O CURSO

O curso de Pedagogia da UNICEP Rio Claro além de ter Corpo docente altamente qualificado, composto por mestres e doutores atuantes, tem como objetivos formar um profissional que atue de forma eficiente no processo educativo, fornecendo ao aluno uma formação teórica consistente que lhe permita avaliar a realidade na qual irá atuar.

O curso desenvolve no estudante capacidade de reflexão e espírito crítico, além de criar o hábito da pesquisa para conhecimento da realidade na qual irá atuar, estabelecendo diagnósticos e propostas.

No mercado de trabalho, os grandes campos de atuação são a administração e o magistério, onde o profissional pode orientar e supervisionar o sistema de ensino ou orientar educacionalmente os alunos.

O pedagogo pode trabalhar em escolas, orientando e dirigindo os professores e assegurando a qualidade do ensino, ou em órgãos governamentais, estabelecendo e fiscalizando as leis de ensino em todo o país.

As novidades do mercado para o pedagogo são o crescimento pela procura desse especialista para gerenciar recursos humanos e capacitar funcionários de grandes empresas. Os pedagogos podem atuar também na organização de sites de educação à distância.

DADOS GERAIS

Denominação: Curso de Pedagogia

Modalidade: Licenciatura Plena

Regime de Matrícula: Semestral

Horário do Curso: de Segunda a Sexta: 19hs às 22h30

Autorização de Funcionamento: Portaria MEC nº 898 de 17/03/2005

Renovação de Reconhecimento: Portaria MEC n0 1.092 de 24 de dezembro de 2015, publicada no DOU n0 249 de 30 de dezembro de 2015, seção 1,págs 36 a 40

OBJETIVOS DO CURSO

A partir do perfil da realidade contextual que fornece "o quê fazer”, e dos marcos doutrinal e operativo, que fornecem "o para que fazer", estabeleceram-se os seguintes objetivos para o curso:

  • Formar o profissional para atuar de maneira crítica e transformadora no processo educativo, a fim de atender às necessidades, expectativas e interesses desejáveis em um contexto sócio-econômico-cultural "privilegiado", e, portanto, bastante exigente em termos de conhecimentos gerais amplos, de habilidades técnicas e de atitude científica;
  • Capacitar o aluno para atuar como docente e gestor em parceria com os demais membros da equipe pedagógica que compõe a instituição (escolar ou não-escolar) nas situações de ensino e de aprendizagem;
  • Proporcionar ao aluno experiências em instituições de ensino público ou privado, organizações não governamentais e/ou empresas;
  • Fornecer ao estudante uma formação teórica consistente que lhe permita avaliar a realidade onde irá atuar, constatando as necessidades nela existentes e propondo alternativas para satisfazê-las;
  • Desenvolver no aluno a capacidade de elaborar projetos sócio-educacionais de forma que possa atuar como gestor educacional em contextos formais, não-formais e informais com diferentes populações (crianças, jovens, adultos, idosos, excluídos socialmente);
  • Fornecer instrumentos para que o aluno possa planejar e implementar atividades de diferentes tipos como: artísticas, recreativas e culturais como parte de seus projetos educativos;
  • Desenvolver no estudante a capacidade de reflexão e o espírito crítico, a fim de que possa apreender e compreender as contradições existentes na sociedade assumindo uma postura coerente em relação a ela;
  • Criar no estudante o hábito de pesquisa para conhecer a realidade concreta em que irá atuar, bem como para construir o marco referencial teórico que lhe permita estabelecer diagnósticos e propostas educacionais.

Tendo em vista estes objetivos acreditamos que o Pedagogo formado pela UNICEP Rio Claro, será capaz de assumir uma postura profissional ética pautada na responsabilidade social para com a construção de uma sociedade includente, justa e solidária, ao exercer suas atividades nas da docência, no planejamento, organização, avaliação e gestão dos sistemas de ensino, em escolas ou outros espaços educativos, na produção e difusão do conhecimento no campo da Educação.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

As atividades complementares também denominadas como atividades teórico-práticas de aprofundamento serão realizadas em áreas específicas de interesse dos alunos, por meio, da iniciação científica, da extensão e da monitoria, conforme regulamento da faculdade.

