O JOGO E A BRINCADEIRA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM
Apresentação: Curso de extensão "O Jogo e a Brincadeira como Ferramenta de Aprendizagem". Neste curso, abordaremos a importância e os benefícios dos jogos e brincadeiras no processo educacional e no desenvolvimento infantil e adolescente. Dividido em quatro módulos, o curso proporcionará uma experiência prática e teórica, focada na aplicação de diferentes tipos de jogos como ferramentas pedagógicas.
Objetivos: - Capacitar os participantes a utilizarem jogos e brincadeiras como ferramentas de aprendizagem, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos.
Objetivo Específico: -
Compreender os benefícios dos jogos recreativos, cooperativos e pré-desportivos no contexto educativo.
Analisar o impacto do uso excessivo das telas e propor alternativas através dos jogos.
Desenvolver habilidades para a criação e implementação de atividades lúdicas.
Promover a integração entre teoria e prática na utilização de jogos e brincadeiras na educação.
Público Alvo: - Graduandos e Graduados dos cursos de Educação Física, Pedagogia e Psicologia
Módulos do Curso:
Módulo 1: Jogos Recreativos
Objetivo: Introduzir jogos recreativos que incentivem o desenvolvimento motor e a socialização.
Atividades Práticas:
Jogos de integração;
Brincadeiras tradicionais;
Atividades lúdicas com materiais diversos (ex.: bola, corda, bambolê).
Módulo 2: Jogos Cooperativos
Objetivo: Promover a cooperação e o trabalho em equipe através de jogos.
Atividades Práticas:
Jogos de confiança;
Brincadeiras de cooperação;
Dinâmicas de grupo.
Módulo 3: Jogos Pré-Desportivos
Objetivo: Preparar os alunos para a prática esportiva através de jogos que desenvolvam habilidades específicas.
Atividades Práticas:
Jogos de habilidade (ex.: minivôlei, minifutebol).
Brincadeiras que simulam esportes (ex.: queimada, rouba bandeira).
Atividades de coordenação motora (ex.: circuitos de obstáculos).
Módulo 4: Jogos Versus Telas
Objetivo: Discutir o impacto do uso excessivo das telas e apresentar jogos como alternativas saudáveis.
Atividades Práticas:
Jogos que estimulem a criatividade;
Brincadeiras ao ar livre (ex.: caça ao tesouro).
Atividades que integram tecnologia e movimento
Duração: - 30 Horas
Data (s) da(s) aula(s): 14, 21 e 28/09
Coordenação: - Prof. Carlos Eduardo Romano
Investimento: R$ 200,00 alunos e ex. alunos Unicep
R$ 260,00 público externo