O CURSO



O objetivo do curso de Engenharia de Produção é a formação de profissional:

“Com sólida formação científica e profissional geral que o capacite a identificar, formular e solucionar problemas ligados às atividades de projeto, operação e gerenciamento do trabalho e de sistemas de produção de bens e/ou serviços, análise econômica e financeira, considerando seus aspectos humanos, econômicos, sociais e ambientais, com visão ética e humanista em atendimento às demandas da sociedade. Esse profissional deve ser criativo e flexível, ter espírito crítico, iniciativa, capacidade de julgamento e tomada de decisão, ser apto a coordenar e atuar em equipes multidisciplinares, ter habilidade em comunicação oral e escrita e saber valorizar a formação continuada.”


Objetivos específicos:

  • Atender a demanda da sociedade por formação de qualidade no ensino superior;

  • Desenvolver as bases teóricas e práticas no âmbito da engenharia de produção necessárias para atender os estudantes do curso;

  • Atender às necessidades sócio-econômicas regionais e nacionais no âmbito da área da engenharia de produção;

  • Contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico da área de engenharia de produção;

  • Fomentar a integração da faculdade com a sociedade na resolução de problemas da área de engenharia de produção;

  • Capacitar os estudantes a acompanhar o surgimento e o desenvolvimento de novas tecnologias em engenharia de produção.



Quadro 1 - Competências Básicas do Curso de EP


COMPETÊNCIAS DESCRIÇÃO
Análise Qualitativa Capacidade de analisar e resolver qualitativamente problemas de engenharia, desenvolvendo capacidades de estimação, realizar análises sujeitas a incertezas, predição qualitativa e pensamento visual
Análise Qualitativa Capacidade de analisar e resolver quantitativamente problemas de engenharia, o que implica em saber utilizar ferramentas de engenharia modernas e apropriadas, realizar modelagens quantitativas, resolver problemas numéricos e realizar experimentações quantitativas.
Trabalho em Grupo Capacidade de contribuir efetivamente em vários papéis em equipes, incluindo equipes multidisciplinares. Isso implica em entender os mecanismos de trabalho em grupo, compreender sua capacidade de contribuição individual e como exerce-la em meio a grupos, aprender a liderar e ser guiado, aprender a gerenciar o trabalho em grupo.
Comunicação Capacidade de transmitir informações e ideias de forma eficaz a várias audiências, usando comunicação escrita, oral, visual e gráfica. Isso implica em saber definir a estratégia, estrutura e formato da mensagem técnica ou não e em dominar processos de comunicação oral, textual, visual e gráfica.
Contexto Demonstração de conhecimento dos contextos ético, profissional, de negócios, social e cultural da engenharia e a capacidade de articular suas próprias responsabilidades éticas e profissionais. Além disso, saberão correlacionar suas ações à causas e efeitos relacionadas a esses contextos.
Aprender sempre Capacidade de identificar e tratar das suas próprias necessidades educacionais em um mundo em constante mudança.
Projeto Capacidade de desenvolver projetos criativos e eficazes que resolvam problemas reais.
Diagnose Capacidade de identificar e resolver problemas dentro de sistemas complexos. Isso implica em identificar problemas, desenvolver hipóteses, realizar experimentações e recomendar soluções.
Oportunidade Capacidade de identificar e predizer desafios e custos associados com a busca das oportunidades e reunir recursos em resposta a elas. Isso implica em saber aplicar conhecimentos e competencias individuais, organizar equipes, mobilizar recursos etc.