Ambiente Virtual



A utilização das TICs por meio de ferramentas computacionais configuram-se como elementos norteadores da aprendizagem, enriquecendo a integração entre os sujeitos envolvidos, o conteúdo e o conhecimento desejado, criando novos espaços para a construção do conhecimento, os quais contribuem para o alcance dos objetivos estabelecidos nos projetos pedagógicos dos cursos. Os mecanismos de informação e comunicação são elementos chave para que a mediação, participação e colaboração entre os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem sejam realizadas, tanto no tratamento dos conteúdos e das formas de expressões quanto nas relações comunicativas.

Dentro desse contexto merece destaque o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O Unicep utiliza uma plataforma desenvolvida pela D2L (Desire2Learn) chamada Brightspace, que é um LMS – Learning Management Systems rápido, flexível e com acesso móvel que garante disponibilidade a qualquer momento graças a sua hospedagem em nuvem. Vale destacar que o Brightspace dispõe de alguns recursos de acessibilidade, contribuindo, também, para uma educação inclusiva. Nesse LMS estão disponíveis diversos recursos tecnológicos (ferramentas), síncronos e assíncronos, que possibilitam a interação/comunicação individual e coletiva entre estudantes, professores e tutores, propiciando a construção de conhecimento de forma colaborativa. Além das ferramentas utilizadas para informação, tais como mural, novidades, calendário, notas, alertas, notificações, etc., o AVA dispõe de algumas ferramentas de interação: Chat; Pager (é uma espécie de e-mail interno do AVA); Fóruns de discussões; Capture (ferramenta que permite a gravação de vídeos, a captura e a transmissão de apresentações on-line com facilidade, em tempo real ou sob demanda); Virtual Classroom que é uma ferramenta de vídeo colaborativa para a web (áudio e vídeo conferência); Pulse (aplicativo móvel que ajuda os estudantes a acompanharem as atualizações importantes no curso, calendários, prazos de entrega, etc.); Brightspace Binder (aplicativo móvel que possibilita ao estudante reunir, organizar e visualizar (off-line) todos os materiais de seu curso); Agentes inteligentes (é um recurso de comunicação/interação automatizado, cujo objetivo é envolver mais o estudante no processo de ensino e aprendizagem).

A utilização das tecnologias da informação e comunicação tem por objetivo facilitar a comunicação e a interação entre os atores do processo de ensino e aprendizagem, principalmente a distância onde professores, tutores e estudantes podem desenvolver atividades educativas em lugares ou tempos diversos.

Os conteúdos dos cursos são disponibilizados no ambiente virtual possibilitando o acesso por parte dos estudantes de qualquer lugar em qualquer hora.

O AVA está integrado ao sistema acadêmico da instituição possibilitando a execução dos processos de ensino e aprendizagem estabelecidos nos projetos pedagógicos dos cursos.

Sobre acessibilidade da plataforma: um dos grandes diferenciais da Brightspace é o designer voltado para as possíveis dificuldades que os usuários possam encontrar, seja uma pessoa com deficiência visual, auditiva, entre outas, ou sem qualquer tipo de carência. A plataforma segue padrões de acessibilidade na Web (W3C). O AVA que a instituição utiliza recebeu o prêmio Dr. Jacob Bolotin Award da Federação Nacional dos Cegos dos Estados Unidos (NFB) por dar exemplo como líderes no setor em adesão a padrões de acessibilidade (https://www.d2l.com/pt-br/accessibility/).