top of page

UNICEP realizará XVII Simpósio de Farmácia e Biomedicina de 2023



Nos dias 27 e 28 de setembro, a UNICEP realizará o XVII Simpósio de Farmácia e Biomedicina de 2023, no anfiteatro do bloco B7 e na sala do júri (auditório 2).


O estudante do 8º período do curso de Farmácia, Paulo Santos Gomes de Oliveira, contou que participar da organização do simpósio foi uma experiência enriquecedora: “Além de considerar muito gratificante ter a oportunidade de contribuir para a realização de um evento tão significativo valioso para nossa área de estudo. Estar envolvido na preparação de um evento desse porte me proporcionou também uma visão mais ampla sobre sua realização, quando nós acadêmicos do curso juntamente com os docentes realizamos a busca por temas da atualidade e palestrantes que sejam capazes de oferecer o máximo de informações que enriquecerão nosso conhecimento.”.


Paulo comentou: “Os estudantes devem assistir ao simpósio por vários motivos. Primeiramente, é uma oportunidade inédita de adquirir conhecimento atualizado sobre os avanços e tendências mais recentes. Além de permitir aos estudantes se manterem atualizados sobre as últimas diretrizes e regulamentações na área, bem como sobre temas relevantes, como por exemplo: Cannabis Medicinal no Brasil. Posso citar também particularmente que mediante minha participação no evento em 2022, através da Professora Draª Ketylin Fernanda Migliato e Drº Gustavo Guerra (palestrante) pude conhecer o Grupo Técnico de Trabalho do CRF – SP que tem o objetivo de estudo e análises de assuntos profissionais no campo da atuação farmacêutica, onde atualmente atuo como Membro Jovem do grupo.”.


E finalizou: “Em resumo, a participação dos estudantes é fundamental, pois além do acesso a informações atualizadas, oferece oportunidade de networking e aprimoramento de habilidades essenciais para o sucesso na carreira.


Programação Farmácia:


27/09, quarta-feira


- 19h20 às 20h30 – “Prescrição para Implantação de Serviços (Serviços, Tele farmácia e Exames em farmácia)”, Dra. Priscila Nogueira Camacho Dejuste, Graduação em Farmácia pela Unimar, Especialização em Farmacologia. Especialista em Assuntos Regulatórios desde 2007 na área de Suplementos Alimentares e alimentos. Conselheira Regional Suplente (gestão 2020-2023). Coordenadora do Grupo Técnico de Trabalho de Suplementos do CRF-SP. Membro do Grupo Técnico de Trabalho sobre Cannabis do CRF-SP. Membro do Grupo Assessor da Diretoria do CRF-SP.


- 20h45 às 22h – “Importância do Farmacêutico no SUS”, com Dra. Susana Yaskara Borches Herrera, Graduação em Farmácia - bioquímica pela UMC em 1998. Especialização em Vigilância em saúde. Especialização em Vigilância Sanitária e Epidemiológica. Especialização em Gestão da Assistência Farmacêutica. Especialização em Farmácia Clínica. Atua na saúde pública há 20 anos como Coordenadora da Assistência Farmacêutica. Membro do Grupo Técnico de Assistência Farmacêutica do Alto Tietê. Ex-coordenadora da Comissão de Saúde Pública da Seccional de Mogi das Cruzes do CRF-SP. Ex-membro da Comissão Assessora de Farmácia do CRF-SP. Atua como farmacêutica em dois Pronto Atendimentos.


28/09, quinta-feira


- 19h20 às 20h30 – “Cannabis Medicinal no Brasil”, Dra. Margarete Akemi Kishi. Graduação em Ciências Farmacêuticas pela UNESP. Especialista em Homeopatia, Fitoterapia e Medicina Chinesa. Farmacêutica Clínica com ênfase em Praticas Integrativas e Complementares no SUS e em Cannabis Medicinal.

Mestranda em Psicosomática. Docente de graduação e pós-graduação na Mackenzie. Docente do curso de Especialização em Homeopatia e Fitoterapia do Instituto Homeopático e das Práticas Integrativas - IHPI. Docente da Escola de Educação Permanente HCFM/USP; Docente Lincs Desenvolvimento Humano. Advisory Consultant XLR8 Brazil em pesquisa e educação. Diretora farmacêutica HGSM Consultaria Regulatória. Diretora técnica e farmacêutica responsável por Farmácia de Homeopatia. Coordenadora do Comitê / Cannabis Medicinal - Conselho Regional de Farmácia SP. Coordenadora do grupo de trabalho sobre Cannabis / Conselho Federal de Farmácia. Membro do Instituto Projeto Rondon - Regional São Paulo.


- 20h45 às 22h – “Indústria farmacêutica: Qualidade e Lean Manufacturing”, Dra. Gabriela Bueno Scapim. Formada em White Belt, Yellow Belt, Green Belt e cursando Black Belt, CAE Treinamentos. Pós-Graduação: Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, Grupo Educacional UNINTER. Graduação: Farmácia Generalista, UNIARA. Curso Técnico: Técnico em Meio Ambiente – Ênfase em Saneamento Ambiental, SENAC - São Carlos.


Cezar Garcia, Gestão Industrial – Engenharia de Manufatura UNIP. Técnico em Qualidade – SENAI. Carreira executiva no setor industrial, com maior relevância nos últimos anos na indústria Farmacêutica veterinária cosméticos e automobilística.


Link de acesso para inscrição no Simpósio da Farmácia:



Programação Biomedicina:


27/09, quarta-feira – “Biomédico além da bancada”, Daniela Dário Gouveia, Biomédica – Formada UNICEP. MBA Gestão de Qualidade e Negocios - UNICEP // Pós-Graduação em Imunologia e Microbiologia - Pós Graduação em Auditoria em Saúde - Pós Graduação em Hematologia - ProMinas // Curso de Auditor Interno – PNCQ.


28/09, quinta-feira – “Proteção Radiológica e o impacto da COVID-19”, Nelikim Gomes de Molfetta, Biomédica, Farmaceutica e Técnica em Radiologia com mais de 16 anos de experiência em Radiodiagnóstico. Presidente da Comissão de Proteção Radiológica do HU-UFSCar-EBSERH. Especialização em Radioproteção em Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa.

Comments


bottom of page