Previsão de início: Fevereiro 2025
A cada dia as relações entre cérebro de aprendizagem tornam-se cada vez mais explícitas e o estudo destas, cada vez mais necessário. Falar em aprendizagem requer entender os mecanismos cerebrais responsáveis pelo ato de aprender, processar, reter, associar e recuperar as informações dentro de um processo evolutivo e constante.
Objetivos: Proporcionar conhecimentos referentes às neurociências e relacioná-los ao processo de ensino-aprendizagem, possibilitando a atuação clínica e institucional, promoção à educação de escolares com desenvolvimento típico e atípico. Trazer conhecimento multidisciplinar dos Transtornos do Neurodesenvolvimento, bem como avaliação e intervenção nestes casos.
Público alvo: Profissionais da saúde e educação (Pedagogos, Psicopedagogos, Professores, Fonoaudiólogos, Psicólogos) e demais interessados.
Professores: Professores mestres e doutores especialistas nas áreas com ampla experiência em cursos de pós-graduação.
Oferecimento: Curso no formato híbrido (aulas síncronas e presenciais)
Carga Horária: 360 horas (aulas on line e ao vivo e aulas presenciais) quinzenais; às sextas feiras das 18 às 22h e aos sábados das 8h às 12h e das 13 às 17h.
Certificação: Ao final do curso, o aluno receberá o título de especialista em NEUROCIÊNCIA APLICADA À APRENDIZAGEM
Módulos previstos:
Sistema Nervoso Central e Neurociências
Desenvolvimento infantil
Funções cognitivas
Alterações do Neurodesenvolvimento
Alfabetização baseada em evidências científicas
Desenvolvimento e processamento numérico e do cálculo
Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem
Avaliação e intervenção multidisciplinar nos demais Transtornos do Neurodesenvolvimento
Inclusão Escolar
Seminários de estudos práticos
Coordenação:
Tais de Lima Ferreira Matttar
Graduação em Fonoaudiologia (Unesp/Marília), Aprimoramento em Fonoaudiologia Aplicada à Neurologia Infantil (FCM/ Unicamp), Mestre e Doutora em Ciências Médicas (Saúde Mental - FCM/Unicamp). Pós-Doutora em Fonoaudiologia (FOB - USP). Pesquisadora colaboradora do Grupo de Estudos de Leitura e Escrita (GREPEL/FOB - USP). Pesquisadora colaboradora do Laboratório de Linguagem Escrita, Interdisciplinariedade e Aprendizagem (LabLEIA) da URFN, Pesquisadora colaboradora do Laboratório de Pesquisas em Neuropsicologia - NeuroPsi-Lab - da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Coordenadora do Núcleo São Carlos da Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e Profissões Afins (Abenepi) (Triênio 2022-2024). Membro da International Dyslexia Association (IDA). Linhas de pesquisa: avaliação e intervenção fonoaudiológica, linguagem oral e escrita, Dislexia, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, Processamento Fonológico, Processamento da Informação, Neurodesenvolvimento. Aprendizagem, Escolaridade, Fonoaudiologia Educacional.
Investimento: Matricula + 20 parcelas de 850,00
Desconto de 20% para ex-alunos, funcionários e empresas parceiras.