Especialização em Educação Especial: Deficiência Intelectual




Dados Gerais

Carga horária total: 600 horas
Duração: 17 meses
Dias da Semana e horários: aulas quinzenais, aos sábados das 8h00 as 12 hs e das 13h30 as 17h30
Investimento: 20 parcelas de R$ 350,00
Desconto de 30% para ex-alunos e empresas conveniadas



Público Alvo

Profissionais com formação e/ou atuação na área de Educação e Saúde (pedagogia, letras, educação física, psicologia, fonoaudiólogos, terapeutas e demais profissionais) preocupados com a questão da inclusão no espaço escolar formal ou informal.


O Curso

É possível observar, por parte dos professores e de profissionais da educação, grande resistência em aceitar o desafio colocado pelo processo de construção da escola inclusiva, o que consideramos perfeitamente compreensível, dada à ausência de sua formação para enfrentar esse desafio. Tal resistência surge, entre outros diversos determinantes, em decorrência da não problematização do assunto, tendo em vista que, raramente, este é contemplado nos momentos de formação inicial e/ ou continuada, o que conduz a formas inadequadas de entendimento. Lidar com a educação e inclusão das crianças com necessidades especiais na sala de aula é um desafio que exige postura crítica e responsável de todos educadores, afinal, nos coloca frente a frente com uma realidade social que ao longo da história foi excluída, humilhada e discriminada pela sociedade. Analisar criticamente a problemática do fracasso escolar e da inclusão em todas as suas dimensões: escolar, social e profissional. Desenvolver habilidades críticas e reflexivas sobre a questão relacionada ao processo ensino-aprendizagem, as dificuldades oriundas desse processo, com ênfase na deficiência intelectual são os desafios deste curso.


Programa do Curso

História da Educação Especial e da Educação Inclusiva no Brasil: Aspectos Históricos, Filosóficos e Legais.
Atendimento educacional especializado
Metodologia de Pesquisa
Políticas Educacionais Inclusivas: Educação Especial e Fracasso Escolar
Desenvolvimento e Aprendizagem: Típico e Atípico
Desenvolvimento e Dinâmica das Organizações
Formação de Professores e a educação Inclusiva
Aspectos neurológicos da aprendizagem
Avaliação e Intervenção com jogos e brinquedos
Contribuições da Arte no processo de aprendizagem
Currículo escolar: adaptações curriculares
Deficiência Intelectual e seus diferentes contextos
Deficiência Intelectual e sexualidade
Desenvolvimento Psicomotor
Elaboração de material pedagógico
Estágio Supervisionado
Métodos de Avaliação na Educação Especial
Processo de Ensino e Aprendizagem para deficiência intelectual: leitura e escrita
Processo de Ensino e Aprendizagem para deficiência intelectual: matemática
Trabalho de Conclusão de Curso

Obs: As disciplinas poderão ter nomenclatura ou ordem alterada e/ou serem substituídas, a critério da coordenação acadêmica durante o curso. A integração de todas as disciplinas será obtida especialmente através do TCC, das discussões em sala de aula e dos estudos complementares (pesquisa e reflexão) extraclasse.



Metodologia

O curso será desenvolvido através de exposição oral dos temas por parte dos professores, além da análise e discussão de casos selecionados, com estudo dirigido, debates, palestras e outros meios. Atividades complementares – trabalhos individuais ou em grupo, seminários e provas. Recursos audio-visuais. Ao final do curso o aluno deverá apresentar monografia, com tema diretamente relacionado à área do mesmo. Ainda serão selecionados e analisados casos concretos – “cases” relacionados à área do curso.


Vagas

40 (quarenta) vagas


Corpo Docente

Altamente qualificado e com ampla experiência. Professores de Universidades Públicas e Particulares. Mestres e Doutores. Especialistas na área. Profissionais da área em atividade.


Coordenação Acadêmica:

Profª Drª. Daniela Cristina Lopes de Abreu - Pedagoga. Especialista em Alfabetização e Letramento e Psicopedagogia Institucional e Clínica. Mestre em Educação Escolar pela UNESP – Araraquara, doutora em Educação na linha de pesquisa História e Historiografia pela FE/USP - São Paulo. Pesquisadora do grupo de pesquisa Niephe - FE/USP, professora Universitária com experiência na área do curso.


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