CEAD - Centro de Educação a Distância



Histórico

Em 2009 foi reunida uma equipe para propor e estabelecer os passos iniciais do processo de desenvolvimento da educação a distância na IES. Essa equipe discutiu e projetou o credenciamento da UNICEP para EaD, a oferta de um curso de graduação e a inclusão de 20% a distância em alguns cursos reconhecidos, o que culminou com a criação do Centro de Educação a Distância (CEAD). No fim de 2009 foi realizado o pedido de credenciamento institucional para EaD juntamente com o pedido de autorização do curso de Licenciatura em Pedagogia a distância.

De fato, a experiência da UNICEP na modalidade a distância vem sendo construída desde 2010 a partir da oferta a distância, em caráter experimental, de 20% da carga horária total de alguns de seus cursos reconhecidos. Essa oferta utilizou o Moodle que é uma ferramenta gratuita de gestão de cursos a distância. O Moodle é um Ambiente Virtual de Aprendizagem que permite a oferta de cursos on-line com uma gama de ferramentas para auxiliar o estudante na aprendizagem e os professores/tutores em suas atividades.

De 2011 a 2014 os processos relacionados à EaD foram sendo melhorados e os treinamentos aos docentes e tutores se intensificaram. No final de 2014 saiu o credenciamento institucional para a oferta de cursos superiores na modalidade a distância (PORTARIA Nº 796, DE 11 DE SETEMBRO DE 2014) e também a autorização do curso de Licenciatura em Pedagogia a distância (PORTARIA Nº 729, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2014) com 450 (quatrocentas e cinquenta) vagas totais anuais, nos termos do disposto no art. 10, do Decreto no 5.773, de 2006.

Tendo em vista o credenciamento para EaD e a autorização do curso de Licenciatura em Pedagogia a distância, em 2015 o CEAD da UNICEP passou por uma reformulação estrutural e profissional. Também foi firmada uma parceria com a empresa D2L (Desire2Learn) para a utilização do AVA chamado Brightspace. Essa plataforma é flexível (permite inúmeros tipos de configurações e personalizações) e possui acesso móvel, além de garantir disponibilidade a qualquer momento graças a sua hospedagem em nuvem. Vale destacar que o Brightspace dispõe de alguns recursos de acessibilidade, contribuindo, também, para uma educação inclusiva.

O CEAD tem por incumbência apoiar o desenvolvimento e a implementação de ações relacionadas à educação a distância, garantindo a qualidade educacional e do material didático, mediante propostas educacionais inovadoras e integração de novas tecnologias de informação e comunicação. Para isso passou a contar com uma equipe multidisciplinar capaz de desenvolver a educação a distância com responsabilidade e com qualidade. Essa equipe, atualmente, é composta por: coordenação geral; coordenação pedagógica; apoio técnico/administrativo; equipe responsável pela produção e distribuição de material didático e institucional (coordenação, designers, diagramadores, correção gramatical e ortográfica, responsável técnico pelo laboratório de gravação e edição das videoaulas); responsável pela capacitação/treinamento; equipe responsável pelas TICs e ambiente virtual de ensino e aprendizagem; responsável pelo suporte, acompanhamento e avaliação do estudante. A existência dessa equipe multidisciplinar comprovadamente influencia e reflete no sucesso e na qualidade da educação a distância, principalmente quando trabalha em conjunto, de forma interativa e colaborativa. Vale destacar que os profissionais que compõe essa equipe possuem formações acadêmicas diferenciadas, com habilidades e conhecimentos específicos em suas áreas de atuação, e trabalham de forma articulada garantindo a coerência entre todos os processos que contribuem para uma educação eficaz e de qualidade.

No segundo semestre de 2015 o curso de Licenciatura em Pedagogia a distância começou a funcionar tendo 53 estudantes matriculados. Em 2018/2 (no mês de setembro), o UNICEP recebeu a comissão de verificação in loco do MEC para reconhecer o curso de Licenciatura em Pedagogia a distância obtendo o CONCEITO 5. Atualmente o curso conta com 115 estudantes matriculados.

Também no segundo semestre de 2015 a pós-graduação do UNICEP (lato sensu e MBA) passou a ofertar alguns de seus cursos no regime semipresencial utilizando o AVA como principal tecnologia. Atualmente o número de matriculados nesses cursos é de 310.

Com relação à utilização de 20% a distância da carga horária total de alguns de seus cursos reconhecidos, o UNICEP possui atualmente cerca de 2.100 estudantes.
Somando todos os estudantes que utilizam o AVA para realizar estudos/atividades a distância (graduação 100%, graduação 20% e pós-graduação semipresencial), o UNICEP tem, atualmente em torno de 2.525 estudantes matriculados.

Ao desenvolver o curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância, os cursos semipresenciais da pós-graduação e 20% a distância na graduação, a instituição tem assumido o desafio de garantir aos seus estudantes a mesma qualidade que imprime em seus cursos presenciais em diferentes níveis.

Ao longo do tempo, o CEAD vem se reorganizando e se reestruturando para atender uma demanda cada vez mais crescente, preparando sua equipe multidisciplinar para o desenvolvimento de ações de apoio administrativo, técnico e pedagógico voltadas às necessidades dessa modalidade de ensino e aprendizagem. Em termos práticos, o CEAD oferece apoio para um conjunto de ações relacionadas ao planejamento, desenvolvimento e implantação de disciplinas e cursos na modalidade a distância.