top of page

APLICAÇÃO DE BOTOX

Carga Horária: 

12 horas

Valor: R$ 1.900,00

Para Quais Profissionais a Extensão é Indicada e Por Quê


O curso de extensão "Aplicação de Botox" é especificamente destinado a profissionais da área da saúde, tais como médicos, dentistas, enfermeiros e farmacêuticos. É especialmente relevante para aqueles que atuam ou desejam atuar na área de estética.


A toxina botulínica, comumente conhecida como botox, é amplamente utilizada em procedimentos estéticos e terapêuticos. Sua aplicação correta requer conhecimento detalhado e prática constante para garantir a segurança do paciente e os resultados desejados. Dessa forma, profissionais da saúde que buscam ampliar seus serviços e competências podem se beneficiar imensamente deste curso de extensão.


Além disso, para dentistas, a aplicação de botox é uma competência complementar valiosa, pois a toxina botulínica também é utilizada para tratar certas condições odontológicas, como o bruxismo e a DTM (Disfunção Temporomandibular). Logo, além de ser um recurso estético, o botox se torna uma ferramenta terapêutica importante dentro da odontologia.


Habilidades e Competências Adquiridas com essa Especialização


Durante o curso de extensão "Aplicação de Botox", os profissionais de saúde aprofundarão seus conhecimentos em diversas áreas. Primeiramente, aprenderão sobre a origem e a composição da toxina botulínica, além de suas aplicações e contraindicações.


Os alunos adquirirão habilidades práticas para aplicar a toxina com segurança e eficácia, incluindo o conhecimento detalhado da anatomia facial, que é crucial para a administração correta do botox. Eles também aprenderão a avaliar a simetria e a estética facial para alcançar os melhores resultados.


Além disso, o curso também oferece o ensino de técnicas para o manejo de possíveis complicações e efeitos colaterais, aumentando a segurança do procedimento para o paciente. No final do curso, os alunos estarão aptos a realizar uma consulta de botox completa, desde a avaliação inicial até o acompanhamento pós-procedimento.


Portanto, este curso de extensão não só enriquece o repertório de habilidades do profissional de saúde, mas também contribui para uma prática mais segura e eficiente.


Como a Extensão pode Impulsionar a Carreira do Profissional e o Mercado de Trabalho


A extensão em "Aplicação de Botox" pode ser um verdadeiro trampolim para a carreira de profissionais de saúde. O domínio dessa técnica pode abrir portas para trabalhar em clínicas de estética, spas, consultórios de dermatologia e cirurgia plástica, ampliando as possibilidades de atuação desses profissionais.


A demanda por tratamentos com botox vem crescendo, tanto para fins estéticos como terapêuticos. Portanto, a habilidade de aplicar botox pode proporcionar uma vantagem competitiva significativa no mercado de trabalho.


Além disso, a aplicação de botox pode ser um serviço adicional oferecido por profissionais que já possuem sua própria clínica ou consultório, aumentando o leque de serviços oferecidos aos pacientes e, consequentemente, a rentabilidade do negócio.


No contexto mais amplo, essa extensão pode ajudar a elevar o padrão de prática em todo o campo da medicina estética, já que profissionais mais bem treinados e qualificados tendem a fornecer serviços de maior qualidade, aumentando a satisfação do paciente e a confiança no setor.


Objetivo

Capacitar os alunos da graduação e profissionais para realização de aplicação de botox e de procedimentos de biossegurança. 


Público-alvo

Farmacêuticos, biomédico, dentista, esteticistas, enfermeiros e fisioterapeutas.


Conteúdo Programático

  1. Conceitos em estética; 

  2. Histórico do uso da toxina botulínica em humanos; 

  3. Legislação; 

  4. Manipulação do produto (técnicas de diluição, armazenamento); 

  5. Materiais para aplicação: seringas e agulhas especiais; 

  6. Anatomia facial detalhada; 

  7. Técnicas de aplicação; 

  8. Uso terapêutico da toxina botulínica em várias áreas da Odontologia: clínica geral, implantodontia, cirurgia buco maxilo facial, oclusão, ortodontia, periodontia; 

  9. Consentimento informado e instruções pós-aplicação; Literatura científica 

  10. Manejo dos efeitos adversos e complicações; 

  11. Marcas comerciais; 

  12. Terapêutica: 

    • Cefaléia Tensional de origem odontológica; 

    • Dor Orofacial; 

    • DTM; 

    • Bruxismo; 

    • Pós-operatório de cirurgias periodontais e de implantes; 

    • Queilite angular

    • Sorriso assimétrico; 

    • Hipertrofia de masseter; 

    • Sialorréia 

  13. Aplicação estética-funcional dos terços superior, médio e inferior faciais. Demonstração da preparação da Toxina Botulínica: 

    • Apresentação comercial do frasco, embalagem, lacre; 

    • Manipulação e diluição da toxina botulínica; 

    • Cuidados especiais; 

    • Biossegurança a para Toxina Botulínica (uso e descarte de material);

  14. Atividade Prática em sala de aula:

    • Kits de simulação da preparação e diluição;

  15. Atividade Prática em sala de aula:

    • Marcação de pontos entre os profissionais.


Corpo Docente

Prof. Dr. Eduardo Buozi Moffa 



bottom of page