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CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

ESPAÇO ALUNO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

O estágio curricular, atividade essencial à formação do bacharel em Ciências Biológicas, supõe uma relação entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário. É também um momento para se verificar e provar em si e no outro, a realização das competências para a prática profissional exigíveis dos formandos.

O Estágio permite ao aluno, por meio da vivência profissional, o aperfeiçoamento do método científico, que vem sendo desenvolvido desde o início do curso. É um período de permanência, absorção, elaboração e reelaboração do conhecimento em ambiente real de trabalho, onde o aluno passa por desafios nos aspectos técnicos, culturais, científicos, éticos e humanos da profissão de biólogo. O estágio possibilita ao estagiário a complementação da articulação entre a teoria e a prática profissional por meio de diversas atividades passíveis de serem desenvolvidas. Tais atividades resumem-se em revisões bibliográficas, montagem de laboratórios e coleções, auxílio e participação em projetos de pesquisa e desenvolvimento de projetos científicos em laboratório ou no campo, ou atividades administrativas na área de Biologia. Os estágios são realizados em horários distintos dos horários das aulas. O estágio deverá ser realizado do início do sexto ao final do oitavo período do curso. È obrigatório o cumprimento de um total de 387 horas devidamente comprovadas, a serem cumpridas no local de estágio e 110 horas de atividades presenciais relativas ao estágio e trabalho de conclusão de curso (orientações, elaboração de projetos, relatórios, apresentações orais, discussões, leituras de artigos), em sala de aula, coordenadas pelo professor supervisor da disciplina Estágio em Ciências Biológicas.

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

De acordo com as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Ciências Biológicas definidas pela Resolução CNE/CES nº 007 de 11 de março de 2002, “além do estágio curricular uma série de outras atividades complementares deve ser estimulada como estratégia didática para garantir a interação teoria-prática, tais como: monitoria, iniciação científica, apresentação de trabalhos em congressos e seminários, iniciação à docência, cursos e atividades de extensão, estágios extracurriculares, etc. Tais atividades poderão constituir créditos para efeito de integralização curricular, devendo as Instituições de Ensino Superior criar mecanismos de avaliação das mesmas”.

O Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da UNICEP define a obrigatoriedade do cumprimento de 100 horas de Atividades complementares durante o curso. Tais atividades deverão ser desenvolvidas de forma não presencial e apresentadas ao professor coordenador de atividades, devidamente certificadas.

Das atividades complementares desenvolvidas pelos alunos, merece destaque o estágio extracurricular pela grande aceitação dos alunos do Curso de Ciências Biológicas junto as Instituições parceiras ofertantes dos estágios. A UNICEP mantém convênio com mais de 500 parceiros entre eles empresas, institutos e instituições e a cada dia vem ampliando parcerias.

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO - TCC

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