Sobre o Curso
O curso visa instrumentalizar o profissional enfermeiro para o atendimento qualificado e sistematizado aos pacientes em situações críticas, com alta complexidade, por meio da aplicação do processo de enfermagem. O atendimento e assistência aos pacientes graves será apresentado e discutido com bases nos princípios éticos, legais, científicos e de humanização.
Objetivo
Qualificar enfermeiros para assistência em Terapia Intensiva Adulta, por meio da prática clínica baseada em evidência, além de desenvolver o raciocínio crítico para o gerenciamento do cuidado ao paciente grave por meio da aplicação do processo de enfermagem.
Estratégias e Ambientes Educacionais
As atividades teóricas e práticas (simulações clínicas) acontecerão em ambientes educacionais múltiplos, tais como: salas de aula e laboratório de enfermagem. Diversas estratégias educacionais serão utilizadas, especialmente metodologias ativas de aprendizagem; estudos de casos clínicos; tutorias em Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP); seminários temáticos; prática em laboratórios especializados; estudos dirigidos; exposições e palestras interativas; etc. Todas as atividades serão realizadas no campus da UNICEP.
Vivência Profissional
A vivência profissional será realizada por meio dos estágios em unidades de terapia intensiva geral e especializada, visita à unidades de centros de referência para este atendimento, bem como unidades de cuidados intensivos de queimados.
Diferenciais do Curso
Treinamentos realizados em laboratórios por meio de simulação clínica;
Docentes com experiência prática na assistência.
Matriz Curricular
Módulos e Conteúdo do Programa
Coordenação
Profa. Dra. Danielle Cristina Garbuio
Graduação em Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal de São Carlos, especialista em Terapia Intensiva e Urgência e Emergência. Mestre em enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos. Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Pós-doutorado pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP/USP). Atualmente é docente no Centro Universitário Central Paulista. Trabalha e desenvolve pesquisa nas áreas de Processo de Enfermagem, Sistemas de Classificação, Fundamentos de enfermagem e cuidados com a pele. Participante do grupo de pesquisa Comunicação em Enfermagem (EERP-USP) e líder do grupo de pesquisa Cuidado, ensino e tecnologia em saúde do Centro Universitário Central Paulista (UNICEP).
Prof. Ms. Rafael Luis Bressani Lino
Bacharel em Enfermagem com Formação Pedagógica Complementar e Especialista em Cardiologia e Cuidados Críticos pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Ciências Fisiológicas pelo Programa Interinstitucional de Pós-graduação em Ciências Fisiológicas UFSCar/UNESP (Laboratório de Bioquímica e Biologia Molecular). Doutorando do Programa de Pós-graduação em Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto. Atualmente, docente do curso de enfermagem no Centro Universitário Central Paulista (UNICEP) e enfermeiro intensivista no Hospital Unimed de São Carlos. Possui experiência acadêmica na área de enfermagem, fisiologia, bioquímica e biologia celular/molecular, com ênfase nos seguintes temas: saúde do adulto, terapia intensiva, sepse, câncer, simulação clínica, estudos de validação e ensaio clínico randomizado.
Corpo Docente
Os professores que integram o corpo docente do curso, atendendo ao que determina a legislação em vigor, são enfermeiros com especialização na temática, comprovada experiência em atividades ligadas aos objetivos do curso, com título de mestrado e/ou doutorado. Os profissionais integram a equipe da UNICEP, além de professores convidados que atuam em serviços de saúde e de outras Instituições de Ensino Superior do país.
Vagas
18 vagas.