Metodologia



Os métodos de educação a distância a serem utilizados, além de propiciar o diálogo, respeitar os interesses e os diferentes estágios do desenvolvimento cognitivo dos alunos, favorecem a autonomia e a transferência de aprendizagem, visando, não apenas,ao aprender a fazer, mas, sobretudo, ao aprender a aprender.

Os instrumentos mediadores da aprendizagem são os materiais impressos e digitais, além do ambiente virtual de aprendizagem. Eles favorecem o desenvolvimento das capacidades de abstração e reflexão sobre as atividades realizadas, ou seja, não basta que o aluno execute com exatidão uma atividade do domínio teórico ou um processo de trabalho, ele só vai avançar se for capaz de, conscientemente, justificar e explicar seu próprio procedimento.

Os materiais didáticos são concebidos a partir de um design instrucional especializado, criado pelo UnicepVirtual e são subdivididos em unidades de ensino, onda cada uma contém, além do conteúdo básico, slides, material complementar, avaliações a distância e vídeos, quando necessário. Todo o material didático está disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem que possui uma estrutura semelhante com a do material que está sendo usado, facilitando, assim, o estudo.

Os meios didáticos utilizados na modalidade da EaD têm grande relevância, pois requerem mecanismos de comunicação bidirecional, através de diálogos permanentes, redes de apoio tutorial (tanto a distância quanto presencial) e uso contínuo de meios de comunicação. Assim, a comunicação entre professores tutores e alunos é primordial para que o processo pedagógico aconteça com eficiência e eficácia. Para garantir que a comunicação seja rápida e eficaz, sem ruídos, dinâmica, ágil, eliminando possíveis sensações de perda de tempo ou desmotivação, o aluno poderá contar com os recursos do ambiente virtual.

O sistema de tutoria do UnicepVirtual reúne uma organização institucional de indivíduos, procedimentos administrativos, tecnológicos e educacionais que no conjunto objetivam particularmente o atendimento às necessidades de ensino e aprendizagem do estudante na modalidade de educação a distância, tendo como referência a disponibilização de informações e recursos didático-pedagógicos que possibilitem os estudos de forma autônoma com qualidade e que promovam a interação humana, fundamental para o processo de aprendizagem. Basicamente, a tutoria desempenha funções de mediação entre os conteúdos/atividades das disciplinas e os estudantes, entre os professores e os estudantes, e os estudantes entre si. Orientar o estudante, também, é de responsabilidade da tutoria, tanto no que diz respeito aos conhecimentos acadêmicos, quanto às atitudes do estudante no processo de ensino e aprendizagem a distância, bem como mantê-lo constantemente motivado.


Com relação às avaliações, são previstos dois tipos:

- Avaliações a distância: são disponibilizadas no decorrer da disciplina, por meio do ambiente virtual de aprendizagem. As avaliações estão distribuídas por unidades de ensino e têm, dentre outras, a finalidade de corrigir e reorientar, quando necessário, o processo de ensino e aprendizagem do estudante, de modo a favorecer a construção do conhecimento.

- Avaliações presenciais: são aplicadas ao final de cada disciplina, através dos encontros presenciais previstos.


Para obter a aprovação em cada disciplina, o aluno deverá obter no mínimo a nota “6,0” (seis). Caso não consiga, está prevista uma prova substitutiva.

O sistema de avaliação refletirá os pressupostos que embasam a concepção de educação, conhecimento, perfil do egresso, perfil do professor, objetivos do curso, estrutura curricular e as práticas pedagógicas adotadas pelos docentes.

Os participantes do curso poderão estudar no horário de sua conveniência, sendo que deverão assumir o compromisso de cumprir o calendário de atividades previsto em cada disciplina.