Especialização em Atendimento Educacional Especializado




Dados Gerais

Carga horária total: 400 horas
Duração: 17 meses
Dias da Semana e horários: aulas quinzenais, aos sábados das 8h00 as 12 hs e das 13h30 as 17h30
Investimento: 20 parcelas de R$ 350,00
Desconto de 30% para ex-alunos e empresas conveniadas



Público Alvo

Profissionais com formação e/ou atuação nas áreas de Educação (pedagogos, graduados em cursos de licenciatura), professores de sala de recursos, atendimento especializado e demais interessados. O curso é elaborado para graduados, desde os que estão concluindo agora os cursos de graduação até os que já estão graduados há mais tempo. Há uma preocupação em atender o público de forma diferenciada, tanto com relação às áreas do conhecimento, como no tempo de graduação.


O Curso

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases, especialmente em seu artigo 58, é necessário manter um espaço de formação continuada de profissionais do magistério para a inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais na sociedade e na escola. Este curso tem como objetivo reconstruir, discutir, aprimorar e validar conhecimentos que capacitem profissionais de diversas áreas, no campo da Educação, da Saúde e da Assistência Social, a atuarem de forma crítica e competente diante das diferentes necessidades especiais. Para isso, a estrutura disciplinar contempla concepções atuais sobre educação especial, inclusão escolar e suas possibilidades educativas, bem como a compreensão dos processos cognitivos e dos problemas de aprendizagem pelos conhecimentos contemporâneos, identificação das diferentes características das deficiências que afetam o desenvolvimento dos indivíduos e as possibilidades de intervenções e avaliações. Também aborda aspectos relacionais, afetivos e sociais diante da diferença, enfocando o compromisso da escola frente à concepção inclusiva.


Programa do Curso

História da Educação Especial e da Educação Inclusiva no Brasil: Aspectos Históricos, Filosóficos e Legais.
Atendimento educacional especializado
Metodologia de Pesquisa
Currículo na Escola Inclusiva
Necessidades Educacionais Especiais: deficiências sensoriais (surdez, visual e surdocegueira) e deficiência múltipla.
Necessidades Educacionais Especiais: intelectual, física e altas Habilidades/Superdotação.
Transtornos Globais do Desenvolvimento.
Processo ensino aprendizagem dos alunos com necessidades educativas especiais I: intervenção com jogos e brinquedos
Processo ensino aprendizagem dos alunos com necessidades educativas especiais II: intervenção com provas piagetianas
Educação Física Adaptada
Língua Brasileira de Sinais
Trabalho de Conclusão de Curso

Obs: As disciplinas poderão ter nomenclatura ou ordem alterada e/ou serem substituídas, a critério da coordenação acadêmica durante o curso. A integração de todas as disciplinas será obtida especialmente através do TCC, das discussões em sala de aula e dos estudos complementares (pesquisa e reflexão) extraclasse.



Metodologia

O curso será desenvolvido através de exposição oral dos temas por parte dos professores, além da análise e discussão de casos selecionados, com estudo dirigido, debates, palestras e outros meios. Atividades complementares – trabalhos individuais ou em grupo, seminários e provas. Recursos audio-visuais. Ao final do curso o aluno deverá apresentar monografia, com tema diretamente relacionado à área do mesmo. Ainda serão selecionados e analisados casos concretos – “cases” relacionados à área do curso.


Vagas

40 (quarenta) vagas


Corpo Docente

Altamente qualificado e com ampla experiência. Professores de Universidades Públicas e Particulares. Mestres e Doutores. Especialistas na área. Profissionais da área em atividade.


Coordenação Acadêmica:

Profª Drª. Daniela Cristina Lopes de Abreu - Pedagoga. Especialista em Alfabetização e Letramento e Psicopedagogia Institucional e Clínica. Mestre em Educação Escolar pela UNESP – Araraquara, doutora em Educação na linha de pesquisa História e Historiografia pela FE/USP - São Paulo. Pesquisadora do grupo de pesquisa Niephe - FE/USP, professora Universitária com experiência na área do curso.


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