribuindo para sua formação e despertando a consciência para a necessidade de um compromisso social;

  • Promover a integração entre o currículo e as situações concretas da sociedade que o futuro profissional vai encontrar;

  • Contribuir para a formação ética do profissional;

  • Estimular atitude de interação com a realidade.

 

As atividades de extensão ocorrem de forma diversificada, de acordo com diferentes situações e parceiros junto as quais são desenvolvidas.

Entretanto, no desenvolvimento de qualquer atividade de extensão, os estudantes, com a orientação de um professor, têm oportunidade de:

  • Conhecer realidades específicas, elaborando, cooperativamente, levantamentos, pesquisas de campo, diagnósticos, projetos e colaborando no encaminhamento de soluções de problemas;

  • Acompanhar, apoiar e assessorar projetos em desenvolvimento e atividades de rotina;

  • Vivenciar práticas profissionais de forma cooperativa e multidisciplinar em situações concretas de demandas de instituições e da população;

  • Colaborar, atendendo certas necessidades da população, em ações promovidas pelo poder público ou por organizações da sociedade civil;

  • Desenvolver atividades de intercâmbio de conhecimentos entre a universidade e a população, ministrando cursos, fazendo ou promovendo palestras, levantamentos de dados, realizando orientação para a população, etc.

Com essas atividades, pretende-se a formação de um profissional cidadão, o que requer a efetiva interação do aluno com a sociedade, permitindo referenciar sua formação técnica com os problemas que um dia terá de enfrentar.

No Curso de Biomedicina do UNICEP, essas atividades, as quais se desenvolvem em diferentes áreas e projetos de extensão, permitem que o aluno vivencie experiências de reconhecimento e de intercâmbio com a operacionalização de programas e políticas públicas na área de saúde e assistência farmacêutica.

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

Como exigência para a graduação como Bacharel em Biomedicina (atendendo a Resolução CNE/CES 2/2002, Art. 12), o curso de Biomedicina prevê a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O TCC deverá ser composto de um Levantamento Bibliográfico para subseqüente atividade experimental ou revisão de literatura sobre tema pertinente à ciência farmacêutica, fundamentando-se nos conhecimentos teóricos metodológicos assimilados durante todo o desenvolvimento do curso. Assim, o TCC assume o caráter de treinamento metodológico e exercício científico.

A disciplina TCC oferecida aos alunos matriculados no curso de Biomedicina caracteriza-se por ser uma disciplina de 44 h/a cada, tendo como objetivo central propiciar aos alunos um contato direto e efetivo com a elaboração de um texto acadêmico-científico.

Os alunos, futuros Bacharéis em Biomedicina, deverão, necessariamente, elaborar suas monografias de forma coerente com o perfil deste profissional. A caracterização da monografia deverá estar de acordo com as normas descritas no Plano de Monografia, bem com a ciência do professor da disciplina TCC. O trabalho desenvolvido deverá ser apresentado para uma Banca Examinadora, composta por docentes do UNICEP ou de outras instituições com atuação em áreas afins ao tema da Monografia. O Regulamento para realização do Trabalho de Conclusão do Curso de Biomedicina está a disposição dos alunos e professores através do site www.unicep.com.br, no ambiente do aluno de Biomedicina.

bottom of page