top of page

ENFERMAGEM

ESPAÇO ALUNO

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Segundo o Parecer CNE/CES Nº. 1.301/2001 de 07 de dezembro de 2001, aprovado pela Resolução 07, de 11 de março de 2002, que define as Diretrizes Curriculares para o Curso de Enfermagem, estabelece que uma série de Atividades Complementares (A.C.) devem ser estimuladas como estratégia didática para garantir a interação teoria-prática, tais como: monitoria, iniciação científica, apresentação de trabalhos em congressos e seminários, participação em projeto de extensão/ pesquisa, cursos, entre outros.

O Curso de Bacharelado em Enfermagem do UNICEP define a obrigatoriedade do cumprimento de 280 horas de AC até o final do curso e define as categorias de atividades complementares e carga horária de cada atividade no Regimento das A.C.

Há uma Ficha de acompanhamento das AC que deve ser preenchida pelo Coordenador em duas vias, devendo uma delas permanecer de posse do aluno e a outra arquivada em prontuário individual do aluno para acompanhamento das mesmas.

Caso ao aluno não cumpra as horas de AC não obterá o certificado de conclusão do Curso

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

O Estágio Curricular é uma etapa integrante do curso de Enfermagem desta Instituição e atende ao disposto no Art. 7o da Resolução CNE/CES Nº. 3, de 7 de novembro de 2001, que determina a inclusão do estágio supervisionado em hospitais gerais e especializados, ambulatórios, rede básica de serviços de saúde e comunidades no Curso de Graduação em Enfermagem, sob supervisão docente e também atende a Lei Nº. 11.788, de 25 de setembro de 2008 que dispõe sobre o estágio dos estudantes.

A carga horária mínima do estágio curricular supervisionado obrigatório deverá totalizar 20% (vinte por cento) da carga horária total do Curso de Graduação em Enfermagem proposto, com base no Parecer/Resolução específico da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação. Eles se iniciam no 4º Período do curso e podem ser realizados no período da manhã e/ou tarde, sob a supervisão do enfermeiro/ professor em unidades que tenham condições de proporcionar experiência na linha de formação.

Antes de iniciar o estágio, o aluno deve ter cursado as disciplinas teóricas referentes ao estágio prático.

Desta forma, os estágios ficam distribuídos da seguinte forma:

  • 4º Período: Estágio Curricular Supervisionado de Enfermagem em Saúde Coletiva (110h).

  • 5º Período: Estágio Curricular Supervisionado de Enfermagem na Mulher e Recém-nascido (110h) e Estágio Curricular Supervisionado de Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente (110h).

  • 6º Período: Estágio Curricular Supervisionado de Enfermagem na Saúde Adulto e Idoso (176 h).

  • 7º Período: Estágio Curricular Supervisionado de Enfermagem Cirúrgica (110h) e Estágio Curricular Supervisionado de Assistência de Enfermagem ao Paciente Grave, Urgência e Emergência (110h).

  • 8º Período: Estágio Curricular Supervisionado de Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica (110h) e Estágio Curricular Supervisionado de Enfermagem em Gerenciamento Aplicado à Enfermagem (176 h).

bottom of page