Os alunos do curso de Pedagogia poderão participar de atividades de extensão e prestação de serviços, juntamente com seus professores, o que contribui para a promoção da qualidade do ensino e para a realimentação e reorientação das atividades de pesquisa. Os alunos também poderão participar dos grupos de estudos, orientados por seus professores, e desenvolverem atividades de Iniciação Científica.

As atividades de pesquisa além de contribuírem para a formação integral do profissional, também têm caráter de iniciá-lo à futura atividade de pesquisa a ser continuada em programas de pós-graduação lato sensu, a serem oferecidos pela própria Escola Superior de Tecnologia e Educação de Rio Claro.

CORPO DOCENTE

A UNICEP Rio Claro tem como objetivo primordial contar com um corpo docente composto por profissionais atualizados, responsáveis e comprometidos com a Instituição, mantendo um desejável equilíbrio entre docentes qualificados e com larga experiência e jovens que exibem grande potencial de crescimento profissional.

O Corpo docente da UNICEP Rio Claro é atualmente bem qualificado sendo que em grande parte são mestre e doutores com títulos obtidos em instituições de ensino superiores muito bem avaliadas pela CAPES.

BRINQUEDOTECA

A Brinquedoteca da UNICEP Rio Claro foi implantada em 2006 e tornou-se, desde então, um espaço utilizado na formação de profissionais dos cursos mantidos pela instituição. Busca também mudar padrões de conduta em relação à criança, abandonar métodos e técnicas tradicionais e acreditar no lúdico como estratégia do desenvolvimento do ser humano. Os objetivos da Brinquedoteca são:

Em relação ao ensino, colaborar na formação de recursos humanos, oportunizando aos acadêmicos do curso de Pedagogia, em especial, experiências educativas mais integradoras e humanas;

Valorizar o ato de brincar, respeitando a liberdade, a iniciativa, a criatividade, a autonomia e possibilitando a formação do auto conceito positivo;

Em relação à pesquisa, funcionar como um laboratório, onde professores e alunos dedicar-se-ão à exploração do lúdico no sentido de valorização e reconhecimento desta área como veículo do desenvolvimento, proporcionando aos participantes a construção do conhecimento, utilizando jogos, brinquedos e brincadeiras.

Em relação à extensão, prestar serviço à comunidade em forma de orientação e assessoramento a escolas e instituições infantis, casas de acolhimento a idosos, centros comunitários e no desenvolvimento de mini cursos, palestras e orientações para instalação de novas brinquedotecas e também um local apropriado para as práticas educativas das diversas licenciaturas.

A Brinquedoteca está instalada em sala de aproximadamente 57,00 m2, com boas condições de acústica, iluminação, ventilação, limpeza e segurança, de fácil acesso, permitindo adequado atendimento ao usuário para o desenvolvimento de suas atividades.

Conta com mobiliário adequado ao desenvolvimento de suas atividades, composto entre outros, por estantes abertas para abrigar brinquedos e livros infantis, mesas e cadeiras.

Possui acervo de livros infantis, e brinquedos em madeira, jogos de memória, jogos de fantasia, multiblocos, quebra-cabeças, brinquedos de encaixe e outros materiais lúdicos de caráter pedagógico.

A Brinquedoteca funciona de segunda à sexta-feira, das 19:30 às 22:30, e está sob a responsabilidade da Coordenação do curso de Pedagogia. O empréstimo de material tem uma regulamentação específica, para sua utilização fora das dependências da instituição.

As atividades relacionadas à utilização do espaço da Brinquedoteca, quer pelos alunos do curso, quer por alunos de outras instituições e, mesmo, pela comunidade das escolas de ensino fundamental e médios estão constantemente sendo programadas pela coordenação do curso Pedagogia.