Pedagogia e Educação Física promovem melhorias na brinquedoteca
Durante o segundo semestre de 2019, como parte integrante da disciplina ?Brinquedoteca: brinquedos e musicalização? ministrada pela Profa. Dra. Keila Marcondes nos cursos de Pedagogia e Educação Física, os alunos organizaram, com base em estudos teóricos, a brinquedoteca da instituição.
Podemos citar inúmeras razões para a criação de brinquedotecas, algumas de ordem prática, outras de caráter educacional e até terapêutico. As brinquedotecas servem para desenvolver os seguintes objetivos:
- Proporcionar um espaço onde a criança possa brincar tranquila, sem cobranças e onde sinta que não atrapalha ou perde tempo;
- Estimular o desenvolvimento de uma vida interior rica e a capacidade de concentrar a atenção;
- Estimular a operatividade das crianças;
- Favorecer o equilíbrio emocional;
- Proporcionar acesso a um número maior de brinquedos, de experiências e de descobertas;
- Dar oportunidade para que a criança aprenda a jogar e a participar;
- Incentivar a valorização do brinquedo como atividade geradora de desenvolvimento intelectual social e emocional e, obviamente, proporcionar aprendizagem, aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades, de forma natural e agradável.
A brinquedoteca foi organizada em cantos: canto da música, sucatoteca, canto das atividades, cantinho do faz de conta, cantinho da leitura e cantinho dos jogos.