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O JOGO E A BRINCADEIRA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM

Carga Horária: 

30 horas

Investimento:
R$ 200,00 alunos e ex. alunos Unicep
R$ 260,00 público externo

O JOGO E A BRINCADEIRA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM


Apresentação: Curso de extensão "O Jogo e a Brincadeira como Ferramenta de Aprendizagem". Neste curso, abordaremos a importância e os benefícios dos jogos e brincadeiras no processo educacional e no desenvolvimento infantil e adolescente. Dividido em quatro módulos, o curso proporcionará uma experiência prática e teórica, focada na aplicação de diferentes tipos de jogos como ferramentas pedagógicas.


Objetivos: - Capacitar os participantes a utilizarem jogos e brincadeiras como ferramentas de aprendizagem, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos.

 

Objetivo Específico: -

  • Compreender os benefícios dos jogos recreativos, cooperativos e pré-desportivos no contexto educativo.

  • Analisar o impacto do uso excessivo das telas e propor alternativas através dos jogos.

  • Desenvolver habilidades para a criação e implementação de atividades lúdicas.

  • Promover a integração entre teoria e prática na utilização de jogos e brincadeiras na educação.

 

Público Alvo: - Graduandos e Graduados dos cursos de  Educação Física, Pedagogia e Psicologia 

 
 Módulos do Curso:

Módulo 1: Jogos Recreativos

  • Objetivo: Introduzir jogos recreativos que incentivem o desenvolvimento motor e a socialização.

  • Atividades Práticas:

    • Jogos de integração;

    • Brincadeiras tradicionais;

    • Atividades lúdicas com materiais diversos (ex.: bola, corda, bambolê).

Módulo 2: Jogos Cooperativos

  • Objetivo: Promover a cooperação e o trabalho em equipe através de jogos.

  • Atividades Práticas:

    • Jogos de confiança;

    • Brincadeiras de cooperação;

    • Dinâmicas de grupo.

Módulo 3: Jogos Pré-Desportivos

  • Objetivo: Preparar os alunos para a prática esportiva através de jogos que desenvolvam habilidades específicas.

  • Atividades Práticas:

    • Jogos de habilidade (ex.: minivôlei, minifutebol).

    • Brincadeiras que simulam esportes (ex.: queimada, rouba bandeira).

    • Atividades de coordenação motora (ex.: circuitos de obstáculos).

Módulo 4: Jogos Versus Telas

  • Objetivo: Discutir o impacto do uso excessivo das telas e apresentar jogos como alternativas saudáveis.

  • Atividades Práticas:

    • Jogos que estimulem a criatividade;

    • Brincadeiras ao ar livre (ex.: caça ao tesouro).

    • Atividades que integram tecnologia e movimento


Duração: - 30 Horas

 

Data (s) da(s) aula(s): 14, 21 e 28/09

 

Coordenação: - Prof. Carlos Eduardo Romano

 

Investimento: R$ 200,00 alunos e ex. alunos Unicep

                          R$ 260,00 público externo

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