Administração

PROFISSÃO

O principal papel do administrador é conceber, planejar e executar estratégias que visam o melhor desempenho da organização em qualquer mercado de atuação. Todas as organizações, com ou sem fins lucrativos, privadas ou públicas, grandes ou pequenas em todos os setores da economia necessitam de administradores.

Assim, o Curso de Administração do Centro Universitário Paulista – UNICEP visa a formar profissionais com perfil empreendedor, capacidade de liderança, competência técnica, iniciativa e criatividade, capaz de atuar com empresário ou colaborador em qualquer organização, garantindo assim o desenvolvimento das atividades e projetos organizacionais, exigidos pelo mercado de trabalho perante o panorama econômico e os desafios do mundo globalizado.

Para atender ao seu desenvolvimento, o Curso de Administração conta com uma biblioteca dotada com terminais de consulta e acervo informatizado, disponibilizados 24 horas para consulta através de conexão à internet, pelo site: www.unicep.edu.br (Serviços Biblioteca). O acervo pode ser consultado por título, autor, assunto e até mesmo através de palavras-chave. Além disso, a biblioteca oferece serviços como: orientação ao uso da base de dados; orientação na localização do acervo; empréstimos e devolução; empréstimos entre bibliotecas; cabines de estudos individuais; videoteca; apoio na elaboração de trabalhos acadêmicos, e acesso a serviço de cópias na instituição.A biblioteca obedece ao seguinte horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira das 07h às 22h e aos sábados das 08h às 17h.

 

DADOS GERAIS

Renovação do Reconhecimento pela Portaria nº 265 de 03/04/2017, Publicado no D.O.U, nº 65, página 45 Seção I em 04/04/2017.

O Conceito Preliminar do Curso (CPC): 4 (de uma escala que varia de 1 a 5).

Duração

O tempo mínimo de integralização do Curso de Administração é de 4 anos.

Vagas

São oferecidas 240 vagas anuais, assim distribuídas: 60 vagas para o turno diurno e 180 vagas para o turno noturno.

 

MATRIZ CURRICULAR

O conjunto de disciplinas que formam a Matriz do Curso de Administração do Centro Universitário Central Paulista foi estabelecido de modo a atender as Diretrizes Curriculares da Resolução CES/CNE No 04 de 13 de julho de 2005. A matriz curricular atende aos seguintes campos interligados de formação:

I - Conteúdos de Formação Básica: relacionados com estudos antropológicos, sociológicos, filosóficos, psicológicos, ético-profissionais, políticos, comportamentais, econômicos e contábeis, bem como os relacionados com as tecnologias da comunicação e da informação e das ciências jurídicas;

II - Conteúdos de Formação Profissional: relacionados com as áreas específicas, envolvendo teorias da administração e das organizações e a administração de recursos humanos, mercado e marketing, materiais, produção e logística, financeira e orçamentária, sistemas de informações, planejamento estratégico e serviços;

III - Conteúdos de Estudos Quantitativos e suas Tecnologias: abrangendo pesquisa operacional, teoria dos jogos, modelos matemáticos e estatísticos e aplicação de tecnologias que contribuam para a definição e utilização de estratégias e procedimentos inerentes à administração; e

IV - Conteúdos de Formação Complementar: estudos opcionais de caráter transversal e interdisciplinar para o enriquecimento do perfil do formando.


Grade Vigente do Curso Diurno;

Grade Vigente do Curso Noturno.

 

COORDENAÇÃO

Profª. Drª. Luciana Helena Crnkovic

Doutora em Administração, do PMDA da Universidade Nove de Julho. Possui mestrado em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) (2003) e graduação em Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (1998). Coordenadora do Curso de Administração na região de São Carlos, desde 2012. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em recursos humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia de pequenas empresas, empresas de base tecnológica e metodologia científica.

