Metodologia



Os métodos de educação a distância a serem utilizados, além de propiciar o diálogo, respeitar os interesses e os diferentes estágios do desenvolvimento cognitivo dos alunos, favorecem a autonomia e a transferência de aprendizagem, visando, não apenas,ao aprender a fazer, mas, sobretudo, ao aprender a aprender.

Os instrumentos mediadores da aprendizagem são os materiais impressos e digitais, além do ambiente virtual de aprendizagem. Eles favorecem o desenvolvimento das capacidades de abstração e reflexão sobre as atividades realizadas, ou seja, não basta que o aluno execute com exatidão uma atividade do domínio teórico ou um processo de trabalho, ele só vai avançar se for capaz de, conscientemente, justificar e explicar seu próprio procedimento.

Os materiais didáticos são concebidos a partir de um design instrucional especializado, criado pelo UnicepVirtual e são subdivididos em unidades de ensino, onda cada uma contém, além do conteúdo básico, slides, material complementar, avaliações a distância e vídeos, quando necessário. Todo o material didático está disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem que possui uma estrutura semelhante com a do material que está sendo usado, facilitando, assim, o estudo.

Os meios didáticos utilizados na modalidade da EaD têm grande relevância, pois requerem mecanismos de comunicação bidirecional, através de diálogos permanentes, redes de apoio tutorial (tanto a distância quanto presencial) e uso contínuo de meios de comunicação. Assim, a comunicação entre professores tutores e alunos é primordial para que o processo pedagógico aconteça com eficiência e eficácia. Para garantir que a comunicação seja rápida e eficaz, sem ruídos, dinâmica, ágil, eliminando possíveis sensações de perda de tempo ou desmotivação, o aluno poderá contar com os recursos do ambiente virtual.

O sistema de tutoria do UnicepVirtual reúne uma organização institucional de indivíduos, procedimentos administrativos, tecnológicos e educacionais que no conjunto objetivam particularmente o atendimento às necessidades de ensino e aprendizagem do estudante na modalidade de educação a distância, tendo como referência a disponibilização de informações e recursos didático-pedagógicos que possibilitem os estudos de forma autônoma com qualidade e que promovam a interação humana, fundamental para o processo de aprendizagem. Basicamente, a tutoria desempenha funções de mediação entre os conteúdos/atividades das disciplinas e os estudantes, entre os professores e os estudantes, e os estudantes entre si. Orientar o estudante, também, é de responsabilidade da tutoria, tanto no que diz respeito aos conhecimentos acadêmicos, quanto às atitudes do estudante no processo de ensino e aprendizagem a distância, bem como mantê-lo constantemente motivado.


Com relação às avaliações, são previstos dois tipos:

- Avaliações a distância: são disponibilizadas no decorrer da disciplina, por meio do ambiente virtual de aprendizagem. As avaliações estão distribuídas por unidades de ensino e têm, dentre outras, a finalidade de corrigir e reorientar, quando necessário, o processo de ensino e aprendizagem do estudante, de modo a favorecer a construção do conhecimento.

- Avaliações presenciais: são aplicadas ao final de cada disciplina, através dos encontros presenciais previstos.


Para obter a aprovação em cada disciplina, o aluno deverá obter no mínimo a nota “6,0” (seis). Caso não consiga, está prevista uma prova substitutiva.

O sistema de avaliação refletirá os pressupostos que embasam a concepção de educação, conhecimento, perfil do egresso, perfil do professor, objetivos do curso, estrutura curricular e as práticas pedagógicas adotadas pelos docentes.

Os participantes do curso poderão estudar no horário de sua conveniência, sendo que deverão assumir o compromisso de cumprir o calendário de atividades previsto em cada disciplina.




Material Didático



O material didático é considerado um componente essencial da educação a distância, pois além de ser utilizado como meio de comunicação entre os diversos atores do processo de ensino e aprendizagem (principalmente o estudante), permite executar a formação definida no Projeto Pedagógico do Curso, considerando os conteúdos específicos, objetivos, técnicas e métodos.

Na visão do Unicep, o material didático para EaD contempla um conjunto de informações básicas sobre o funcionamento dos processos da EaD estabelecidos pela instituição e pelos cursos (por meio de tutoriais, guias, manuais do estudante, etc.) e os materiais específicos das disciplinas oferecidas a distância. Esses materiais ocupam um lugar estratégico, pois tem a capacidade de produzir múltiplas interações entre os diferentes sujeitos desses processos (estudantes, tutores, professores, etc.) e destes com o conhecimento, num processo de diálogo permanente.

