top of page

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ESPAÇO ALUNO

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Conforme apontam as Diretrizes Curriculares do Ministério da Educação para os Cursos de Engenharia, o currículo vai muito além das atividades convencionais em sala de aula e deve ser complementado com práticas extracurriculares que apóia o aluno no crescimento teórico, técnico, humano e social. Citam-se: trabalhos de iniciação científica; projetos multidisciplinares; visitas técnicas; disciplinas não pertencentes à grade cursadas no UNICEP ou em outras instituições; seminários, simpósios, congressos, conferências, cursos e palestras; monitoria; publicações variadas em diferentes modalidades. As normas para as atividades complementares estão inseridas no link abaixo:

Regulamento das Atividades Complementares

 

ESTÁGIO CURRICULAR

O Estágio Curricular dos Cursos de Engenharia do Centro Universitário Central é uma atividade curricular obrigatória aos acadêmicos dos cursos de graduação em Engenharia, com duração mínima de 165 horas. Apresenta-se como um treinamento profissional cuja finalidade geral é complementar o ensino teórico-prático proporcionando, desta maneira, um elo entre a escola geradora do conhecimento e o meio consumidor. Ademais, permite o desenvolvimento do aluno mediante a aplicação prática dos estudos teóricos adquiridos. As normas para o estágio supervisionado, e os formulários de relatórios técnicos e de acompanhamento individualizado, de termos de compromisso e de convênio para realização de estágio curricular e fichas de avaliação estão disponíveis abaixo:

 

EVENTOS

  • Simpósio Anual da Engenharia de Produção - palestras, minicursos e dinâmicas de grupo

  • Workshop Prof. Dr. Durval Makoto Akamatu - com trabalhos de conclusão de curso

Os alunos e professores do curso são também estimulados a participarem dos diversos eventos multidisciplinares organizados pela instituição e outras coordenações, como: Feira de Profissões, CIC – UNICEP, CONAPE, Corrida UNICEP, etc.

 

VISITAS TÉCNICAS

São Carlos localiza-se numa região que abriga inúmeras empresas de manufatura e, também, possui diversas empresas de alta tecnologia. No decorrer do curso os alunos da Engenharia de Produção têm a oportunidade de realizar visitas técnicas que lhes proporcionam conhecer diferentes tipos de processos produtivos e as estruturas das empresas, com o propósito de aliar o conhecimento adquirido em sala de aula à prática do mercado. As visitas técnicas são parte integrante das Diretrizes Curriculares, contidas na Resolução CNE/CES de 11 de março de 2002, e são previstas nos planos de ensino. As visitas são realizadas em algumas empresas, dentre as quais se destacam: Tecumseh, Volkswagem, Electrolux, TAM, Faber- Castell, Natura.

bottom of page