Contato: (16) 3362-2111 / Ramal 2154
Email: crnkovic20@yahoo.com.br

 

OBJETIVOS

São objetivos gerais do curso de administração do Centro Universitário Central Paulista:

  • Formar bacharéis em administração para atuar nos diversos contextos organizacionais e produtivos;
  • Contribuir para a formação de cidadãos conscientes de suas responsabilidades, assim como as das organizações que atuarão, junto a sociedade;
  • Colaborar para a profissionalização das funções administrativas nas organizações da região onde o curso está inserido, através da oferta de profissionais de administração capacitados;
  • Contribuir para a divulgação e aplicação da ciência, da técnica e da arte da administração;
  • Cooperar com o desenvolvimento político, econômico, cultural e social da região na qual o Unicep está inserido.

ESPAÇO DO ALUNO

MANUAL DO ESTUDANTE

No manual do aluno você encontra várias informações sobre a UNICEP e o seu Curso. Para saber mais clique aqui


ATIVIDADES COMPLEMENTARES

As Atividades Complementares (AC) são atividades extracurriculares realizadas pelos alunos, cujo objetivo é desenvolver habilidades e competências que complementam o conteúdo oferecido pelas disciplinas curriculares e reforçam a missão do curso de desenvolver profissionais com excelente formação e cultura geral, capazes de lidar com a complexidade da sociedade e das organizações. Para mais informações leia o Regulamento das Atividades Complementares ou procure a Coordenadora de Atividades Complementares Profª Claudia Heloisa Casarin Ribeiro.


Regulamento das Atividades Complementares

Requerimento Atividades Complementares (FRENTE)

Requerimento das Atividades Complementares (VERSO)


 

ESTÁGIO

Os estágios podem ser realizados pelos alunos desde o primeiro período do Curso de Administração, desde que o aluno esteja regularmente matriculado no Curso.

Para que o estágio seja reconhecido como tal é imprescindível que a organização seja conveniada com Centro Universitário Central Paulista e haja a formalização de um Termo de Compromisso de Estágio (TCE) ou de um Termo Aditivo (TA) em caso de prorrogação, especificando entre outros aspectos o Plano de Estágio a ser cumprido pelo aluno-estagiário no período determinado.
Os estágios realizados pelos alunos do Curso de Administração podem ser obrigatórios e não obrigatórios:


a) ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

Como parte dos requisitos para que o aluno do Curso de Administração obtenção do título de bacharel é necessário à comprovação de estágio em atividades relacionadas ao currículo do Curso. São considerados, para efeito de estágios obrigatórios, aqueles realizados pelos discentes a partir do 7º período do curso.

Além do estágio propriamente dito, outras atividades são consideradas equivalentes para efeito de comprovação de estágio obrigatório. São elas: exercício de atividades ligadas ao currículo do Curso de Administração enquanto funcionário de empresa pública ou privada, autônomo e sócio-proprietário de empresa legalmente constituída.

O estabelecimento e comprovação do estágio se dão por meio de documentos específicos que estão detalhados no Regulamento de Estágio Supervisionado do curso. Para mais informações, procure o Coordenador de Estágio Supervisionado Prof. Carlos Donizete Ferreira da Silva.


Convênio de Estágio Obrigatório

Ficha Cadastral (Formulário I)

Plano de Estágio (Formulário II)

Ficha de Avaliação (Formulário III)

Modelo Relatório Estágio

Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório

Termo de Equivalência de Estágio

 

b) ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO

O estágio não obrigatório pode ser realizado pelos alunos do 1º ao 6º semestre do Curso de Administração, ou ainda por alunos do último ano do Curso que já comprovaram as horas de estágio obrigatório.


Convênio de Estágio Não Obrigatório

Termo de Compromisso de Estágio Não Obrigatório

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade de caráter acadêmico e profissional que articula as habilidades, capacidades e conhecimentos teóricos, conceituais e instrumentais aprendidos no curso com o mundo do trabalho e a realidade das organizações.

O TCC trata, por escrito, de tema específico, não necessariamente novo ou inédito, mas que revele leitura, reflexão e interpretação sobre um assunto relacionado ao curso que o aluno irá concluir, demonstrando ser produto de uma construção intelectual, estimulando o raciocínio crítico em sua respectiva área de estudo que constitui o núcleo do exercício profissional do graduado.

O TCC será elaborado no decorrer dos dois últimos semestres dos Cursos de Administração do UNICEP.

