top of page

FUNDAMENTOS DA CLÍNICA PSICANALÍTICA 1

Carga Horária: 

24 horas

Investimento: valor para alunos Unicep: 280,00
valor para profissionais e publico externo: 320,00

Fundamentos da Clínica Psicanalítica 1. - SOBRE A SEXUALIDADE



Apresentação/ Objetivos

O tema da Sexualidade na Psicanálise é o principal alicerce do movimento do pensamento de Freud, possibilitando levar uma parcela de luz à escuridão da psicologia das profundezas e conceder ao estudo sobre o fenômeno humano uma parcela considerável de compreensão do funcionamento mental do homem em luta com o mundo e consigo mesmo. A sexualidade, portanto, vai além da satisfação de uma necessidade fisiológica (a sexualidade não se reduz ao sexual) para se constituir, com grande importância, em um campo teórico no qual consideramos o desenvolvimento da vida mental à luz de nossa escuta clínica.

Estando a sexualidade presente desde o princípio da vida, a Psicanálise postula a existência de uma energia sexual (Libido) que pode ser observada em suas manifestações clínicas, seja pelas evoluções ou pelas transformações inerentes à dinâmica de uma personalidade ou, em outros termos, ao longo do desenvolvimento psicobiológico e da estruturação de uma história individual. Sendo a teoria e a prática coexistentes na Psicanálise, este Módulo visa ampliar a compreensão do Profissional Psi sobre o tema, possibilitando-o a interiorização de pontos fundamentais da Psicanálise e, por consequência, enriquecendo a ética e a estética da escuta de sua vivência clínica.

Como se trata do Módulo 1, pretende-se trabalhar alguns pontos teóricos sobre a origem da Psicanálise e introduzir o estudante nos principais conceitos de Freud que integram o texto de 1905: Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade(leitura e estudo necessários para que se compreenda as transformações posteriores da História da Psicanálise escrita pelos pós-freudianos). Para finalizar, o tema da Sexualidade será abordado pela leitura de alguns textos, da Filósofa Judith Butler, contextualizando uma das pensadoras mais marcantes da atualidade.


Público Alvo

Estudantes de Psicologia e Profissionais da área ou demais interessados pelo tema.

Módulos do Curso (se houver)

 

Duração: 24 horas

Datas das aulas e horários: As aulas ocorrerão aos sábados, das 9:00 às 13:00, nas seguintes datas: 27/04/2024, 04/05/2024, 11/05/2024 18/05/2024, 25/05/2024 e 01/06/2024.

Coordenação:  

Dr. Carlos Eduardo Ortolani Prado de Moura

Possui Licenciatura Plena em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCampinas-1998); Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar - 2010/CAPES) e Doutorado em Filosofia pela mesma Instituição (UFSCar - 2015 CAPES/FAPESP [n. do Processo 2011/11607-8]). Pós-Doutorado em Psicologia com Projeto de Pesquisa em Freud (Supervisionado pelo Professor Doutor José Francisco Miguel Henriques Bairrão - Laboratório de Etnopsicologia da FFCLRP-USP/FAPESP [nº do Processo 2017/09851-4]). É Especialista em Psicoterapia Psicanalítica (Pós-Graduação Lato Sensu pelo Curso de Especialização em Psicoterapia Psicanalítica Prof. Ryad Simon – UNIP-CEPSI-APP) e voluntário no Projeto APOIAR do Laboratório de Saúde Mental e Psicologia Clínica Social do IP-USP, coordenado pela Professora Doutora Leila Salomão de La Plata Cury Tardivo. É autor de diversos artigos sobre Psicanálise e dos livros “Consciência e Liberdade em Sartre: por uma perspectiva ética” (FAPESP, nº do Processo 2011/11565-3) e “Psicanálise Existencial, Existencialismo e História: a Dimensão Sócio-Material e a Autenticidade no Processo da Construção-de-si” (nº do Processo FAPESP, 2017/11448-3).

 

Investimento: valor para alunos Unicep: 280,00

 

valor para profissionais e publico externo: 320,00

bottom of page