Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho




Dados Gerais

Carga horária total: 600 horas
Duração: 24 meses
Dias da Semana e horários: aulas quinzenais, aos sábados das 8h00 as 12 hs e das 13h30 as 17h30
Investimento: 24 parcelas de R$ 410,00
Desconto de 30% para ex-alunos e empresas conveniadas



Público Alvo

O Curso de Especialização em Engenharia de Segurança é destinado aos profissionais de nível superior das áreas de Engenharia e Arquitetura, vinculados ao Sistema CREA-CONFEA, que atuem como profissionais liberais e/ou em empresas privadas ou públicas e/ou instituições de Ensino Superior e de Pesquisa.


O Curso

Formar profissionais das áreas de Engenharia e Arquitetura, preparando-os para exercerem as funções de Engenheiro de Segurança do Trabalho, para atuarem como consultores e autônomos, bem como em unidades produtivas, prevenindo a ocorrência de falhas na concepção e operação destas unidades; preservando a segurança e a saúde dos trabalhadores, bem como o meio ambiente. Formar engenheiros com o objetivo de exercerem funções de Engenheiro de Segurança do Trabalho. O profissional será responsável por identificar os riscos de acidentes no local de trabalho, além de planejar e executar procedimentos de controle desses riscos. O curso deve fornecer a base para o profissional avaliar e realizar perícias, assim como emitir pareceres e laudos técnicos. Capacitar profissionais de áreas distintas em especialista em Higiene e Segurança do Trabalho. Os alunos ao final do curso devem ser capazes de estabelecer e manter as condições mínimas de segurança e higiene nos seus lugares de trabalho. Apresentar os conceitos da Engenharia de Segurança de Trabalho, tais como: riscos em um ambiente de trabalho, prevenção de acidentes e proteção do meio ambiente. Uma das metas do curso é fazer com que os alunos tenham condições de disseminar os conhecimentos adquiridos nos seus ambientes de trabalho com o objetivo de torná-lo mais seguro, diminuindo assim os custos referentes a acidentes.


Programa do Curso

Introdução a Engenharia de Segurança do Trabalho
Administração Aplicada á Engenharia de Segurança
Ergonomia
Gerência de Riscos – POS252
Higiene do Trabalho I – Acústica e Luminotécnica
Higiene do Trabalho II – Toxicologia e Riscos Biológicos
Higiene do Trabalho III – Ambiente Térmico e Ventilação
Higiene do Trabalho IV – Radiações
Laudos e Perícias de Engenharia
Legislação e Normas Técnicas
Metodologia da Pesquisa Científica
O ambiente e as Doenças do Trabalho
Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações I
Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações II
Proteção ao Meio Ambiente
Proteção Contra Incêndio e Explosão
Psicologia da Engenharia de Segurança, Comunicação e Treinamento
Monografia

Obs: As disciplinas poderão ter nomenclatura ou ordem alterada e/ou serem substituídas, a critério da coordenação acadêmica durante o curso. A integração de todas as disciplinas será obtida especialmente através do TCC, das discussões em sala de aula e dos estudos complementares (pesquisa e reflexão) extraclasse.



Metodologia

O curso será desenvolvido através de exposição oral dos temas por parte dos professores, além da análise e discussão de casos selecionados, com estudo dirigido, debates, palestras e outros meios. Atividades complementares – trabalhos individuais ou em grupo, seminários e provas. Recursos audio-visuais. Ao final do curso o aluno deverá apresentar monografia, com tema diretamente relacionado à área do mesmo. Ainda serão selecionados e analisados casos concretos – “cases” relacionados à área do curso.


Vagas

40 (quarenta) vagas


Corpo Docente

Altamente qualificado e com ampla experiência. Professores de Universidades Públicas e Particulares. Mestres e Doutores. Especialistas na área. Profissionais da área em atividade.


Coordenação Acadêmica:

Prof. Dr. André Gustavo Mazzini Bufon - Engenheiro Agrimensor pela FEAP - Pirassununga; Engenheiro de Segurança do Trabalho pela FEAP - Pirassununga; Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela FEAP - Pirassununga; Mestre em Gestão Integrada de Recurso pela UNESP – Rio Claro; Doutor em Geociências e Meio Ambiente pela UNESP – Rio Claro; Pós Doutor em Meio Ambiente pela UNESP –Rio Claro. Professor Universitário. Experiência na área do curso.


« VOLTAR