Você também pode!

Possibilita que o aluno financie seu curso SEM JUROS! Pagando metade do valor das mensalidades enquanto estuda, e a outra metade depois que se formar.

Programa do MEC destinado a financiar a graduação no Ensino Superior de estudantes que não têm condições de arcar com os custos de sua formação, regularmente matriculados em instituições particulares cadastradas no Programa e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. *Exceto Curso de Odontologia.

Tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais, a estudantes de cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. *Exceto Curso de Odontologia.

Programa do Governo do Estado de São Paulo, que concede bolsa integral a alunos matriculados nas IES em troca de trabalho nas escolas estaduais aos finais de semana. *Exceto Curso de Odontologia.

O programa visa a apoiar os alunos que apresentam carência sócio-econômica e disponibilidade para prestar serviços em diversos setores da instituição. O aluno recebe uma bolsa estudo/estágio na UNICEP, sem prejuízo de suas atividades acadêmicas. O termo de compromisso é válido por seis meses, podendo ser renovado de acordo com a indicação e/ou solicitação do setor assistido. *Exceto Curso de Odontologia.

Desconto concedido a alunos com um ou mais irmãos ou parentes de 1º Grau ou cônjuges, matriculados na Instituição, desde que o pagamento da mensalidade seja efetuado até a data do vencimento. *Exceto Curso de Odontologia.

Seleção por meio de prova elaborada por professor da área. O aluno com o melhor aproveitamento na prova é selecionado para dar monitoria na disciplina, cumprindo uma carga horária de 10 horas semanais. (Exigência: o aluno deve ter cursado e sido aprovado na disciplina). *Exceto Curso de Odontologia.

A UNICEP mantém convênio com várias empresas e órgãos públicos da região com intuito de beneficiar os colaboradores e funcionários de tais instituições concedendo descontos nas mensalidades. Consulte-nos para saber se a empresa ou órgão público em que trabalha possui convênio conosco e aproveite esta oportunidade. *Exceto Curso de Odontologia.

TRANSFERÊNCIA: Você que está estudando em outra instituição de ensino superior e está em dia com suas mensalidades, tem a possibilidade de transferir seu curso para UNICEP pagando o mesmo valor que está pagando na outra IES ou obter desconto de até 30% nas mensalidades. (sujeito à análise de vagas, documentação acadêmica e comprovação do valor da mensalidade). *Exceto Curso de Odontologia.

A UNICEP concede bolsas parciais de 50% de desconto para alunos graduados em universidades públicas e para egressos da própria UNICEP e, de 30% para egressos de outras instituições de ensino superior privadas, que desejarem cursar sua 2ª graduação conosco. (Válidos para ingressantes em 2017). *Exceto Curso de Odontologia.

Será concedido automaticamente desconto nas mensalidades até o final do curso para os alunos que se matricularem em cursos superiores relacionados pela UNICEP no início de cada ano, de acordo com demandas específicas. Caso tenha interesse, entre em contato conosco e obtenha a relação dos cursos e descontos previstos. *Exceto Curso de Odontologia.

A UNICEP concede desconto de até 40% para alunos que participam de competições esportivas, de âmbito nacional, profissionalmente (Federados - mediante comprovação). *Exceto Curso de Odontologia.

 

SETOR DE RELACIONAMENTO DISCENTE


Esgotadas todas as possibilidades citadas acima, o SETOR DE RELACIONAMENTO DISCENTE, após receber as solicitações de desconto, considerando a carência econômica e o desempenho acadêmico do aluno realiza uma análise e apresenta parecer para a Mantenedora, que poderá conceder descontos no valor da mensalidade de até 30%. Semestralmente a UNICEP fixará edital com a quantidade de bolsas parciais a serem concedidas, de acordo com os cursos e turmas em andamento, bem como cronograma estabelecido para o processo de concessão.
Para renovação do benefício o aluno não poderá ter qualquer dependência acadêmica.

OBS.: Os benefícios não são cumulativos. Preponderará o maior desconto.

Para maiores informações:

Setor de Relacionamento Discente
Telefone: (16) 3362-2111 ramal 2118
Secretaria