Sobre a EaD no UNICEP





Apresentação



A modalidade de Educação a Distância (EaD) tem se destacado no cenário educacional demonstrando um grande potencial de crescimento e expansão por meio da utilização de tecnologias de informação e comunicação (TICs). Essa modalidade de educação vem criando novos tempos e espaços educacionais, viabilizando a expansão da oferta da educação superior.

A oferta de EaD no UNICEP obedece às bases legais estabelecidas pelo Ministério da Educação, buscando satisfazer às necessidades de formação e qualificação profissional exigidas pelo mundo contemporâneo e contribuindo para o aumento das possibilidades de acesso à educação, visando assegurar a sincronia entre as metas propostas de educação a distância e o potencial institucional, em seus recursos humanos e infraestrutura.

A educação a distância na compreensão do Unicep é uma modalidade educacional que prima pela excelência do processo de ensino e aprendizagem, cuja relevância é evidenciada por sua potencialidade de ampliar o acesso à educação, sendo uma forte aliada da democratização do conhecimento e do saber por meio de sistemas educacionais mais abertos, flexíveis e ágeis.

Essa modalidade de ensino tem como principal característica permitir que a distância em si deixe de ser um fator limitante no ensino, pois viabiliza o mesmo sem a necessidade de contiguidade espaço-temporal. Ou seja, o aprendizado planejado pode ocorrer em um lugar diferente do local de ensino. Para tanto, são exigidas técnicas especiais de criação do curso, de instrução e comunicação por meio de várias tecnologias e disposições organizacionais e administrativas especiais.

A aprendizagem do estudante é autônoma, possibilitada a partir da mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados e apresentados em diferentes suportes de informação, além de interatividade, socialização e uso de tecnologias da informação e comunicação.

A flexibilidade é uma grande vantagem ao cursar disciplinas a distância, uma vez que o estudante pode realizar o seu estudo e suas práticas individuais de acordo com sua conveniência. Assim, esses momentos vão exigir do estudante organização do tempo e disposição para aprender.


Conhecendo os atores do processo de ensino e aprendizagem na EaD.

Além do professor e do estudante, como tradicionalmente temos na Educação presencial, a EaD conta com diversos atores, fundamentais para a concretização do processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, para que se obtenha êxito nos estudos, é de extrema importância saber o papel que os atores desempenham na Instituição:

a) O estudante de EaD: no cenário da educação a distância, o estudante passa a ser mais atuante no seu processo ensino e aprendizagem, que acontece em tempo, espaço e ritmo diferenciados. Autonomia, autodisciplina e muita dedicação, são peças chaves para que o aprendizado ocorra com sucesso. Desse modo, impõe como tarefa fundamental do estudante, ter responsabilidade e comprometimento, organizando seu tempo e suas ideias, auto gerenciando o seu aprendizado, de forma ativa e participativa. Cabe a ela, estabelecer uma rotina diária de estudos que inclua atividades de leitura, resolução de atividades, interação nos fóruns, chats, etc, considerando as características do curso que estará cursando.

b) O Professor responsável: organiza, planeja, acompanha e operacionaliza toda a disciplina durante o período em que ela está acontecendo. Ele pode ser ou não o autor do material utilizado pelo estudante. É responsável pela elaboração das atividades virtuais e presenciais, e orienta os tutores nos objetivos e entraves do conteúdo.

c) O Professor conteudista: elabora o material da disciplina. Profissional com formação específica e domínio em uma área de conhecimento. Ele desenvolve o conteúdo e pode juntamente com o professor responsável organizar e propor dinâmicas, recursos pedagógicos e as atividades a serem desenvolvidas.

d) O Tutor virtual: atua na linha de frente, facilitando o processo de ensino e aprendizagem, mediando e incentivando o estudante, de modo a garantir a inter-relação personalizada e contínua entre ele e o sistema, viabilizando a articulação necessária entre os elementos do processo e a consecução dos objetivos propostos.

e) O tutor presencial: tem como principal função o atendimento ao estudante de forma presencial em locais e horários preestabelecidos. São algumas de suas atribuições: auxiliar o estudante em suas atividades individuais e em grupo, fomentando o hábito de pesquisa; esclarecer dúvidas e orientar o estudante em relação ao desenvolvimento das atividades previstas; esclarecer dúvidas em relação ao uso das tecnologias disponíveis; participar de momentos presenciais obrigatórios, aulas práticas, laboratórios, provas, etc.; fomentar e conduzir atividades de convívio dos estudantes.