A Prefeitura Municipal de São Carlos realizou, de 16 a 20 de agosto, a primeira Semana da Família de São Carlos, e a UNICEP levou os cursos de Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Pedagogia, para atender crianças, adultos e idosos.
De acordo com o Vereador André Rebello a Semana da Família é importante para promover o fortalecimento dos vínculos familiares e valorizar a família, que é a grande responsável por formar bons cidadãos.
Ele é o autor da Lei da Semana da Família: “A Lei surgiu como uma resposta a minha vontade de fazer com que a família esteja no centro das discussões do município, para que, assim, nós possamos investir no futuro da nossa sociedade. Ter um olhar atento para as famílias garante bons profissionais, boas instituições e uma boa cidade. É preciso formar pessoas, para reformar instituições e, então, transformar São Carlos!”.
Já o Secretário Municipal da Cidadania e Assistência Social, Rodolfo Hernane Ometto, explicou que a importância do evento foi trazer um momento de alegria para as crianças e para a juventude, mas junto a eles, trazer as famílias. “A formação da criança ao longo da vida é com a presença dos pais por perto e a ideia é proporcionar isso a eles. Desde quarta tivemos eventos, palestras, formações financeiras, desenvolvimento do contato de pai e mãe com as crianças. No sábado, tivemos no Cidade Aracy, no Santa Angelina e no São Carlos 8, cinema e finalizamos aqui no Kartódromo com a presença de todos.”.
O secretário ainda lembrou e agradeceu as parcerias: “Contando com a parceria da Secretaria de Saúde, Secretaria de Trânsito, Ciência e Tecnologia e com a UNICEP, que trouxe vários cursos, que além de atenderem ao público ainda despertam o interesse de futuros alunos e profissionais”.
Os cursos da UNICEP participaram com diversas atividades. A Nutrição fez orientações nutricionais, com demonstração de alimentos, sugeriu ideias de lanches saudáveis para as famílias com uma oficina criativa de culinária que conquistou a criançada, além de apresentar jogos de educação nutricional para as famílias. O pessoal da Psicologia fez atividades de práticas parentais com jogos e envolveu as crianças e os adultos. Já a Fisioterapia, além de dar orientações e aferir a Pressão Arterial, deu uma aula de alongamento para todos os presentes. O curso de Pedagogia pintou o rosto da molecada e também realizou uma contação de história com fantoches, sobre a importância de se dizer a verdade, e distribuiu sementes de girassol para todos os presentes, para que eles possam realizar o plantio.
O estudante do 2º período de Pedagogia, Davi Gomes Martins, afirmou que participar desse tipo de evento faz com que a aproximação com a comunidade seja maior. “Além de oportunizar que a comunidade vivencie outras atividades em sociedade”. E concluiu: “Essas atividades que a prefeitura promove são importantes, pois às vezes os pais não têm tempo para dar muita atenção aos filhos, por conta de trabalho, e aqui eles puderam brincar e essa memória vai ficar guardada. Fora isso, essas atividades são importantes para o desenvolvimento das crianças.”.
Texto: Ana Lívia Schiavone
Comments