Especialização em Psicopedagogia: Clínica e Institucional




Dados Gerais

Carga horária total: 688 horas
Duração: 24 meses
Dias da semana e horários: Sábados das 8 às 12h e das 13h30 às 17h30
Investimento: 24 parcelas de R$ 350,00
Desconto de 30% para ex-alunos e empresas conveniadas



Público Alvo

Profissionais com formação e/ou atuação nas áreas de Educação (pedagogos, graduados em cursos de licenciatura), da Saúde (psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais) e demais interessados. O curso é elaborado para graduados, desde os que estão concluindo agora os cursos de graduação até os que já estão graduados há mais tempo. Há uma preocupação em atender o público de forma diferenciada, tanto com relação às áreas do conhecimento, como no tempo de graduação.


O Curso

O curso tem como objetivo analisar criticamente a problemática do fracasso escolar e suas consequências para o indivíduo, família, escola e sociedade. Desenvolver habilidades críticas e reflexivas sobre questões relacionadas ao processo de ensino - aprendizagem e as possíveis dificuldades oriundas desse processo. Formar profissionais oriundos das áreas de saúde e educação para atuarem como psicopedagogos em instituições de ensino ou em clínicas. Instrumentalizar os futuros psicopedagogos para realizarem atividades de prevenção, de diagnóstico e de intervenção em problemas e/ou dificuldades de aprendizagem, em uma perspectiva institucional ou clínica. Instrumentalizar o psicopedagogo para realizar atividades de prevenção, de diagnóstico e de intervenção em uma perspectiva institucional, visando a superação do fracasso escolar e a melhoria da qualidade do ensino. Instrumentalizar o psicopedagogo para realizar atividades de diagnóstico e de intervenção psicopedagógicas em uma perspectiva clínica, apoiados no referencial teóricometodológico da Epistemologia Genética de Jean Piaget, visando remediar dificuldades de aprendizagem já existentes e possibilitar a retomada do processo de aprendizagem por parte do indivíduo. Produzir conhecimento científico na área da Psicopedagogia - Institucional e Clínica. Desenvolver atitudes éticas e profissionais adequadas à atuação psicopedagógica nos contextos institucional e clínico.


Programa do Curso

Avaliação e Intervenção: jogos e brinquedos
Avaliação e Intervenção Psicopedagógica: abordagens neuropsicológicas
Avaliação e Intervenção: Provas Piagetianas
Avaliação e Planejamento de Práticas Inclusivas
Desenvolvimento e Dinâmica das Organizações
Distúrbios e Dificuldades de Aprendizagem
Estágio Institucional e Clínico
Fundamentos da Educação: aspectos sociais, políticos e filosóficos.
Fundamentos de Psicanálise
Fundamentos de Psicopatologia
Fundamentos do Sócio – Construtivismo
Introdução à Psicopedagogia Institucional e Clínica
Metodologia de Pesquisa
Políticas Educacionais Inclusivas: educação especial e fracasso escolar
Processo de Ensino Aprendizagem da Leitura e Escrita: Construção da Leitura e da Escrita
Processo de Ensino Aprendizagem da Matemática: Alfabetização Matemática.
Trabalho de Conclusão de Curso

Obs: As disciplinas poderão ter nomenclatura ou ordem alterada e/ou serem substituídas, a critério da coordenação acadêmica durante o curso. A integração de todas as disciplinas será obtida especialmente através do TCC, das discussões em sala de aula e dos estudos complementares (pesquisa e reflexão) extraclasse.



Metodologia

O curso será desenvolvido através de exposição oral dos temas por parte dos professores, além da análise e discussão de casos selecionados, com estudo dirigido, debates, palestras e outros meios. Atividades complementares – trabalhos individuais ou em grupo, seminários e provas. Recursos audio-visuais. Ao final do curso o aluno deverá apresentar monografia, com tema diretamente relacionado à área do mesmo. Ainda serão selecionados e analisados casos concretos – “cases” relacionados à área do curso.


Vagas

40 (quarenta) vagas


Corpo Docente

Altamente qualificado e com ampla experiência. Professores de Universidades Públicas e Particulares. Mestres e Doutores. Especialistas na área. Profissionais da área em atividade.


Coordenação Acadêmica:

Profª Drª. Daniela Cristina Lopes de Abreu - Pedagoga. Especialista em Alfabetização e Letramento e Psicopedagogia Institucional e Clínica. Mestre em Educação Escolar pela UNESP – Araraquara, doutora em Educação na linha de pesquisa História e Historiografia pela FE/USP - São Paulo. Pesquisadora do grupo de pesquisa Niephe - FE/USP, professora Universitária com experiência na área do curso.


« VOLTAR