Especialização em Alfabetização e Letramento




Dados Gerais

Carga horária total: 472 horas
Duração: 17 meses
Dias da semana e horários: Sábados das 8 às 12h e das 13h30 às 17h30
Investimento: 20 parcelas de R$ 350,00
Desconto de 30% para ex-alunos e empresas conveniadas



Público Alvo

Profissionais com formação e/ou atuação nas áreas de Educação (pedagogos, graduados letras e em cursos de licenciatura afins) e demais interessados. O curso é elaborado para graduados, desde os que estão concluindo agora os cursos de graduação até os que já estão graduados há mais tempo. Há uma preocupação em atender o público de forma diferenciada, tanto com relação às áreas do conhecimento, como no tempo de graduação.


O Curso

O curso de Pós-graduação em Alfabetização e Letramento proporciona especialização nas teorias e metodologias quanto à aquisição da aprendizagem da leitura e escrita de crianças, jovens e adultos procurando facilitar o desenvolvimento de práticas docentes no processo de alfabetização. Tem como objetivo fomentar a capacidade de análise crítica dos problemas educacionais contemporâneos, bem como das teorias, propostas e recursos de alfabetização atualmente difundidos, especializando os docentes, no conhecimento do processo de alfabetização, na perspectiva do letramento, proporcionando práticas que minimizem as dificuldades encontradas no processo de alfabetização e na elaboração de projetos e atividades alternativas metodológicas para o processo de ensino-aprendizagem da leitura e escrita.


Programa do Curso

Alfabetização e Múltiplas Linguagens
Alfabetização na Educação de Jovens e Adultos
Alfabetização Matemática
Avaliação da Aprendizagem
Currículo e Interdisciplinaridade
Dificuldades de Aprendizagem
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização
Construção da Leitura e da Escrita
Letramento e Alfabetização - O Papel da Escola
Linguagem e Pensamento - Construção da Linguagem na Educação
Literatura Infantil e Aprendizagem
Metodologia de Pesquisa
História e Política da Educação Infantil e Fundamental no Brasil
Trabalho de Conclusão de Curso

Obs: As disciplinas poderão ter nomenclatura ou ordem alterada e/ou serem substituídas, a critério da coordenação acadêmica durante o curso. A integração de todas as disciplinas será obtida especialmente através do TCC, das discussões em sala de aula e dos estudos complementares (pesquisa e reflexão) extraclasse.



Metodologia

O curso será desenvolvido através de exposição oral dos temas por parte dos professores, além da análise e discussão de casos selecionados, com estudo dirigido, debates, palestras e outros meios. Atividades complementares – trabalhos individuais ou em grupo, seminários e provas. Recursos audio-visuais. Ao final do curso o aluno deverá apresentar monografia, com tema diretamente relacionado à área do mesmo. Ainda serão selecionados e analisados casos concretos – “cases” relacionados à área do curso.


Calendário 1º Semestre 2017

Recepção e Apresentação dos cursos - manhã
Palestra: Perdi meu emprego! E agora José?
Oficina: Qualidade de Vida e ambiente de trabalho - tarde - 04/03

Alfabetização de Jovens e Adultos - 18/03 e 08/04

Políticas da Educação Inclusiva: Educação Especial e Fracasso Escolar - 29/04 e 06/05

Fundamentos de Psicanálise – Linguagem e Pensamento - 20/05 e 03/06

Literatura Infantil - 10/06 e 01/07



Vagas

40 (quarenta) vagas


Corpo Docente

Altamente qualificado e com ampla experiência. Professores de Universidades Públicas e Particulares. Mestres e Doutores. Especialistas na área. Profissionais da área em atividade.


Coordenação Acadêmica:

Profª Drª. Daniela Cristina Lopes de Abreu - Pedagoga. Especialista em Alfabetização e Letramento e Psicopedagogia Institucional e Clínica. Mestre em Educação Escolar pela UNESP – Araraquara, doutora em Educação na linha de pesquisa História e Historiografia pela FE/USP - São Paulo. Pesquisadora do grupo de pesquisa Niephe - FE/USP, professora Universitária com experiência na área do curso.


« VOLTAR