O objetivo do curso de Engenharia de Produção é a formação de profissional:
"Com sólida formação científica e profissional geral que o capacite a identificar, formular e solucionar problemas ligados às atividades de projeto, operação e gerenciamento do trabalho e de sistemas de produção de bens e/ou serviços, análise econômica e financeira, considerando seus aspectos humanos, econômicos, sociais e ambientais, com visão ética e humanista em atendimento às demandas da sociedade. Esse profissional deve ser criativo e flexível, ter espírito crítico, iniciativa, capacidade de julgamento e tomada de decisão, ser apto a coordenar e atuar em equipes multidisciplinares, ter habilidade em comunicação oral e escrita e saber valorizar a formação continuada."
COMPETÊNCIAS | DESCRIÇÃO |
---|---|
Análise Qualitativa | Capacidade de analisar e resolver qualitativamente problemas de engenharia, desenvolvendo capacidades de estimação, realizar análises sujeitas a incertezas, predição qualitativa e pensamento visual |
Análise Qualitativa | Capacidade de analisar e resolver quantitativamente problemas de engenharia, o que implica em saber utilizar ferramentas de engenharia modernas e apropriadas, realizar modelagens quantitativas, resolver problemas numéricos e realizar experimentações quantitativas. |
Trabalho em Grupo | Capacidade de contribuir efetivamente em vários papéis em equipes, incluindo equipes multidisciplinares. Isso implica em entender os mecanismos de trabalho em grupo, compreender sua capacidade de contribuição individual e como exerce-la em meio a grupos, aprender a liderar e ser guiado, aprender a gerenciar o trabalho em grupo. |
Comunicação | Capacidade de transmitir informações e ideias de forma eficaz a várias audiências, usando comunicação escrita, oral, visual e gráfica. Isso implica em saber definir a estratégia, estrutura e formato da mensagem técnica ou não e em dominar processos de comunicação oral, textual, visual e gráfica. |
Contexto | Demonstração de conhecimento dos contextos ético, profissional, de negócios, social e cultural da engenharia e a capacidade de articular suas próprias responsabilidades éticas e profissionais. Além disso, saberão correlacionar suas ações à causas e efeitos relacionadas a esses contextos. |
Aprender sempre | Capacidade de identificar e tratar das suas próprias necessidades educacionais em um mundo em constante mudança. |
Projeto | Capacidade de desenvolver projetos criativos e eficazes que resolvam problemas reais. |
Diagnose | Capacidade de identificar e resolver problemas dentro de sistemas complexos. Isso implica em identificar problemas, desenvolver hipóteses, realizar experimentações e recomendar soluções. |
Oportunidade | Capacidade de identificar e predizer desafios e custos associados com a busca das oportunidades e reunir recursos em resposta a elas. Isso implica em saber aplicar conhecimentos e competencias individuais, organizar equipes, mobilizar recursos etc. |
Prof.ª Dr.ª Suzan Aline Casarin
sacasarin@yahoo.com.br