top of page

COLETA DE MATERIAL BIOLÓGICO

Carga Horária: 

12 horas

Valor: R$ 200,00

Para Quais Profissionais a Extensão em Coleta de Material Biológico é Indicada e Por Quê


O curso de extensão em Coleta de Material Biológico é recomendado para uma variedade de profissionais que atuam na área da saúde. Entre eles, podemos citar enfermeiros, técnicos em enfermagem, biomédicos, técnicos em análises clínicas, farmacêuticos e outros profissionais que atuam em laboratórios clínicos ou em pesquisas.


A razão principal para a indicação deste curso é que a coleta de material biológico é um procedimento comum e essencial em muitas áreas da saúde. Este curso fornece a capacitação necessária para que o profissional execute a coleta de forma adequada, segura e eficiente, reduzindo o risco de contaminação ou de resultados imprecisos devido a uma coleta mal realizada.


Além disso, profissionais que dominam a técnica de coleta de material biológico são altamente valorizados, pois essa é uma habilidade essencial em muitos setores da saúde, desde hospitais e clínicas até laboratórios de pesquisa. Portanto, adicionar essa competência ao seu currículo pode ampliar suas oportunidades de carreira e melhorar sua empregabilidade.


Habilidades e Competências Adquiridas com a Extensão em Coleta de Material Biológico


Ao participar de um curso de extensão em Coleta de Material Biológico, os profissionais desenvolverão várias habilidades e competências essenciais para a área de saúde.

Primeiramente, eles aprenderão sobre os diversos tipos de coleta de material biológico, como sangue, urina, fezes e fluidos corporais, e as técnicas específicas para cada um. Essas técnicas incluem a coleta por punção venosa, coleta com swab e coleta de amostras de escarro, entre outras.


Os participantes também serão treinados em aspectos cruciais de biossegurança e prevenção de infecções, para garantir que as amostras sejam coletadas e manipuladas com segurança.


Além disso, os profissionais aprenderão sobre a importância da preparação do paciente para a coleta, bem como a comunicação eficaz para garantir que o paciente esteja confortável e entenda o processo.


Outra competência essencial adquirida durante o curso é a capacidade de manusear e preparar adequadamente as amostras coletadas para análise ou armazenamento, garantindo a integridade do material biológico.


Finalmente, os profissionais desenvolverão habilidades de documentação e registro, garantindo que todas as informações necessárias sobre a coleta e o paciente estejam corretamente anotadas para referência futura.


Como a Extensão em Coleta de Material Biológico Pode Impulsionar a Carreira do Profissional e o Mercado de Trabalho


A extensão em Coleta de Material Biológico proporciona aos profissionais de saúde uma vantagem competitiva no mercado de trabalho. A demanda por profissionais qualificados nesta área está sempre presente, especialmente em hospitais, clínicas, laboratórios de análises clínicas e centros de pesquisa.


Ao dominar as técnicas de coleta de material biológico, o profissional amplia seu escopo de atuação e aumenta sua empregabilidade. Ele se torna apto a trabalhar em diversas áreas da saúde que necessitam deste tipo de serviço, como a medicina diagnóstica, a pesquisa clínica, a microbiologia, entre outras.


Além disso, essa especialização também pode abrir caminhos para progressão na carreira. Por exemplo, pode permitir que um técnico de enfermagem assuma funções mais especializadas dentro de um laboratório, ou que um profissional de saúde avance para posições de liderança ou gerenciais em centros de saúde.


Ao final, o curso de extensão em coleta de material biológico não apenas beneficia o indivíduo, como também o mercado de trabalho em geral. Ao capacitar mais profissionais nesse campo, garantimos a oferta de um serviço de saúde mais eficaz e eficiente, contribuindo para um melhor atendimento ao paciente.


Objetivos

Capacitar os alunos da graduação e profissionais para coleta de material biológico e de procedimentos de biossegurança.


Público-alvo

Alunos dos cursos de Farmácia, Biomedicina e Enfermagem e profissionais farmacêuticos, biomédicos e enfermeiros.


Conteúdo do Curso

  • Apresentação pessoal e cuidados com o paciente;

  • Legislação referente à coleta de Material Biológica;

  • Biossegurança;

  • Conhecimento de produtos;

  • Coleta de sistema aberto;

  • Coleta de sistema fechado;

  • Scalp para coleta de sangue na mão;

  • Swab para coleta em orofaringe;

  • Swab para coleta em nasal.


Corpo Docente

  • Dra. Danyelle Cristine Marini

  • Dra. Ketylin Fernanda Migliato

  • Dr. Ronaldo Campanher



bottom of page