FISIOTERAPIA
ESPAÇO ALUNO
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
As Atividades Complementares têm por objetivos:
Através das atividades de extensão, visa intensificar o contato dos alunos com a sociedade, contribuindo para sua formação e despertando a consciência para a necessidade de um compromisso social;
Promover a integração entre o currículo e as situações concretas da sociedade que o futuro profissional vai encontrar;
Contribuir para a formação ética do profissional;
Estimular atitude de interação com a realidade.
As atividades complementares ocorrem de forma diversificada, de acordo com diferentes situações e parceiros junto as quais são desenvolvidas. Entretanto, no desenvolvimento de qualquer das atividades os estudantes têm oportunidade de:
Conhecer realidades específicas, elaborando, cooperativamente, levantamentos, pesquisas de campo, diagnósticos, projetos e colaborando no encaminhamento de soluções de problemas;
Acompanhar, apoiar e assessorar projetos em desenvolvimento e atividades de rotina;
Vivenciar práticas profissionais de forma cooperativa e multidisciplinar em situações concretas de demandas de instituições e da população;
Colaborar, atendendo certas necessidades da população, em ações promovidas pelo poder público ou por organizações da sociedade civil;
Desenvolver atividades de intercâmbio de conhecimentos entre a universidade e a população, ministrando cursos, fazendo ou promovendo palestras, levantamentos de dados, realizando orientação para a população, elaborando projetos de pesquisas, participar de congressos, etc.
Desenvolver atividades acadêmicas como monitorias, aperfeiçoando os estudos e praticando a ciência de ensinar.
Participar de cursos, palestras e atividades afins com a formação do profissional fisioterapeuta.
Com essas atividades pretende-se a formação de um profissional cidadão, o que requer a efetiva interação do aluno com a sociedade, com outros profissionais, permitindo referenciar sua formação técnica com os problemas que um dia terá de enfrentar.
Regulamento de Atividades Complementares
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
O Estágio Supervisionado Profissionalizante, fase final do Projeto Pedagógico do Curso, contempla todas as áreas de atuação caracterizadas neste projeto, assegurando, desta forma, uma formação generalista ao profissional Fisioterapeuta formado por esta Instituição de Ensino Superior.O Estágio Supervisionado Profissionalizante desenvolve atividades que possibilitam o intercâmbio entre teoria e prática, por meio de técnicas de estudo de caso, apresentação de seminários referentes a temas encontrados na prática clínica e também por meio de técnicas de discussão de casos em grupo. Os objetivos do Estágio Supervisionado Profissionalizante são:
Proporcionar ao Curso de Fisioterapia um Projeto Concreto de Extensão Universitária, satisfazendo as reais necessidades de atendimento na Área da Saúde da comunidade de São Carlos e região, desde as ações de promoção e prevenção até as de reabilitação e cura.
Possibilitar aos alunos uma formação teórico-prática generalista, com as seguintes áreas de abrangência clínica aplicadas à Fisioterapia: Saúde Pública, Preventiva e Ergonomia, Ortopedia e Traumatologia, Desportiva, Reumato Funcional, Neuro Funcional Adulto e Pediatria, Dermato Funcional, Geriatria e Gerontologia, Cardio Funcional, Pneumo Funcional, Saúde da Mulher e do Homem e Oncologia.
Proporcionar aos alunos o contato fiel e a iniciação na prática clínica e profissional, estabelecendo dessa forma, o vínculo culminante da graduação na formação do profissional Fisioterapeuta.
Favorecer para os alunos o desenvolvimento de uma visão crítica, ampla e global de sua atuação como profissionais da Área da Saúde, habilitando-os a participar do desenvolvimento científico da profissão com a garantia da busca de uma educação continuada e permanente.
Proporcionar aos alunos do Curso de Fisioterapia o desenvolvimento da capacidade de trabalho em equipe, com visão de equipe interdisciplinar e multiprofissional.
PROJETO FINAL DE CURSO
O TCC é proposto e desenvolvido de modo a referendar, aprofundar, enriquecer, recriar ou avançar a cultura acadêmica que está representada no currículo de formação do profissional de Fisioterapia.
Para se contemplar a ampla gama de conhecimentos fisioterapêuticos que fazem parte das disciplinas do currículo do Curso, o TCC de Fisioterapia poderá versar sobre temas e práticas diversificados, desde que acadêmica e profissionalmente relevantes.