O material didático cumpre a função de mediatizador pedagógico (entre aquele que pretende transmitir o conhecimento e aquele que deseja aprendê-lo), orientando o estudante na sua trajetória nas disciplinas e no curso. Nesse sentido, é de fundamental importância que esteja organicamente ligado ao projeto pedagógico e a proposta curricular do curso, levando prioritariamente em consideração o público-alvo, as habilidades e competências a serem desenvolvidas e os objetivos estabelecidos.

A produção de um material didático que atenda às demandas sócio históricas dos seus estudantes, bem como os objetivos institucionais e do curso, e se adequem aos contexto e especificidades da EaD, é em medida um largo passo na garantia de uma Educação de qualidade.

O Centro de Educação a Distância – CEAD (UnicepVirtual), considerando a relevância do material didático para a prática de qualidade em um curso de EaD, vem aperfeiçoando o seu processo de produção, priorizando, entre outras coisas, a reflexão, a autonomia e a construção do conhecimento. Nesse sentido, disponibiliza ao estudante uma gama de materiais criteriosamente organizados de forma dialógica, interativa, tendo em vista instigar o estudante a realizar seus estudos, com segurança e autonomia. Dentre esses materiais estão os específicos da disciplina, os tutoriais, guias e manuais. Esses últimos auxiliam os estudantes no esclarecimento de dúvidas gerais e específicas do curso, principalmente em relação aos processos adotados e a utilização dos recursos disponíveis, bem como o ambiente virtual de aprendizagem.

Para elaboração dos materiais didáticos o CEAD conta com uma equipe multidisciplinar que envolve diversos profissionais, dentre eles: o coordenador da produção; a secretaria da EaD; o coordenador do curso; o professor conteudista (devidamente treinado); designer instrucional; diagramadores; revisores ortográficos e gramaticais.

Em relação ao conteúdo das disciplinas, são produzidos os seguinte materiais: livro texto; Slides; Videoaulas (são gravadas e editadas no estúdio próprio do Unicep); Material complementar; Material de recuperação; Atividades avaliativas. De uma maneira geral, esses materiais são organizados em Unidades de Ensino e Aprendizagem, de modo que cada unidade contenha seu texto base, seus slides, suas videoaulas, seus materiais complementares e de recuperação, e suas atividades avaliativas. Com essa organização em Unidades de Ensino e Aprendizagem é possível verificar o cumprimento, por parte dos estudantes, dos objetivos traçados na unidade, além de poder recuperá-lo a tempo, não prejudicando a continuidade de seus estudos. Outro aspecto relevante sobre essa organização é a possibilidade de detectar e identificar deficiências na forma de ensinar, auxiliando tutores e professores na reformulação de seus trabalhos didáticos visando a melhoria contínua.

Um material que também merece destaque é o guia do estudante. Nele, são fornecidas, dentre outras, as seguintes informações: apresentação da instituição; informações do curso; apresentação e estrutura do CEAD; modelo de EaD da instituição; atores do processo de ensino e aprendizagem; Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA); formas de interação; polos presenciais; material didático-pedagógico; sistema de avaliação; dicas de organização de estudo; etc.

Além dos guias, manuais, tutoriais e dos materiais específicos da disciplina, são criados vídeos (gravados e editados no estúdio próprio do Unicep) com objetivos diversos, tais como: apresentar, explicar, esclarecer e orientar o estudante. São exemplos de alguns desses vídeos: vídeo de apresentação do CEAD; vídeo contendo explicações sobre a sistemática de trabalho; vídeo de apresentação do coordenador do curso; vídeo contendo orientações gerais; entre outros.

Além de todo o material produzido, o estudante tem a sua disposição os referenciais bibliográficos das disciplinas do curso, ou seja, os livros. Os livros não estão somente disponíveis na biblioteca física, eles também estão disponíveis em um acervo digital por meio de uma parceria realizada com uma biblioteca virtual. Além de disponibilizar vários títulos de várias editoras, a biblioteca virtual possibilita a leitura integral dos livros na tela do computador ou em dispositivos móveis e também sua impressão parcial.

O UNICEP possui parcerias com a biblioteca virtual da PEARSON, biblioteca digital SARAIVA e com a empresa SAGAH - Soluções Educacionais Integradas no que diz respeito à utilização de uma gama de conteúdos elaborados para EaD. Vale destacar que essas bibliotecas estão integradas ao sistema bibliotecário e também aos ambientes dos estudantes e professores.




Orientações para o Estudante de EaD


Confira no link abaixo um conteúdo que traz orientações para o estudante de ensino a distância.