top of page

UNICEP realizou ação de doação de sangue para o Hospital Amaral Carvalho




Na última terça-feira (22), a UNICEP recebeu o hemonúcleo do Hospital Amaral Carvalho para uma ação de doação de sangue, quando foram arrecadadas 22 bolsas, entre os 37 participantes da ação e mais cadastros de medula óssea.


Doar sangue pode salvar uma vida, por isso é um ato de extrema importância, apesar das pessoas acharem que uma doação só ajuda uma vítima de acidente, o ato envolve diversos fatores. Pacientes que passam por cirurgias, tratamentos de câncer, emergências médicas e acidentes graves podem precisar de sangue, o sangue doado oferece componentes como glóbulos vermelhos, plaquetas e plasma que são fundamentais para manter a vida do paciente. Pessoas com anemia, distúrbio de coagulação, doenças renais e autoimunies, são consideradas com doenças crônicas e dependem de transfusões de sangue regulares. Transplantes de órgão ou medula podem precisar de doações durante a recuperação.


Além disso, com a escassez dos bancos de sangue, fica difícil atender toda a população que necessita. Assim, a doação regular ajuda a manter os estoques suficientes para suprir a demanda. Doar te faz ajudar a comunidade, fazer a diferença, é um ato de solidariedade.


De acordo com a estudante do curso Técnico de Enfermagem, Francisca Vanusia D. Gomes, a ação é muito importante: “É muito importante doar sangue, porque temos muitas pessoas precisando, se cada pessoa pudesse doar, salvaríamos muitas vidas. É um gesto amor, carinho, doar um pouco de sangue para salvar uma vida é muito importante, pois hoje é uma pessoa que você não conhece e amanhã pode ser a gente. Podemos salvar muitas vidas e se cada um tivesse essa consciência, hoje não teríamos tantas


pessoas aguardando para receber sangue. Precisamos ter respeito com o próximo, precisa ser de coração.”.


A assistente social do hemonúcleo de Jaú, Fabiana de Albuquerque Garcia, explicou que o estoque está limitado, principalmente dos sangues O- e A-: “É o sangue que mais estamos precisando no momento, toda doação que acontece fora do hemonúcleo, no caso em São Carlos é muito importante, pois são as coletas externas que ajudam a manter o nosso banco de sangue”.


Duas vezes ao ano a UNICEP realiza as coletas dentro da instituição em 2024 já temos as datas das coletas, se programem e participem, faça a sua parte: 26 de março de 2024 e 27 de agosto de 2024.


Texto: Ana Lívia Schiavone

Комментарии


bottom of page