Especialização em Assistência integral ao Idoso




Dados Gerais

Carga horária total: 400 horas
Duração: 14 meses
Dias da semana e horários: Sábados das 8 às 12h e das 13h30 às 17h30
Investimento: 20 parcelas de R$ 350,00
Desconto de 30% para ex-alunos e empresas conveniadas



Público Alvo

Profissionais com formação e/ou atuação na área da Saúde (farmacêuticos, nutricionistas, profissionais da educação física, médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biomédicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, dentistas, psicólogos).

O curso é elaborado para graduados, desde os que estão concluindo agora os cursos de graduação até os que já estão graduados há mais tempo. Há uma preocupação em atender o público de forma diferenciada, com foco no Mercado de trabalho e nas necessidade de atenção aos idosos.

Existem projetos de lei para que à atenção aos idosos, principalmente em asilos, seja realizada somente por profissionais com especialização na área. Antecipe-se!!!!



O Curso

Aprofundar o conhecimento nas áreas que fundamentam o envelhecimento, à atenção integral ao idoso em seus aspectos funcional, social, emocional, estrutural e metodológico, legislação vigente quanto ao cuidado à pessoa idosa. O curso visa fornecer as ferramentas necessárias para a avaliação e organização do atendimento ao idoso com foco na equipe multidisciplinar e em seus diferentes campos de atuação.


Programa do Curso

Módulo 1 – Ciência e Envelhecimento

Aspectos biológicos do envelhecimento
Aspectos patológicos do envelhecimento
Aspectos psicológicos do envelhecimento
Saúde baseada em evidências


Módulo 2 – Atendimento multiprofissional ao idoso

Avaliação multidimensional do idoso
Revitalização geriátrica e envelhecimento ativo
Assistência domiciliar ao idoso
Assistência hospitalar ao idoso
Instituições de longa permanência para idosos (Asilos e Casas de repouso)
Cuidados paliativos
Emergências e primeiros socorros


Módulo 3 – Estratégias em saúde

Políticas e Legislação em saúde
Processos de educação multiprofissional


Módulo 4 – Desenvolvimento organizacional e envelhecimento

Metodologia do trabalho científico
Coaching em Saúde
Trabalho de conclusão de curso
Prática clínica


Obs: As disciplinas poderão ter nomenclatura ou ordem alterada e/ou serem substituídas, a critério da coordenação acadêmica durante o curso. A integração de todas as disciplinas será obtida especialmente através do TCC, das discussões em sala de aula e dos estudos complementares (pesquisa e reflexão) extraclasse.



Metodologia

O curso será desenvolvido através de exposição oral dos temas por parte dos professores, além da análise e discussão de casos selecionados, com estudo dirigido, debates, palestras e outros meios. Atividades complementares – trabalhos individuais ou em grupo, seminários e provas. Recursos audio-visuais. Ao final do curso o aluno deverá apresentar monografia, com tema diretamente relacionado à área do mesmo. Ainda serão selecionados e analisados casos concretos – “cases” relacionados à área do curso.


Vagas

40 (quarenta) vagas


Corpo Docente

Altamente qualificado e com ampla experiência. Professores de Universidades Públicas e Particulares. Mestres e Doutores. Especialistas na área. Profissionais da área em atividade.


Coordenação Acadêmica:

Profa Dra. Kelly Cristina dos Santos Berni - Fisioterapeuta e Mestre em Fisioterapia pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP, Doutora em Anatomia pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professora de graduação e pós graduação nas áreas de Biomecânica, Cinesiologia, Cinesioterapia, Ortopedia e Geriatria. Supervisora de estágio em Ortopedia e Geriatria. Possui experiência acadêmica e clínica na área do curso.


« VOLTAR