top of page

FARMÁCIA

ESPAÇO ALUNO

DOCUMENTOS IMPORTANTES

Orientação em Estágio I

 

Orientação em Estágio II

 

Orientação em Estágio III

 

Orientação em Estágio IV

 

Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

 

Ficha de Visitas

Manual de Estágio

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

As atividades de complementares representam uma forma importante de viabilizar e estimular o relacionamento dos estudantes e docentes com diferentes setores da sociedade. Permitem um diálogo com diversos segmentos sociais, propiciando o conhecimento da realidade, a descoberta e a experimentação de alternativas de solução e encaminhamento de problemas.

As atividades de extensão têm por objetivos:

  • Intensificar o contato dos alunos com a sociedade, contribuindo para sua formação e despertando a consciência para a necessidade de um compromisso social;

  • Promover a integração entre o currículo e as situações concretas da sociedade que o futuro profissional vai encontrar;

  • Contribuir para a formação ética do profissional;

  • Estimular atitude de interação com a realidade.

 

As atividades de extensão ocorrem de forma diversificada, de acordo com diferentes situações e parceiros junto as quais são desenvolvidas. Entretanto, no desenvolvimento de qualquer atividade de extensão, os estudantes, com a orientação de um professor, têm oportunidade de:

  • Conhecer realidades específicas, elaborando, cooperativamente, levantamentos, pesquisas de campo, diagnósticos, projetos e colaborando no encaminhamento de soluções de problemas;

  • Acompanhar, apoiar e assessorar projetos em desenvolvimento e atividades de rotina;

  • Vivenciar práticas profissionais de forma cooperativa e multidisciplinar em situações concretas de demandas de instituições e da população;

  • Colaborar, atendendo certas necessidades da população, em ações promovidas pelo poder público ou por organizações da sociedade civil;

  • Desenvolver atividades de intercâmbio de conhecimentos entre a universidade e a população, ministrando cursos, fazendo ou promovendo palestras, levantamentos de dados, realizando orientação para a população, etc.

 

Com essas atividades, pretende-se a formação de um profissional cidadão, o que requer a efetiva interação do aluno com a sociedade, permitindo referenciar sua formação técnica com os problemas que um dia terá de enfrentar.

No Curso de Farmácia do UNICEP, essas atividades, as quais se desenvolvem em diferentes áreas e projetos de extensão, permitem que o aluno vivencie experiências de reconhecimento e de intercâmbio com a operacionalização de programas e políticas públicas na área de saúde e assistência farmacêutica.

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

O estágio curricular é a principal atividade da prática profissional, onde os alunos serão estimulados a participar de atividades extra classes desde o início da graduação.

Conforme Art. 7o da Resolução CNE/CES 2/2002, os estágios curriculares devem corresponder a 20% da carga horária total do curso de graduação em Farmácia. Desta forma, estágio obrigatório compreende um total de 810 horas, divididas em 3 estágios (Estágio II, Estágio III e Estágio IV) a partir do primeiro semestre do penúltimo ano do curso. O aluno deverá estar matriculado na disciplina de Orientação em Estágio I (40 horas), enquanto para os demais estágios, os alunos deverão estar matriculados nas disciplinas Orientação em Estágio II (160 horas), Orientação em Estágio III (160 horas) e Orientação em Estágio IV (160 horas).

  • Estágio I (200 horas de Atividades Complementares): estágio em atividades complementares, onde o aluno será acompanhado pela Comissão de Estágio, composta por docentes do Curso e terá um professor responsável pela disciplina de Orientação ao Estágio I. Todas as atividades realizadas serão comprovadas através de certificados, sendo as horas de atividades complementares contabilizadas até atingir no mínimo 200 horas em pelo menos 3 modalidades, segundo o Manual de Estágio Curricular do Curso de Farmácia. Cada aluno terá uma pasta individual contendo o xérox dos certificados, conferidos com os originais, que ficará arquivada na Instituição.

  • Estágio II (270 horas de Atividades Integralizadoras): estágio em assistência farmacêutica será realizado através da supervisão de docentes, podendo ser realizado na Instituição ou em outras entidades conveniadas, perfazendo um total de 270 horas, onde o aluno fará a opção de no mínimo 3 modalidades, segundo o Manual de Estágio Curricular do Curso de Farmácia.

  • Estágio III (270 horas de Atividades Integralizadoras): estágio em assistência farmacêutica e/ou indústria farmacêutica será realizado através da supervisão de docentes, podendo ser realizado na Instituição ou em outras entidades conveniadas, cumprindo um total de 270 horas.

  • Estágio IV (270 horas de Atividades Integralizadoras): estágio em assistência farmacêutica e/ou área específica (indústria farmacêutica, análises clínicas e toxicológicas e análises de alimentos) será realizado através da supervisão de docentes, podendo ser realizado na Instituição ou em outras entidades conveniadas, sendo obrigatório o cumprimento de um total de 270 horas.

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

Como exigência para a graduação como Bacharel em Farmácia (atendendo a Resolução CNE/CES 2/2002, Art. 12), o curso de Farmácia prevê a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O TCC deverá ser composto de um Levantamento Bibliográfico para subseqüente atividade experimental ou revisão de literatura sobre tema pertinente à ciência farmacêutica, fundamentando-se nos conhecimentos teóricos metodológicos assimilados durante todo o desenvolvimento do curso. Assim, o TCC assume o caráter de treinamento metodológico e exercício científico.

A disciplina TCC oferecida aos alunos matriculados no último período do curso de Farmácia caracteriza-se por ser uma disciplina de 80 h/a, tendo como objetivo central propiciar aos alunos um contato direto e efetivo com a elaboração de um texto acadêmico-científico.

Os alunos, futuros Bacharéis em Farmácia, deverão, necessariamente, elaborar suas monografias de forma coerente com o perfil deste profissional. A caracterização da monografia deverá estar de acordo com as normas descritas no Plano de Monografia, bem com a ciência do professor da disciplina TCC. O trabalho desenvolvido deverá ser apresentado para uma Banca Examinadora, composta por docentes do UNICEP ou de outras instituições com atuação em áreas afins ao tema da Monografia. O Regulamento para realização do Trabalho de Conclusão do Curso de Farmácia está em anexo.

bottom of page